Buscar

av final equipamento de protecao individual e coletiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

cadêmico:
	Renata Daiani da Costa Ramos (1480945)
	
	Disciplina:
	Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (SEG24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639401) ( peso.:4,00)
	Prova:
	16857422
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
	Acadêmico:
	Renata Daiani da Costa Ramos (1480945)
	
	Disciplina:
	Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (SEG24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639402) ( peso.:3,00)
	Prova:
	16857803
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As luvas de segurança são importantes para proteção química, mecânica e orgânica das mãos. Constituem um item de segurança importante para o usuário. Nossas mãos são um dos instrumentos mais importantes com os quais trabalhamos. Não há nenhum dispositivo que substitua nossas mãos e faça o trabalho delas com a mesma precisão e capacidade e, para protegê-las, existem diversos tipos de Luvas de Proteção. Cada tipo de luvas de segurança possui diversas opções de tamanho, material e tipo de punho, pigmentação antiderrapante, assim como tipos de reforços na palma e dedos, conforme seu uso. Com base nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- As luvas de para-amida protegem de riscos de corte, abrasão ou dilaceração. Podem conter, também, na sua trama fios de aço inoxidáveis ou elásticos. No caso de possuírem fios de aço inoxidáveis, podem ser utilizadas para trabalhos com lâminas ou chapas
cortantes. Possuindo fios elásticos, apresentam grande mobilidade e precisão dos movimentos para trabalhos minuciosos como trabalhos com microeletrônica.
II- As luvas de couro tratado, fibras, aramidas etc. impedem queimaduras quando há exposição a altas temperaturas ou exposição de peças aquecidas. São utilizadas em trabalhos com agentes térmicos cuja temperatura seja superior aos 48º C.
III- As luvas isolantes de borracha são utilizadas para todos os serviços em eletricidade. Existem seis classes de luvas de borracha indicadas para diferentes níveis de tensão. A classe "00" é a de nível mais baixo de proteção indicada para tensões até 500 V e a de nível "04" para até 36 kV.
IV- As luvas plumbíferas são utilizadas por profissionais da área de alimentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.epi-tuiuti.com.br/produtos/epi/luvas-de-protecao/. Acesso em: 7 dez. 2018.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Há diferentes modelos de protetores auditivos no mercado que vão desde protetores tipo concha acopláveis ao capacete a protetores descartáveis. Existem até opções voltadas para ambientes climatizados ou com baixas temperaturas. Basicamente, divide-se em: concha (circum-auriculares, extra-auriculares, supra-aurais ou abafadores); inserção (intra-auriculares ou plugs); e especiais. Há, também, os protetores auditivos com sistema de rádio comunicação acoplados. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os protetores auriculares pré-moldados também moldam as curvaturas do canal auditivo e é chamado de plugue.
(    ) São feitos em borracha, elastômero sintético e silicone.
(    ) Devem ser lavados com água e um desinfetante à base de Hipoclorito de Sódio. Podem perder a elasticidade com as lavagens periódicas.
(    ) Os protetores auriculares pré-moldados devem ser colocados firmemente nos ouvidos para serem eficientes.
(    ) Servem para todos os tipos de ambientes.
(    ) A higienização deve ser diária evitando a proliferação de bactérias, fungos e problemas com alergias e infecções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.superguianet.com.br/saude-e-seguranca-do-trabalho/protecao-auditiva/protetor-auditivo. Acesso em: 7 dez. 2018.
	 a)
	F - F - F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F - V - F.
	3.
