Buscar

História da Sociologia AVA Final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Camila Nádila 
	
	Disciplina:
	História da Sociologia (SOC01)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:651376) ( peso.:3,00)
	Prova:
	22742250
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Estado é uma instituição fundamental para a existência da sociedade organizada. Nesse sentido, ao Estado são atribuídos funções e poderes que podem intervir diretamente na vida dos indivíduos, e tudo isso é legitimado pelas leis e pelo poder que o povo confere a ele. Sobre a maneira como o Estado intervém na vida social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Estado é uma instituição transitória que utiliza meios permanentes para repressão e controle das pessoas que não concordam com as ações do governo.
(    ) Os impostos é um meio legítimo que o Estado possui para tirar o dinheiro do povo, com a finalidade de financiar a estrutura estatal e os serviços públicos prestados à população.
(    ) A fim de garantir a ordem e o cumprimento das leis, o Estado possui o poder legítimo do uso da violência física.
(    ) Com relação às demais instituições sociais, o Estado tem menor poder sobre a vida das pessoas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	2.
	O positivismo foi influenciado por diversas correntes teóricas sobre a organização social e o desenvolvimento das sociedades. Dentre elas, podemos destacar o organicismo, que compara a sociedade com os organismos vivos, sendo as leis e as teorias biológicas aplicadas aos fatores sociais. Sobre o organicismo, analise as seguintes sentenças:
I- A sociedade é semelhante a um organismo composto de partes integradas e coesas que segundo o modelo físico e mecânico funcionam de maneira harmônica.
II- De acordo com os teóricos dessa corrente, não existem caracteres universais e, portanto, a sociedade não pode ser concebida como um sistema integrado.
III- Mesmo que a sociedade seja um organismo social, no entanto, suas partes não estão integradas e nem harmoniosas devido aos inúmeros conflitos existentes.
IV- Ao ignorar as especificidades históricas e culturais do homem, defendem a ideia de que é possível identificar leis biológicas com leis sociais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	O estado é uma instituição social de extrema importância, pois vivemos nele e por ele somos subordinados e governados. Nossas vidas estão postas a ele, de modo que, para vivermos em sociedade, precisamos seguir as regras desenvolvidas pelo estado. Assim, essa instituição tem em suas funções o ordenamento da sociedade. Sobre tal aspecto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O estado define-se por ser uma instituição responsável pelo controle social.
(    ) É dessa instituição a função de criação de igrejas, cultos e seitas religiosas.
(    ) Uma das funções mais importantes é a da execução do poder legítimo de uso da força.
(    ) Função de sobrevivência da máquina estatal é sua retirada de recursos direta e indiretamente, através de taxas e impostos.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	As instituições sociais estão preestabelecidas quando o sujeito passa a integrar um grupo social e materializam o compartilhamento de modos de pensar, sentir e agir. Assim, constituem-se em conjuntos de regras e procedimentos padronizados, instituídos e apresentam um grande valor social. Sobre os exemplos de instituições sociais, analise as opções a seguir:
I- Estado.
II- Amigos.
III- Família.
IV- Religião.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	5.
	Desde o nascimento, o indivíduo está inserido em um meio no qual ele deverá fazer parte. Em algum momento de sua vida, há diversas instituições sociais que existem com finalidades específicas e que podem fazer diferença na formação humana dos indivíduos. Nesse sentido, qual é a finalidade de uma instituição de ensino?
	 a)
	Desenvolver o conhecimento das disciplinas específicas do currículo escolar sem conotação social e humana.
	 b)
	Disseminar as ideologias políticas dos partidos que estão no poder sem o consentimento dos pais de alunos e a comunidade em geral.
	 c)
	Orientar de maneira exclusiva as crianças e os adolescentes na escolha de uma profissão rentável.
	 d)
	Proporcionar um ambiente que fomente a socialização dos indivíduos mais jovens de um grupo social.
	6.
	A escola sociológica de Chicago é uma das mais famosas porque ali se desenvolveram as primeiras pesquisas no campo da sociologia, e a formação de pesquisadores interessados em discutir as questões sociais ligadas à sociedade americana. Essas pesquisas se concentraram basicamente no estudo dos fenômenos sociais encontrados nas áreas urbanas e isso culminou com o surgimento da sociologia urban. Sobre a sociologia norte-americana, é correto afirmar que ela é profundamente:
	 a)
	Influenciada pelo positivismo de Comte ao ponto de todos os trabalhos produzidos no campo da sociologia carregar os ideais positivistas.
	 b)
	Dominada por sociólogos marxistas que pregavam a revolução socialista em solo americano, desprezando os ideias constitucionais.
	 c)
	Marcada pela perspectiva empirista responsável por definir um caráter pragmático aos trabalhos americanos.
	 d)
	Voltada para os problemas que ocorriam nos países socialistas e sua preocupação principal era com a União Soviética.
	7.
	Com o avanço da sociologia em solo norte-americano, a prestigiada Universidade de Harvard não ficou de fora. A industrialização crescente e os desafios decorrentes dessa nova realidade serviram de temas para importantes pesquisas dos sociólogos dessa escola. Sobre a escola de sociologia de Harvard, analise as sentenças a seguir:
I- A chamada sociologia industrial se originou na Universidade de Harvard, que tratava da influência das relações sociais no interior da indústria na produtividade dos trabalhadores.
