Buscar

segurança do trabalho02

Prévia do material em texto

Estatística de Acidentes de Trabalho na Construção Civil 
Discentes: Henrique Matos, Isabelle Cardoso, Jemima Kaylane, Sarah e Shelly
Docente: Gabriel Dantas
Turma: 3° “A”- Edificações
Introdução:
A construção civil é uma grande indústria que edifica cidades e melhorando o custo de vida para as pessoas. Entretanto, por mais que seja um setor industrial latente, de investimentos pesados, não se possibilita uma automação, pois, o trabalho de edificar e construir, em sua execução é manual. O que o torna propício á acidentes
 
2
Acidentes na Construção Civil:
Nos termos da Lei 8.213/19911, acidente de trabalho é definido como um evento adverso “que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico (...), provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”. 
3
Equiparam-se aos acidentes de trabalho típicos as doenças profissionais, as doenças do trabalho e os acidentes ocorridos em deslocamentos a serviço da empresa, tanto nos trajetos de ida e volta do local de trabalho para a residência do trabalhador quanto nos deslocamentos ocorridos nos intervalos destinados à alimentação, descanso ou satisfação das necessidades fisiológicas. 
4
“
Acidentes com CAT Registrada:
 Correspondem ao número de acidentes cuja CAT foi registrada no INSS. Não é contabilizado o reinício de tratamento ou afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou doença do trabalho, já comunicado anteriormente ao INSS.
Acidentes sem CAT Registrada:
 Correspondem ao número de acidentes cuja CAT não foi registrada no INSS. O acidente é identificado por meio de um dos possíveis nexos: Nexo Técnico Profissional/Trabalho, Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), Nexo Técnico por Doença Equiparada a Acidente do Trabalho ou Nexo Individual. Esta identificação é feita pela nova forma de concessão de benefícios acidentários. 
5
“
Construção civil está entre os setores com maior risco de acidentes de trabalho
O mais recente Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) aponta que em 2017 ocorreram 549.405 acidentes de trabalho em todo o país.
Na construção civil, foram 30.025, equivalente a 5,46% de todos os casos. O número de afastamentos do emprego por mais de 15 dias por conta das atividades profissionais no Brasil foi de 142.782. No setor, o número chegou a 11.894 na construção – 8,3% do total.
6
Principais acidentes na Construção Civil
Queda de materiais: Por mais que medidas sejam constantemente elaboradas para evitar a queda de materiais, que está entre os principais acidentes na construção civil, é sempre possível que uma ferramenta ou outro elemento qualquer caia de uma altura elevada — podendo trazer perigosas consequências a quem estiver ao redor do incidente. Daí, vale a relevância em orientar os colaboradores a sempre transitarem pela obra munidos dos seus EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), bem como o uso de EPCs (Equipamento de Proteção Coletiva) por toda a área. Isso contribui muito na redução de acidentes e até mesmo nos estragos que a queda de materiais pode
7
8
“
Cortes e Lacerações:
Serras e canivetes são alguns dos itens afiados que causam acidentes sérios. Em geral acontecem, mais uma vez, pela falta de uso das EPIs. Afinal uma luva de proteção aumenta o tempo de resposta, numa situação onde a mão entra em contato com uma serrilha, por exemplo.
A falta de treinamentos, explicando as potenciais consequências de manipular de forma incorreta equipamentos afiados, também contribuem para o número de acidentes na construção civil desse tipo não diminuir.
9
Como evitar acidentes de trabalho na construção civil
10

Continue navegando