	Antes de qualquer outra colocação, cumpre esclarecer que os equipamentos de proteção individual (EPI) foram concebidos única e exclusivamente para serem adotadas apenas em situações bem específicas e legalmente previstas, como o caso em que medidas de proteção coletiva são inviáveis - casos de emergência - ou enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implementadas. O empregador brasileiro, contrariando a própria essência do EPI, faz uso deste como primeira opção, quando na verdade deveria ser a última, partindo, inclusive, do pressuposto que o EPI é remédio para todos os males em matéria de segurança do trabalho. Erroneamente, muitas empresas acreditam que o simples ato de fornecimento dos EPIs está isentando total e irrestritamente as responsabilidades advindas do acidente de trabalho ou doença profissional. Aliás, em caso de acidente de trabalho, onde a empresa negligenciou ou não forneceu o EPI, esta, por meio de seu representante, responde civil e criminalmente pela omissão. Nos dias de hoje, deparamos com empresas e mais empresas que sequer fornecem os EPIs adequados, e ainda assim, acreditam estar protegendo os trabalhadores; EPIs são adquiridos e especificados pelo setor de suprimentos, cujo único critério de seleção é o menor preço. A NR-6 elenca as condições para que um EPI possa ser considerado instrumento neutralizador da insalubridade e o primeiro destes é exatamente o fator adequabilidade ao risco; o equipamento deve ser especificado por profissional competente, não se permitindo que o mero "achismo" faça a escolha; deparamos com trabalhadores expostos a vapores orgânicos usando máscaras para poeira, da mesma forma que trabalhadores usam protetores auriculares cuja atenuação não é suficiente para fazer com que a exposição fique abaixo da dose; ou ainda, o uso de luvas de raspa para o manuseio de solventes. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A adoção de comportamento paternalista, deixando o empregado à vontade no uso do EPI, traz sérias consequências à empresa,
inclusive descaracterizando o fornecimento por força do Enunciado 289; assim, deve a empresa iniciar um trabalho de conscientização de todos os trabalhadores, por meio de palestras, cursos e vídeos, além da SIPAT, para o uso do equipamento, ao invés de criar um clima policialesco, em que o departamento de segurança gasta grande parte de seu tempo monitorando o uso do equipamento pelos trabalhadores.
(    ) Para as empresas que terceirizam atividades, com o advento do instituto jurídico da terceirização, tinha-se em mente a transferência da responsabilidade trabalhista e cível para outra empresa, a qual estaria sendo devidamente remunerada para tal finalidade; entretanto, não foi o que aconteceu; para nossa surpresa, deparamos com vários processos onde figuram como rés tanto
a terceirizada, como a terceirizadora; aliás, de acordo com a Súmula 341 do S.T.F., a qual preconiza que sempre estarão envolvidas a empresa contratante e contratada para a prestação de serviços, quer na qualidade de empreiteira ou de subempreiteira.
(    ) O EPI interfere no rendimento do trabalho e no conforto do trabalhador; a empresa deve tentar a substituição do EPI quando o usuário se queixa de que o mesmo é incômodo; preconizamos que o EPI deve ter aceitação pelo trabalhador, pois caso contrário, a resistência será natural.
(    ) Em não raras situações, contemplamos situações onde o Magistrado sentencia penalizando, somente  a terceirizadora.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/higiene/artigos/epi.htm. Acesso em: 6 dez. 2018.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	4.
	A NR 6 determina a necessidade de utilização obrigatória de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para atividades profissionais consideradas de risco. Sendo que a segurança no trabalho
deve estar sempre em primeiro plano, tanto para os trabalhadores quanto para a empresa. Assim, no momento da entrega dos EPIs ao trabalhador, é de suma importância que a empresa se atente para alguns itens. Sobre esses itens, analise as sentenças a seguir:
I- Forneça recibo de recebimento para assinatura do trabalhador.
II- Faça a entrega na presença de, no mínimo, 10 testemunhas.
III- Forneça recibo de recebimento, exceto para EPIs descartáveis.
IV- Forneça os EPIs em duplicidade para o caso de perda ou extravio.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/trabalhista/nr/nr6.htm. Acesso em: 24 jan. 2020.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	Trabalhos que exigem de seus funcionários condições insalubres que podem afetar a segurança ou a saúde de seus funcionários deve contatar um fornecedor de equipamentos de segurança EPI para que esses riscos sejam eliminados. Os equipamentos de segurança EPI consistem em equipamentos de uso individual, que é justamente quando a segurança não pode ser coletiva. O contato com um fornecedor de equipamentos de segurança EPI pode ser solicitado para garantir os mais diversos equipamentos, como um capacete, que garante a segurança da cabeça evitando o choque de algum material que possa cair nos funcionários ou cintos, ou seja, garantem a segurança caso o colaborador precise ficar suspenso. O fornecedor de equipamentos de segurança EPI também é contatado para que a saúde do colaborador não seja afetada, as empresas podem recorrer ao uso de abafadores de ruídos, óculos, viseiras e respiradores. De acordo com a norma regulamentadora 6 (NR-6), quem deve entrar em contato com o fornecedor de equipamentos de segurança EPI é a empresa. A empresa deve garantir o fornecimento dos equipamentos e também a sua substituição caso eles sejam danificados ou extraviados. Os equipamentos devem estar em perfeitas condições de uso, então exigir que o fornecedor de equipamentos de segurança EPI contenha produtos de alta qualidade é investir em equipamentos que tenham uma boa duração. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Quanto ao equipamento usado, é necessário que a supervisão do setor requisitante examine devidamente se o equipamento está realmente em condições de ser trocado.
