Buscar

2 Lista pH com sugestões de resol

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário Barão de Mauá
Farmácia
Disciplina: Análise Química
1. Calcule a concentração de OH- se [H+] = 1,0 10-3. 
Sugestões: use o Kw ou a relação entre pH e pOH.
2. Calcule a concentração dos íons H+ e o pH das seguintes soluções:
a. 0,010 mol/L HNO3	b. 0,035 mol/L KOH 	c. 1,5 mol/L HCl
Sugestões: a) e c) podem ser calculadas diretamente empregando-se a equação do pH e b) pode ser calculada empregando-se o Kw ou a relação entre pH e pOH.
3. Calcule a [H+], [OH-], pH e pOH de uma solução de HBr 10-4 mol/L.
Sugestões: HBr é um ácido forte, portanto...Para o cálculo da [OH-], use o Kw. Para os cálculos de pH e pOH, utilize as respectivas equações.
4. Calcule o volume de ácido clorídrico concentrado, cuja concentração é 37% (m/m) e cuja densidade é 1,19 g/mL, necessário para preparar 500 mL de uma solução 0,20 mol/L. 
Sugestões: Calcule a concentração de HCl em mol/L e, então, utilize a equação da diluição.
5. Qual diluição (proporção soluto:solvente) deve ser utilizada para que uma solução de ácido clorídrico, cujo valor de pH é 2,0: 
a) Dobre o seu valor de pH. 
b) Tenha a sua [H+] reduzida à metade. 
Sugestões: a) Calcule as concentrações de H+ a partir dos valores de pH de 2 e 4 (por meio do antilog) e, então, determine a diluição. b) Para reduzir à metade, o fator de diluição é 2, portanto...
6. Uma solução de hidróxido de potássio foi preparada pesando-se 1,2 g da base que foi solubilizado em um béquer de 50 mL. Em seguida, o material solubilizado foi transferido para um balão de 100 mL, e o volume completado com solvente. Calcule a concentração de H+, a concentração de OH-, o pH e o pOH da solução.
Sugestão: calcule a concentração da solução em mol/L para determinar a concentração de OH- e os demais são calculados como já sugerido na letra b da questão 2.
7. Uma solução de ácido clorídrico foi preparada transferindo-se 10 mL do ácido concentrado (37% m/m, d=1,19 g/mL) para um balão de 50 mL. Calcule o pH da solução. Sugestões: calcule a concentração do ácido em mol/L e, em seguida, use a equação da diluição.
8. Uma solução de ácido nítrico 0,5 mol/L foi diluída tomando-se 25 mL da solução com o auxílio de uma pipeta volumétrica, os quais foram transferidos para um balão de 100 mL e o volume, completado com solvente. Calcule o pH da solução.
Sugestões: use a equação da diluição e, então, calcule o pH empregando a sua respectiva equação. 
9. Calcule o pH e o pOH de uma solução de ácido nítrico obtida a partir da diluição 1:3, sabendo que a concentração original era 1,6 mol/L e que foi utilizado um balão de 100 mL. Que volume de solvente foi utilizado? Sugestões: calcule a concentração da solução diluída (lembre-se que o volume do balão foi dividido em 4 partes) e, então, calcule o pH utilizando a sua respectiva equação e o pOH, a partir da relação com o pH.
10. Calcule o pH e a [H+] de uma solução de hidróxido de sódio, cuja concentração é 0,25 mol/L. Sugestão: reveja as demais sugestões.
Bom trabalho!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando