A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Dissertativa Planejamento Estratégico

Pré-visualização | Página 1 de 1

Acadêmico:
	Silvia Maria Andreolla (1300340)
	
	Disciplina:
	Planejamento Estratégico (ADM23)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655412) ( peso.:4,00)
	Prova:
	27144244
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O planejamento estratégico é utilizado pelas organizações como forma de sobrevivência do mercado ou, ainda, como forma de manter sua competitividade no mercado e obter vantagens entre seus concorrentes. Planejar quais serão as estratégias a serem adotadas e o prazo em que cada uma delas será realizada é fundamental. Para isso, o planejamento estratégico se divide em etapas para que possa ser desenvolvido. Disserte sobre a etapa de diagnóstico estratégico.
	Resposta Esperada:
Na fase de diagnóstico, o objetivo é identificar a fase pela qual a empresa está passando no momento, a realidade em que ela vive, tanto em suas relações externas, clientes e fornecedores, quanto em suas relações internas, funcionários e relação entre departamentos. A visão da organização, os valores, a análise externa e interna, bem como dos seus concorrentes são identificados nessa fase.
	2.
	Uma condição para atingir o sucesso no planejamento empresarial é a integração entre as diferentes áreas da empresa, tais como as áreas de recursos humanos, financeira e de produção. Esta integração, para que seja funcional, deve possuir um vínculo direto com a gestão descentralizada. Considerando o exposto, disserte sobre uma condição fundamental para executar um planejamento com uma colaboração recíproca e dinâmica entre as diferentes áreas de uma organização.
	Resposta Esperada:
Uma condição fundamental para executar um planejamento colaborativo e recíproco entre departamentos ou áreas, é que os funcionários entre departamentos realizem uma gestão descentralizadora e horizontal, mas sempre respeitando os níveis hierárquicos. Além disso, é peça-chave que haja uma política organizacional descentralizada. É importante observar que neste processo de integração exista a liberdade de ação e de comunicação entre funcionários de áreas distintas, pois, por meio disso, gera-se um fluxo dinâmico de informações necessárias ao andamento dos processos, ajudando o fluxo a acontecer através dos diferentes níveis hierárquicos, sem ter que concentrar o planejamento em pequenos grupos isolados.
Parte inferior do formulário