Buscar

Tipos de Memória e Motivação na Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
Marília Miranda Diniz (2935721)
Disciplina:
Psicologia da Educação e da Aprendizagem (HID14)
Avaliação:
Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:648890) ( peso.:4,00)
Prova:
26628539
1. Muitas vezes acreditamos que nossa memória é falha, que nos deixa "na mão" quando mais precisamos dela e que, com o passar dos anos, ela já não é mais a mesma. O que acontece, na verdade, é que existem vários tipos de memória distribuídos em diferentes áreas de nosso cérebro. Dentre as memórias mais voltadas à aprendizagem encontramos a memória de trabalho e a memória semântica. Descreva essas memórias, citando exemplos de aplicação para cada uma delas. ( * Máximo 4000 caracteres )
Existem vários tipos de memórias, dentre elas: Memória imediata, Memória de trabalho, Memória de longo prazo, Declarativa, Não-declarativas, Semântica e Episódica.
Memória de curto prazo: Este tipo de memória é a que retém a informação por menos tempo, até que ela seja esquecida ou guardada. Pode ser categorizada em Memória de trabalho, embora muitos pesquisadores a identifiquem como sinônimo de “memória de curta duração”, este conceito é muito simplista. A memória de trabalho é um sistema de multicomponentes, com capacidade limitada, relacionada à manutenção temporária e processamento da informação durante a realização de tarefas diversas.
Um exemplo prático de memória de trabalho a que utilizamos em cálculos mentais, por exemplo, quando executemos um conjunto de operações mentais simultaneamente. Ao fazer a multiplicação 73×73, para que possamos chegar ao resultado correto, devemos realizar várias manipulações com os números em ordem e ao mesmo tempo armazenar resultados parciais.
Memória Semântica é a parte da memória de longo prazo que lida com palavras, símbolos e significados, permite que os seres humanos se comuniquem com a linguagem. Na memória semântica, o cérebro armazena informação sobre as palavras, o que elas parecem e representam, e como elas são usadas de uma forma organizada. É incomum para uma pessoa esquecer o significado da palavra “dicionário”, ou ser incapaz de evocar uma imagem visual de um frigorífico quando a palavra é ouvida ou lida, por exemplo, lembramo-nos do dia que o Brasil foi descoberto e quem o descobriu.
2. Motivação, psicologicamente, é o processo que se desenvolve no interior do indivíduo e o impulsiona a agir, mental ou fisicamente, em função de algo. O indivíduo motivado encontra-se disposto a despender esforços para alcançar seus objetivos. Na sala de aula, a motivação é um tema presente. Está relacionada ao incentivo e à disposição em aprender. Neste sentido, descreva motivação intrínseca e extrínseca. ( * Máximo 4000 caracteres )
Um ambiente agradável e desafiador desperta no aluno permanentemente, interesses e motivações. Há  dois   tipos de motivação a intrínseca   e a extrínseca.
A motivação extrínseca vem de fora para dentro, por exemplo, quando ele é premiado ou elogiado em sala de aula por algum bom comportamento ou pelo seu desempenho, é uma forma de reforço positivo. Um   aluno extrinsecamente motivado é aquele que desempenha uma atividade  ou tarefa  interessado em recompensa ou para evitar alguma punição, esse aluno   está mais interessado na opinião dos outros, as atividades ou tarefas são realizadas a fim de agradar  na maioria das vezes os    pais ou   professores, cumpre seu papel de educando por obrigação. 
Já um aluno   intrinsecamente motivado, ele desempenha   suas    atividades   e   tarefas com    a finalidade de crescer, de realmente adquirir  conhecimento. A motivação intrínseca vem do próprio individuo, por exemplo, quando ele sente prazer em estar presente na sala de aula, aprendendo, quando ele se sente bem em estar na sala de aula, com seus colegas e amigos.
Portanto não há ensino aprendizagem sem motivação.

Continue navegando

Outros materiais