Buscar

Fixação-histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
TEMA: SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E FEMININO
Fernanda Vale de Oliveira
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
1. Cite o nome dos principais componentes do sistema reprodutor masculino.
R: Células de Sertoli, células germinativas, epidídimo, canal deferente, vesícula seminal, próstata, pênis e testículos.
2. Cite duas funções dos testículos.
R: Dar origem aos espermatozóides e produzir proteínas que estimulam a produção de estrógeno por meio das células de Sertoli.
Produzir os hormônios masculinos e produzir o esperma que pode originar uma gravidez.
3. Como o testículo está organizado histologicamente?
R: Os testículos estão envolvidos pela túnica albugínea, vaginal e vascular. A túnica albugínea é uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado. A túnica vaginal túnica vaginal é composta por duas camadas de mesotélio derivado do peritônio. A túnica vascular fica interna à túnica albugínea e é de tecido conjuntivo frouxo bem vascularizado. Há também um epitélio germinativo ou seminífero que reveste os túbulos seminíferos sendo formado também com as células de Sertoli e de Leydig, os túbulos seminíferos terminam nos túbulos retos que são constituídos inicialmente por células de Sertoli e posteriormente por epitélio simples pavimentoso ou cúbico. Ao redor dos túbulos há a túnica própria que é composta pela membrana basal, fibrilas colágenas e células mioides peritubulares. E entre os túbulos há o tecido intersticial conjuntivo frouxo com as células de Leydig que secretam testosterona, nervos, vasos sanguíneos e linfáticos.
4. Cite a função das glândulas bulbo uretrais, vesículas seminais e próstata.
R: As glândulas bulbo uretrais tem a função de secretar um muco com ação lubrificante e substância alcalina que protege os espermatozóides. As vesículas seminais tem a função de produzir o fluido seminal que nutre os espermatozóides, e a próstata produz um fluido mais viscoso para o melhor deslizamento dos espermatozóides, bem como, para a neutralização do PH ácido da vagina (por ser alcalino), no intuito de proteger os espermatozóides.
5. Cite a função das células de Leydig e Sertoli.
R: As células de Leydig ou intersticiais tem a função de secretar testosterona (e hormônios androgénios) nos testículos do homem. Celulas de Leydig produzem testosterona em resposta à LH no homem.
 As células de Sertoli sustentam e protegem as células germinativas, participam de sua nutrição e auxiliam na liberação de espermatozóides maduros. Controlam a produção de FSH.
6. Cite o nome das principais células da linhagem espermatogênica.
Células de Leydig, células de Sertoli, espermatogônias, espermatócito primário, espermatócito secundário, espermátides e espermatozoides.
7. Cite duas funções do epidídimo e descreva sua histologia.
O epidídimo armazena os espermatozóides e é onde ocorre a fase final de maturação dos espermatozóides além de adquirir capacidade de movimentação. Ele é dividido em cabeça, corpo e cauda. É revestido por epitélio pseudoestratificado com estereocílios.
 
8. Cite a função dos ductos deferentes e descreva sua histologia.
Os ductos ou canais deferentes são revestidos por epitélio pseudoestratificado colunar com estereocílios. Há também uma lâmina subjacente própria de tecido conjuntivo frouxo com fibras elásticas e uma espessa camada de músculo liso. Externamente eles possuem adventícia ou serosa. 
9. O que é espermatogênese e espermiogênese?
A espermatogênese é a fase em que formará os espermatozoides e a espermiogênese é a diferenciação morfológica da espermátide em espermatozoide, preparando a célula para fecundação, ou seja, especializando a célula.
10. O que é capacitação de espermatozóide? Descreva sua importância e em que locais ela acontece.
É a habilidade em que o espermatozóide tem de fertilizar o óvulo e essa capacitação ocorre no aparelho reprodutor feminino. A capacitação se caracteriza pela remoção ou modificação dos componentes da superfície da espernatozoide e aumento da permeabilidade da membrana, permitindo o rompimento da zona pelúcida. É de extrema relevância, visto que, para o espermatozoide penetrar no óvulo, necessita dessa capacitação para então iniciar as fases do desenvolvimento embrionário.
11. Descreva a histologia da uretra masculina.
A uretra é dividida em prostática, membranosa e cavernosa. A prostática é revestida por epitélio de transição, a membranosa é revestida por epitélio pseudoestratificado colunar e a cavernosa é composta por epitélio estratificado pavimentoso e e pseudoestratificado colunar. 
12. Descreva a histologia do pênis.
O pênis é revestido externamente pela túnica albugínea, tecido conjuntivo denso, corpos cavernosos (artérias cavernosas) e corpo esponjoso. Seu tecido erétil é composto por tecido conjuntivo e células musculares lisas e envolve lacunas de vasos sanguíneos revestidos por endotélio.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
13. Cite os componentes do sistema reprodutor feminino.
Ovários, tubas uterina, útero e vagina, clitóris, vestíbulo, grandes lábios e pequenos lábios. 
14. Cite duas funções dos ovários e descreva sua histologia.
O ovário tem a função de produzir os hormônios sexuais e também, forma e armazena os gametas femininos. Ele é revestido por epitélio simples pavimentoso ou cúbico, subjacente há uma camada de tecido conjuntivo denso não modelado (túnica albugínea). Ele é dividido na zona cortical e medular. Na zona cortical tem tecido conjuntivo frouxo com fibroblasto em abundância e na zona medular é constituído por tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado.
 