II- O principal foco das pesquisas sociológicas em Harvard é sobre o conceito de ecologia humana que despertou o interesse de inúmeros sociólogos norte-americanos.
III- Pitirim Sorokin foi o responsável pela fundação do departamento de sociologia de Harvard e seus estudos culminaram com importantes trabalhos, utilizando o conceito de civilização.
IV- A principal contribuição da escola de sociologia de Harvard foi a construção dos conceitos que fundamentaram a sociologia urbana.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	O pensador francês Auguste Comte foi um expoente no desenvolvimento da sociologia enquanto física social. O pensador francês é considerado o fundador da sociologia e criador de seu método científico. Suas formulações acerca do positivismo colocaram a ciência social em lugar de destaque, como a ciência mais profunda e complexa, batizando-a em seu tratado de Curso de Filosofia Positiva, em seis volumes, publicada entre 1830 e 1842. Sobre o exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Segundo o pensamento positivista, a aproximação entre os princípios que regulavam o mundo físico e o mundo social acontecia porque a origem de ambos era natural. Deste modo, os positivistas acreditavam que os fenômenos sociais possuíam uma origem natural, assim como os fenômenos da natureza.
II- Para o positivismo, as ciências sociais deveriam ser tão
objetivas quanto as ciências naturais, não levando para suas pesquisas ou resultados juízos de valor ou ideologias que contaminassem as interpretações.
III- O pensamento positivista é norteado por métodos de investigação provenientes das ciências humanas, como a filosofia, a história, a filologia, a literatura e as artes.
IV- O positivismo além de ser um método de interpretação objetiva da sociedade, foi também uma doutrina que pregava que deveria haver uma ordem social, que os fatos deveriam seguir uma natureza específica, científica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	9.
	A criação da Escola de Frankfurt é um dos principais marcos da sociologia alemã. Esta escola teve crucial importância para o desenvolvimento da Sociologia, influenciando teóricos do mundo todo. Os escritos dos integrantes dessa Escola foram e continuam sendo utilizados até os dias atuais para estudos não apenas sociológicos, mas, também, estudos do campo da comunicação e da cultura, por exemplo. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os nomes que integravam a Escola de Frankfurt:
	 a)
	Pierre Bourdieu - Max Horkheimer - Karl Marx.
	 b)
	Norbert Elias - Pierre Bourdieu - Émile Durkheim.
	 c)
	Max Horkheimer - Theodor Adorno - Jünger Habermas.
	 d)
	Talcott Parsons - Max Weber - Georg Simmel.
	10.
	O Iluminismo defendia a ideia de que a organização social não era determinada pelo divino, pois uma sociedade mais justa e fraterna é resultado direto do empenho do ser humano em criar um ambiente em que ele seja respeitado. Essas ideias se confrontavam diretamente com as monarquias absolutistas que estavam entrando em crise na Europa. Nesse sentido, é correto afirmar que o Iluminismo teve relação direta com:
	 a)
	A Revolução Francesa.
	 b)
	A Reforma Luterana.
	 c)
	A Guerra dos Cem Anos.
	 d)
	A Guerra da Secessão.
	11.
	(ENADE, 2011) Os pluralistas concentram sua atenção não nas fontes de poder, mas em seu exercício. Poder para eles significa 'participação na elaboração de decisões' e pode ser analisado somente depois de 'um exame cuidadoso de uma série de decisões concretas'. Contudo, o modelo pluralista não considera o fato de que o poder pode ser, e freqüentemente o é, exercido por meio da limitação da elaboração de decisões a questões relativamente 'seguras'. No que concerne à discussão contemporânea sobre o poder, a concepção de 'poder de agenda' contribuiu com a Ciência Política ao
FONTE: BACHRACH, P.; BARATZ, M. Poder e decisão. In: CARDOSO, F.; MARTINS, F. (Orgs.). Política e sociedade I. São Paulo: Ed. Nacional, 1983, p. 49.
	 a)
	retomar a concepção elitista, segundo a qual o poder é exercido por quem ocupa posições estratégicas.
	 b)
	considerar que também se exerce o poder quando se pauta o debate político com determinados temas ou se contornam conflitos latentes sobre algum assunto.
	 c)
	retomar a concepção weberiana, segundo a qual o exercício do poder se dá quando um grupo ou pessoa mobiliza com sucesso um viés.
	 d)
	propor uma agenda de estudos para a Ciência Política voltada para adequação entre teoria das elites e pluralismo.
	12.
	A história de toda sociedade até nossos dias é a história das lutas de classe. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de ofício e companheiro, em resumo, opressores e oprimidos se encontraram sempre em constante oposição, travaram uma luta sem trégua, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou então pela ruína das diversas classes em luta. Uma religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas; crenças e práticas que unem, numa mesma comunidade moral chamada Igreja, todos os que a elas aderem.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A religião, para Durkheim, é um sistema de classificação que se baseia na moral humana.
	 b)
	As transformações revolucionárias ocorridas no Leste Europeu no século XX foram previstas por Marx.
	 c)
	Para Marx, é por meio da revolução pacífica que se podem superar os conflitos entre os membros de uma sociedade.
	 d)
	Durkheim considera a religião como um sistema autônomo e subjetivo de práticas sagradas às quais os indivíduos aderem a partir de suas crenças religiosas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando