Buscar

BIOTECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RE BIOTECNOLOGIA DE ALIMENTOS
1.Como podem ocorrer a produção de alimentos geneticamente modificados? 
R: A produção de alimentos geneticamente modificados pode ser produzida através da transferência controlada de genes de uma espécie para outra, sem efetuar cruzamentos, com o objetivo de criar uma planta mais produtiva, e resistente a mudanças climáticas, vírus e insetos. 
2.Quais os meios e técnicas utilizadas para a produção de alimentos geneticamente modificados? 
R: O processo é realizado por tecnologia do DNA recombinante, começa com a seleção de um gene, depois este gene é isolado e introduzido no organismo receptor; depois o é preciso inserir o gene selecionado no genoma do receptor, sem que haja danos e em células que estejam aptas a regenerar um organismo completo, para isso, há cinco técnicas que podem ser utilizadas: 
Eletroporação: muito utilizada em bactérias, consiste na aplicação de uma corrente elétrica no líquido em que as células estão. 
Polietilenoglicol (PEG): induz protoplastos (células que tiveram a parede removida) para absorver o que estiver em contato com ele. Mais usada em plantas e fungos. 
Biobalística: equipamento que acelera as partículas a uma velocidade que as permite atravessar a membrana plasmática e a parede de uma célula sem que ela seja danificada. Muito utilizada para a transformação de plantas. 
Agrobacterium tumefaciens: é a transformação por meio da bactéria chamada Agrobacterium tumefaciens. Ela possui uma sequência de DNA circular, que é transferida naturalmente para o genoma da planta hospedeira. É uma forma de transgênico natural muito usada em plantas e na transformação de fungos. 
Microinjeção: técnica mais usada na transformação genética de animais, utiliza uma micropipeta ultrafina para introduzir um gene na célula animal.
3.Quais os testes recomendados em alimentos geneticamente modificados antes de sua liberação para o consumo? 
R: Os testes para realizar a avaliação de uma nova variedade vegetal transgênico são: se as sequências inseridas são de organismos com histórico de toxicidade ou alergenicidade (normalmente, as sequências são retiradas de organismos GRAS - Generaly Recognised as Safe); se as proteínas resultantes da tradução destas sequências são semelhantes a toxinas e alergênicos conhecidos; se as suas funções são bem conhecidas; se os seus níveis de acumulação na planta geneticamente modificada são baixos; se estas proteínas se degradam rapidamente no trato intestinal; se não apresentam efeitos adversos quando fornecidas a ratos em níveis elevados; se os ensaios de alimentação (durante 42 dias) em galinhas não revelam qualquer efeito adverso. 
4.Quais os benefícios e as preocupações para o consumo de alimentos geneticamente modificados? 
R: Benefícios : plantas com maior teor de vitaminas e fibras, O aumento da produtividade, a maior resistência às doenças e às pragas, o decréscimo no tempo necessário para produzir e distribuir novos cultivares de plantas, provavelmente com produção de novos organismos vegetais e animais. Preocupações:  riscos dos alimentos transgênicos, para a saúde da população e para o meio ambiente. Pode ocorrer o aumento das alergias com o consumo dos Organismos Geneticamente Modificados (OGM), pois novos compostos são formados no novo organismo, como proteínas e aminoácidos que ingeridos poderão desencadear processos alérgicos, apontam pesquisas; aumento de resistência aos antibióticos, pois são inseridos nos alimentos transgênicos genes que podem ser bactérias usadas na produção de antibióticos. Com o consumo pela população desses alimentos, poderá ocorrer resistência a esses medicamentos, reduzindo ou anulando a eficácia dos mesmos. Pode ser desencadeado também, um aumento das substâncias tóxicas quando o gene de uma planta ou de um microrganismo for utilizado em um alimento, e é possível que o nível dessas toxinas aumente inadvertidamente, causando mal às pessoas, aos insetos benéficos e aos animais. Estudos a respeito têm demonstrado que a inserção de genes resistentes aos agrotóxicos em alguns alimentos transgênicos conferem às pragas e às ervas-daninhas maior resistência, tornando-se super-pragas, desequilibrando os ecossistemas, implicando uso de uma maior quantidade de agrotóxicos, que resultará no aumento de resíduos nos alimentos, rios e solos.
5. Como engenheiro de alimentos, quais os principais problemas que podem decorrer do consumo de alimentos geneticamente modificados?
R: Um dos problemas de parte comercial, é a diminuição de compra de um produto transgênico, do ponto de vista de saúde a alergenicidade sobre alguma mutação do alimento e infecções do trato intestinal . 
 6. Citar dois exemplos de alimentos geneticamente modificados com consumo aprovado no Brasil e seus diferenciais em relação ao alimento original. 
R: No Brasil temos como exemplos :a soja transgênica que é tolerante a herbicidas, e o feijão transgênico resistente ao vírus do mosaico dourado, o feijão foi aprovado em 2011, a soja transgênica é tolerante a herbicidas das classes das imidazolinas e foi a 1
ªplanta geneticamente modificada totalmente no Brasil. 
7. O que e ingrediente GRAS? 
R: GRAS(Generaly Recognised as Safe)-Ingrediente reconhecido como seguro se esse ingrediente que foi produzido através da modificação genética, não for reconhecido como GRAS, ele é considerado como “aditivo de alimento’’
8.Voce e a favor ou contra a indicação para o consumo de alimentos geneticamente modificados? Justificar.
R: Sou a favor ao consumo de alimentos modificados; pois eles são seguros aos consumidores, existem diversas pesquisas, provando a eficácia deles ,acredito que o que falta ao consumidor é a informação, demonstrando que o alimento é seguro.
9.Qual a legislação nacional para o comercio de alimentos geneticamente modificados? Em sua visão o que deveria ser acrescentado nesta legislação para maior segurança do consumidor? 
R: Legislação nacional para o comércio de alimentos geneticamente modificados é a lei de Biossegurança, nº11.105 de 24 de março de 2005.Acredito que o devia melhorar é a informação nos rótulos, sobre a presença de OGM; esta informação vem com o símbolo e as vezes não vem descritas nas embalagens alimentícias, dificultando o reconhecimento do consumidor, também falta propagandas informativas sobre a segurança desses alimentos . 
10. Citar dois exemplos da biotecnologia utilizada para o controle e tratamento de poluentes gerados da indústria de alimentos?
R: No controle de poluentes a biotecnologia, é utilizada no tratamento de lodo ativado, resíduo proveniente das indústrias de laticínios ,transformando resíduo sólidos (como palha e bagaço de cana de açúcar)em bioenergia e produtos de valor agregado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando