Buscar

Apol 2 Empresas transnacionais natasha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/10 – Empresas Transnacionais
A ordem internacional que surgiu no período da Guerra Fria trouxe novos atores na agenda mundial, como as empresas que passaram a desempenhar um papel central nas relações internacionais. A expansão das multinacionais forneceu a esses atores mais poder para manipular a ação dos Estados a seu favor. (Fonte: rota da aula 5).
Tendo como base a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina “Empresas Transnacionais”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. I. A condição política fundamental para o surgimento do transnacionalismo foi o poder dos Estados Unidos e sua busca por estabelecer coalizões com outros Estados na luta contra o comunismo.
E
II. Os governos desses países forneceram acesso às empresas norte-americanas em troca de assegurar a independência desses governos.
Nota: 10.0
	E As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira.
Questão 4/10 – Empresas Transnacionais
Leia o texto abaixo:
“Um dos pressupostos subjacentes da escola [de Uppsala] é que a internacionalização da firma, seja por meio de exportações, seja por meio de investimentos diretos (FDI), é uma conseqüência do seu crescimento (Carlson, 1975). Quando o mercado doméstico está saturado e, conseqüentemente, o número de oportunidades lucrativas diminui até o ponto de impedir a ampliação da firma, deve-se buscar novos locais para se expandir”. 
Fonte: HILAL, Adriana; HEMAIS, Carlos A. (2003, p. 111). O processo de internacionalização na ótica da escola nórdica: evidências empíricas em empresas brasileiras. Rev. Adm. Contemp., Curitiba , v. 7, n. 1, p. 109-124, mar. 2003 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 29 dez. 2016. 
Tendo como base a contextualização acima e os pressupostos da escola de Uppsala, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
 	D Uma das premissas básicas da Escola de Uppsala é a de que a internacionalização da firma é resultado de seu crescimento, que pode ser por meio de exportações ou dos investimentos externos diretos.
 
Questão 7/10 – Empresas Transnacionais
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“Na década de 70, pesquisadores da Universidade de Uppsala (…) focalizaram seu interesse no processo de internacionalização de firmas suecas manufatureiras e desenvolveram um modelo de como essas firmas escolhiam mercados e formas de entrada quando decidiam se internacionalizar”. 
Fonte: HILAL, Adriana; HEMAIS, Carlos A.(2003, p. 110) O processo de internacionalização na ótica da escola nórdica: evidências empíricas em empresas brasileiras. Rev. Adm. Contemp., Curitiba , v. 7, n. 1, p. 109-124, mar. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000100006&lng=pt&nrm=iso. Acessos em 29 dez. 2016. 
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, escolha a alternativa que descreva corretamente porque a entrada da empresa Marcopolo nos mercados exteriores respeitou a sequência de etapas proposta pela Escola de Uppsala.
Nota: 10.0
 	C	Porque iniciou com exportações e, aos poucos, ampliou suas atividades com o exterior.
 Questão 8/10 – Empresas Transnacionais
A empresa JBS-Friboi foi a primeira a entrar no ramo de atividades do setor frigorífico no Brasil, no ano de 1945. Em 2007 se tornou a primeira empresa do setor de alimentos a abrir seu capital na Bolsa de Valores (JBS, 2016). Em 1997, a empresa passou a exportar carnes in natura, porém, apenas em 2005 realizou seu primeiro investimento externo direto, com a instalação de fábricas. (Fonte: rota da aula 6).
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina “Empresas Transnacionais”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. Além da Argentina, a firma possui duas fábricas no Paraguai e uma no Uruguai. 
II. Após aquisições nos Estados Unidos, essa empresa se tornou a maior corporação mundial no setor de alimentos de proteína de origem bovina, bem como a maior empresa brasileira na sua área. 
III. A JBS-Friboi é considerada uma das empresas brasileiras mais internacionalizadas no seu setor de atuação.
Nota: 10.0
	C	Todas as assertivas estão corretas.
 Questão 10/10 – Empresas Transnacionais
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“Investimentos estrangeiros sempre tiveram forte presença no Brasil. Após a Segunda Guerra Mundial, a presença de empresas multinacionais aumentou consideravelmente. Entretanto, o grande avanço em termos de internacionalização da economia, tanto em termos de presença estrangeira no país quanto da presença de empresas brasileiras no exterior, ocorreu a partir dos anos 1990”.
Fonte: WOOD JR, Thomaz; CALDAS, Miguel P. (2007) Empresas brasileiras e o desafio da competitividade JUL./SET. 2007, RAE,75 Disponível em: www.scielo.br/pdf/rae/v47n3/v47n3a06.pdf. Acesso em: 29 de dezembro de 2016. 
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, escolha a alternativa que descreva corretamente o que a abertura econômica brasileira ocorrida na década de 1990 possibilitou às empresas brasileiras.
Nota: 10.0
	B	Na década de 1990 a abertura econômica brasileira possibilitou que as empresas ampliassem seus processos de internacionalização.

Continue navegando