Buscar

Avaliação Final Discursiva Individual FLEX Psicologia da Educação e da Aprendizagem-convertido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Motivação, psicologicamente, é o processo que se desenvolve no interior do indivíduo e o impulsiona a agir, mental ou fisicamente, em função de algo. O indivíduo motivado encontra-se disposto a despender esforços para alcançar seus objetivos. Na sala de aula, a motivação é um tema presente. Está relacionada ao incentivo e à disposição em aprender. Neste sentido, descreva como o professor pode promover a motivação extrínseca em sala de aula.
Resposta Esperada:
Motivação intrínseca é a vontade de aprender que parte de um desejo interno do indivíduo. Além disso, o indivíduo encontra razões e satisfação pessoal em aprender.
Já a motivação extrínseca, parte de fatores e estímulos externos que despertam no indivíduo a vontade de aprender. Em sala, estar motivado por recompensas ou metas externas, em um primeiro momento, pode levar o aluno a realizar as atividades escolares com maior afinco. Como exemplo, podemos citar uma atividade de lazer, leitura ou brincadeira.
· Muitas vezes acreditamos que nossa memória é falha, que nos deixa "na mão" quando mais precisamos dela e que, com o passar dos anos, ela já não é mais a mesma. O que acontece, na verdade, é que existem vários tipos de memória distribuídos em diferentes áreas de nosso cérebro. Dentre as memórias mais voltadas à aprendizagem encontramos a memória de trabalho e a memória semântica. Descreva essas memórias, citando exemplos de aplicação para cada uma delas.
Resposta Esperada:
A memória de trabalho é aquela que guarda informações de curta duração, como o nome de uma pessoa, a placa de um carro ou um número de telefone. Esta memória serve para lembrar onde se deixou o casaco, a chave da casa ou até mesmo para realizar um cálculo mental. Na escola, ela pode ser muito útil na hora de realizar alguns jogos ou executar um ditado de numerais ou palavras.
No caso da memória semântica, esta é responsável por guardar informações que se relacionam com todos os tipos de acontecimentos da vida do sujeito e do mundo em que ele vive. Estes acontecimentos são organizados no cérebro, em diferentes agrupamentos. Na escola, este tipo de memória serve para facilitar a lembrança de diferentes aprendizagens, por exemplo, quando se fala em Ayrton Senna, logo é possível lembrar que ele foi um importante piloto de Fórmula 1 e que morreu num trágico acidente enquanto corria.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php	1/1

Continue navegando