Buscar

atividade 002

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome:
RGM:
Disciplina: Planejamento, Programação e Controle de Produção
3º semestre – Processos Gerenciais
		ATIVIDADE AULA 05 a 08
1- Comente com suas palavras o que é Planejamento e Controle de Produção.
Resposta: PCP integra o gerenciamento das principais atividades do empreendimento, auxilia na tomada de decisões, é responsável por todos os recursos operacionais da produção, determinando toda a capacidade efetiva da operação produtiva. 
2- Como a natureza de demanda afeta o planejamento e o controle da produção na empresa? Comente.
Resposta: dependendo da natureza da demanda o uso de diferentes partes de uma operação pode atingir sua capacidade máxima e atuar como restrição. Em algumas operações a demanda é razoavelmente previsível o que podemos chamar de demanda dependente pois depende de alguns fatores. Porém a incerteza da demanda gera alguns contratempos, o que podemos chamar de demanda independente, a qual varia conforme as causalidade do mercado, tornando o planejamento e controle da produção dificultoso. 
3- As decisões tomadas por gerentes de produção no planejamento de suas políticas de capacidade afetarão diversos aspectos de desempenho; Cite no mínimo três aspectos que poderão ser afetados.
Resposta : os custos serão afetados pelo equilíbrio entre capacidade e demanda. Níveis excedente à demanda podem significar sub utilização de capacidade e portanto alto custo unitário. 
As receitas também podem ser afetadas pelo equilíbrio entre capacidade e demanda, está porém de forma contrária. Níveis de capacidade iguais ou superiores de a demanda em qualquer momento assegurarão que toda demanda seja atendida e não haja perda de receita. 
O capital de giro será afetado se uma operação decidir produzir estoques de bem acabado antecipando se a demanda, mas a organização deve financiar o estoque até que seja vendido.
4- Cite no mínimo cinco itens importantes que devem ser considerados para construir um arranjo físico.
Resposta : segurança inerente, extensão adequada do fluxo, visibilidade do fluxo, flexibilidade de longo prazo, coordenação gerencial. 
5- A atividade de programação da produção é uma das mais complicadas tarefas de gerenciamento dos processos de produção. Para tanto deve existir alguns objetivos básicos para a melhoria do processo; cite quais os principais objetivos da programação da produção.
Resposta: coordenar e integrar todos os órgãos direta ou indiretamente envolvidos no processo de produção da empresa. 
Garantir a entrega dos produtos acabados aos clientes na data prevista. 
Garantir a disponibilidade de matéria-prima e componentes que serão requisitados pelos órgãos envolvidos. 
Distribuir a carga de trabalho proporcionalmente aos órgãos envolvidos, de modo a garantir a melhor sequência da produção e o melhor resultado em termos de eficiência e eficácia. Por entre outros. 
6- Discorra o que se entende por Sazonalidade e por que ela existe, seus fatores e cuidados devidos.
Resposta: sazonalidade é caracterizada pela instabilidade entre oferta e demanda em determinados períodos do ano, implicando alterações diretas no faturamento da empresa. Essas flutuações tem as mais diversas origens, clima, data comemorativa, eventos, crises etc. Uma forma de minimizar os efeitos da sazonalidade é ter um bom planejamento que seja adaptável conforme a necessidade. 
7- Qual a diferença entre Capacidade de Projeto e Capacidade de Demanda.
Resposta: capacidade de projeto é a quantidade de produtos que podem ser produzidos pela planta/setor /máquina em um determinado tempo de trabalho. 
Capacidade de Demanda é a quantidade máxima de operações feitas em condições normais de atividade. 
8- Explique o que é Matriz de Perspectiva
Resposta: matriz de perspectiva é uma dinâmica de planejamento, neste caso a perspectiva é definida pela demanda prevista dividida pela capacidade prevista. 
9- Qual a importância da MRP para as organizações.
Resposta: ter uma visão precisa da produção, e a partir dela, gerenciar de forma adequada o estoque de matéria – prima, visto que o sistema oferece mais segurança na compra de insumos. 
BOM TRABALHO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais