Buscar

História da Sociologia AVA Final dicursiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Camila Nádila
	
	Disciplina:
	História da Sociologia (SOC01)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:651374) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22742249
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A estratificação por castas é comum em algumas sociedades modernas. Apesar das críticas e dos movimentos contrários a esse tipo de desigualdade, ela permanece ativa e forte, pois é sustentada por crenças e valores religiosos. Nesse sentido, descreva como é a situação dos indivíduos em uma sociedade de castas e cite um exemplo de sociedade em que isso prevalece.
	Resposta Esperada:
Na sociedade de castas, o indivíduo está destinado a viver no estrato por ocasião de seu nascimento, não existe mobilidade social e o indivíduo não tem a oportunidade de alcançar uma posição social mais elevada.
Com relação ao casamento, por exemplo, os indivíduos não têm a liberdade de se casar com uma pessoa que não seja de sua casta sem sofrer sanções por parte de seus familiares.
O exemplo mais comum de sociedade de castas na Modernidade é a Índia.
	2.
	Ao estudar a sociedade industrial do século XIX, Durkheim observou a necessidade de se compreender os fatores que explicariam a organização social. Tais estudos o levaram a concluir que os laços que manteriam os indivíduos ligados uns aos outros nas mais diferentes sociedades, seriam dados pela solidariedade social. Isso porque sem a solidariedade social não haveria uma vida social. Ele dividiu a solidariedade social em mecânica e orgânica. Nesse sentido, explique a diferença entre solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
	Resposta Esperada:
*A solidariedade mecânica é caracterizada pela ligação direta do indivíduo com a sociedade, ou seja, existe pouca individualidade, pois o que prevalece em seu comportamento é mais a consciência coletiva e menos seus desejos particulares.
*A solidariedade orgânica se caracteriza pela divisão e especialização do trabalho, contudo maior dependência uns dos outros. Entretanto, há também um enfraquecimento nas reações coletivas e o fortalecimento da individualização e autonomia, levando muitos indivíduos a um comportamento egoísta.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando