Buscar

RESENHA CRITICA Gestão educacional - 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Disciplina: Gestão Educacional
Resenha crítica do filme: “O Sorriso de Monalisa”.
Aluno: William Santos da Silva.
RESENHA CRÍTICA
O filme começa com um ritual de boas vindas: “Quem bate à porta do saber? Eu sou todas as mulheres. O que você busca? Despertar o meu espírito por meio de muito trabalho e dedicar minha vida ao conhecimento”.
O filme retrata a história de uma professora (Katharine) que é uma professora de história da arte, que é contratada por uma escola tradicional dos Estados Unidos. A escola trabalha uma abordagem tecnicista, uma sustentação teórica na psicologia: comportamentalismo, o processo tecnicista buscava planejar uma educação que adotasse uma organização racional capaz de minimizar interferência subjetiva que pudessem pôr em risco sua eficiência. No começo do filme a professora tinha uma aula completamente preparada, más teve que mudar seu método, pois ela havia sido desafiada pelas alunas. Então ela começa a utilizar a abordagem de ensino sociocultural, onde ela queria criar sujeitos pensantes, críticos, criativos, e com isso ela mostrou outra realidade para as alunas, porque na verdade a escola mostrava que as alunas teriam que ser excelentes esposas (como a sociedade queria que elas fossem), apenas isso, e para ser excelentes esposas elas não poderiam pensar. Já a professora Katharine mostrou que elas poderiam ser excelentes esposas, e também ter uma carreira, viver em sociedade e lutar pelo que elas quisessem. O filme O sorriso de Monalisa, mostra o papel da mulher na sociedade e como se foi criando o conceito que ela tem que ser do lar, abrindo mão da profissionalização.
 	Sabendo que foi baseado numa época de padrões diferentes, o filme tenta trazer o questionamento do certo e errado, contudo, vale salientar a importância de reconhecer este período da historia e não julgar as pessoas daquela época por pensar ou agir de tal modo. É interessante que o filme tenta mostrar que não basta apenas reproduzirmos conhecimento, mas tornarmos produtores de nós mesmo e sermos capazes de desenvolver o senso crítico.

Continue navegando