II- Deve-se lembrar ainda que a requisição do EPI deverá, pelo menos, constar de original e uma cópia, que o almoxarifado encaminhará ao técnico de segurança.
III- Muitas vezes, ocorrem tramitações desnecessárias, com a devolução de equipamentos que ainda apresentam boas condições de uso.
IV- Prioritariamente, o armazenamento dos EPIs deve ser no setor onde está o trabalhador.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://montibeler.com.br/artigos/equipamentos-de-seguranca-do-trabalho. Acesso em: 11 dez. 2018.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	6.
	A regulamentação acerca do uso dos equipamentos de proteção individual é estabelecida pelas Normas Regulamentadoras NR-6 e 9, também do Ministério do Trabalho e Emprego. NR-6: "6.1 Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se equipamento de proteção individual (EPI), todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho". NR-9: "9.1 Do objeto e campo de aplicação:
9.1.1 Esta Norma Regulamentadora (NR) estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA -, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração à proteção do meio ambiente e dos recursos naturais". Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Falta de registros de treinamento, distribuição e reposição do EPI caracterizam a omissão do empregador, sendo considerada, também, como um ato faltoso, e, neste caso, passível das penalidades previstas na NR-28.
(    ) É prescindível que o empregado exija da empresa fornecedora de EPI uma cópia do CA, garantindo que o EPI a ser adquirido esteja dentro dos prazos de validade estabelecidos pelo TEM.
(    ) O EPI deve ser adequado ao risco, associando eficácia na proteção e conforto.
(    ) O trabalhador deve ser treinado e orientado sobre os limites de proteção oferecidos e os cuidados necessários quanto ao uso, guarda, higienização e reposição.
(    ) O caso da atenuação ao ruído (por exemplo, o termo "eficiência necessária" do EPI, citado no item anterior), é, sem dúvida, bastante apropriado. Contudo, faz-se necessária uma série de medidas de ordem administrativa, garantindo sua utilização pelo empregado, durante toda a jornada de trabalho, de modo que se obtenha a atenuação dos níveis de ruído previstos nos ensaios de laboratórios realizados para sua aprovação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr6.htm. Acesso em: 6 dez. 2018.
	 a)
	F - V - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V - V.
	7.
	O uso da solda elétrica traz diversos riscos ao trabalhador, assim como: lesões na visão e audição, queimaduras e danos respiratórios. A soldagem elétrica é um procedimento manual que é realizado com auxílio de um arco elétrico, um fenômeno resultante da passagem de uma corrente elétrica pelo ar ou por outro meio isolante. O calor produzido pelo arco elétrico aquece os materiais a ponto de fundir duas ou mais peças de ferro, aço, alumínio, cobre ou outros elementos metálicos. Para evitar acidentes de trabalho, é fundamental que sejam utilizados os corretos EPIs para soldador, entre os quais podemos destacar a máscara para solda. Elas são utilizadas nas indústrias siderúrgicas, de construção civil, mecânicas e muitas outras. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As máscaras de solda compõem um tipo especial de protetor facial com características bem específicas.
(    ) Elas são utilizadas em praticamente todos os tipos de solda, devido aos diversos riscos existentes nesta atividade.
(    ) Elas oferecem proteção contra radiação (ultravioleta e infravermelha), calor, luminosidade, fagulhas e respingos de solda às orelhas, face, pescoço e olhos.
(    ) Os visores podem ser fixos ou articulados com escurecimento permanente (em vidro ou policarbonato) ou automático, através de telas transparentes de cristal líquido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.epi-tuiuti.com.br/blog/importancia-uso-de-mascara-para-solda-eletrica-e-suas-funcionalidades/. Acesso em: 7 dez. 2018.
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - F - F.
	8.
	Os principais Equipamentos de Proteção Individual - EPIs - que devem ser utilizados pelos profissionais da construção civil são:
- Abafador de Ruído.
- Avental de Raspa.
- Capacete de Segurança.
- Calçado de Segurança.
- Cinto de Segurança.