15. Cite duas funções da tuba uterina e descreva sua histologia.
As tubas tem a função de transportar o óvulo ao útero e também, abriga o óvulo até a fertilização do espermatozóide. São constituídas por epitélio simples colunar ciliado, subjacente é formado por tecido conjuntivo frouxo e vascularizado e abaixo da mucosa é formado por camada muscular e serosa delimitando as tubas. 
16. Cite duas funções do útero e descreva sua histologia.
O útero tem a função de abrigar o embrião além de promover o ciclo menstrual da mulher. Sua histologia é baseada em endométrio formado por tecido conjuntivo e epitelial (camada funcional e basal), miométrio é formado por musculatura lisa (camada subvascular, vascular e supravascular) e perimétrio, que é a camada mais externa.
17. Cite duas funções da vagina e descreva sua histologia.
A vagina tem a função de saída do fluxo menstrual, formar o canal do parto e também, receber o pênis durante a relação sexual. Sua histologia baseia-se nas camadas mucosa (epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado e tecido conjuntivo propriamente dito), muscular (músculo liso)e adventícia(tecido conjuntivo frouxo). 
18. Cite a função do estrógeno e progesterona na mucosa uterina.
O estrogênio promove a secreção de glicogênio e quando ocorre a diminuição do estrogênio estimulado pela progesterona resulta na descamação do útero (menstruação).
19. O que é corpo lúteo? Descreva sua histologia e cite sua função.
O corpo lúteo é uma estrtutura formada nos ovários após a ovulação, além de produzir progesterona que mantém o endométrio e um pouco de estrógeno, também prepara o útero e mantem a gravidez por meio da secreção de glândulas uterinas. Caso não ocorra a fecundação o corpo lúteo vira corpo albicans. Sua histologia é composta por células foliculares.
20. Cite os tipos de folículos ovarianos encontrados nos ovários de uma mulher em fase reprodutiva.
Folículos primordiais: é constituído pelo oócito primário e por uma camada de células foliculares pavimentosas, unidas por desmossomas.
Folículos em crescimento (unilaminar, multilaminar e antrais): O folículo em crescimento unilaminar apresenta um oócito primário aumentado; a zona pelúcida, camada de glicoproteínas secretadas pelo oócito, e uma camada de células foliculares cúbicas. O aumento no volume do oócito e das células foliculares está relacionado com o incremento de organelas para a atividade sintética.
O folículo em crescimento multilaminarexibe o oócito primário com maior tamanho; a zona pelúcida; a camada granulosa, composta de várias camadas de células foliculares, e a teca folicular, que corresponde aos fibroblastos circunvizinhos.
No folículo em crescimento antral, o oócito atingiu o seu tamanho máximo, e há o antro folicular, uma cavidade com o líquido folicular. As células foliculares secretam glicosaminoglicanos, que atraem íons de Na+ e, junto com eles, água do plasma sanguíneo. O líquido folicular contém proteínas similares ao do soro, proteoglicanas, enzimas e hormônios.
Folículo maduro ou de De Graaf.
A cada ciclo menstrual, 15 a 20 folículos são recrutados para prosseguirem no desenvolvimento, mas somente um atinge o estágio de folículo maduro. Os demais degeneram: sofrem atresia folicular e são denominados folículos atrésicos.
BONS ESTUDOS!

Continue navegando