- Luvas de Raspa.
- Máscara Filtradora.
- Óculos de Proteção.
- Protetor Facial.
- Uniforme Profissional.
Além de fornecer os EPIs, as empresas devem ser rigorosas quanto a utilização correta do equipamento.
Sobre os EPIs para a construção civil, analise as sentenças a seguir:
I- Luva de raspa: para proteção em trabalhos onde haja risco de corte ou para trabalhos com risco de lesão. Muito usado no carregamento de ferros e vergalhões. Luva de látex: muito usado
por pedreiros para evitar contato com cimento, argamassa, etc. O ponto negativo desse EPI é a resistência que é baixa.
II- Viseira de proteção: serve para proteção contra partículas em projeção. Muito usado em serras circulares, lixadeiras e policortes.
III- Óculos de proteção: serve para proteção contra partículas em projeção. Tem uma desvantagem perante a viseira. Os lados dos óculos têm pequenos espaços que podem permitir a passagem das partículas.
IV- Filtro solar: esse EPI é muito importante para proteção contra raios solares. Deve ser usado pois as normas de segurança exigem o EPI.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	O EPI é fundamental para proteger o trabalhador nesses locais de trabalho. De acordo com a NR 6, toda a empresa é obrigada a fornecer aos seus trabalhadores o EPI adequado de forma gratuita. Além disso, a utilização do EPI e a informação sobre as práticas de segurança nas construções devem ser disponibilizadas a todos os colaboradores que atuarão neste setor. Com a informação correta aliada às medidas de segurança adequadas, é possível enfrentar os riscos do dia a dia com mais tranquilidade e com a proteção necessária para garantir a segurança durante a jornada de trabalho. Implantar a prática do DDS é fundamental para promover a saúde e proteger a integridade física dos trabalhador, assim como a realização da SIPAT e o cumprimento da NR 18. O Certificado de Aprovação - CA - representa que o EPI está regulamentado perante órgão competente, que passou por testes de avaliação em laboratório e que o produto que contém o CA está regularizado e autorizado para uso como equipamento de segurança. O CA em um produto também indica que a empresa produtora do EPI está em conformidade com as exigências legais do Ministério do Trabalho. Sobre os documentos necessários para a requisição do CA, analise as sentenças a seguir:
I- Carta Requerimento a DSST, Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, solicitando a Obtenção ou Renovação do CA, informando no próprio requerimento o número do CRF e o número do CA (quando for renovação).
II- Memorial descritivo do EPI, incluindo no mínimo, as suas características técnicas principais, material empregado na sua fabricação, referência e uso a que se destina.
III- Cópia autenticada do Laudo de Ensaio do EPI emitido por laboratório credenciado pelo INMETRO (ou SSST/MTb até a data da publicação no DOU, da transferência da Certificação para o INMETRO) - Validade do CA: um ano.
IV- Termo de Responsabilidade, Acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica, ART ou outro documento de órgão regulador da Categoria (somente quando não existir laboratório credenciado pelo Inmetro ou SSST/MTb, que faça o teste no EPI) - validade do CA: um ano.
V- Cópia autenticada do alvará de localização do estabelecimento ou licença de funcionamento atualizada, cópia autenticada do CNPJ e cópia autenticada do CRF.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.prometalepis.com.br/blog/22-os-epis-para-construcao-civil/. Acesso em: 7 dez. 2018.
	 a)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	10.
	Lesões faciais causadas pelo não uso de EPIs influenciam diretamente a vida de um trabalhador, e é por isso que o protetor facial EPI é obrigatório em muitos setores. Faíscas, detritos voadores, respingos de produtos químicos e até poeira das pequenas lascas de marcenaria podem representar um risco à saúde dos trabalhadores. É sabido que o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é uma exigência do Ministério do Trabalho para o desempenho de determinadas tarefas nas empresas. Para evitar riscos acidentais na face, nos olhos e no rosto é indicado o uso de protetores faciais. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os protetores faciais são adequados para proteção contra partículas volantes, como indústrias madeireiras ou serralherias.
II- No caso de utilização em soldas, os protetores faciais devem possuir proteção contra radiações e também contra a luminosidade intensa.
III- Os protetores faciais são utilizados para a proteção da face contra impactos, poeira, respingos e radiação.
IV- Não são indicados para utilização na agricultura, em locais com riscos biológicos ou químicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando