Buscar

HISTOLOGIA SISTEMA CIRCULATÓRIO NORT N3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Paula Isabelly Freire Moreira 
HISTOLOGIA SISTEMA CIRCULATÓRIO
1) Descreva os tipos de capilares quanto à sua estrutura, importância funcional e ocorrência.
· Capilar contínuo ou somático: ausências de frenestas (estão em tecido muscular, conjuntivo, glândulas exócrinas e tecido nervoso) 
· Capilar fenestrado ou visceral: caracterizado pela presença de grandes orifícios ou fenestras, as quais são obstruídas por um diafragma que é bem delgada. A lâmina basal desses capilares é contínua. São encontrados em tecidos que precisam de intercâmbio rápido de nutrientes como no rim, intestino e as glândulas endócrinas
· Capilar fenestrado e descontínuo de diafragma: está localizado no glomérulo renal, também denominado capilar glomerular 
· Capilar sinusóides: tem caminhos tortuosos para reduzir a velocidade da circulação, as células endoteliais formam uma camada descontínua e separadas, o citoplasma das células endoteliais exibe fenestrações e não tem diafragma.
2) Compare os vasos arteriais e venosos de diferentes calibres segundo à sua constituição e espessura.
· As artérias de grande calibre são chamadas elásticas, as de médio calibre são as musculares e as mais finas são as arteríolas.
· As veias mais finas são chamadas vênulas e fazem a comunicação entre vasos.
Os vasos são formados por três camadas, também chamadas de túnicas. São elas:
 A camada interna ou túnica íntima é constituída de uma camada de células endoteliais e uma de tecido conjuntivo frouxo. É separada da camada seguinte (túnica média) por uma lâmina elástica interna, a qual possui pequenos buracos por onde passam nutrientes para as células das camadas mais profundas.
 A camada intermediária ou túnica média é formada por células musculares lisas, entre as quais há fibras de colágeno e outras. Há uma lâmina elástica externa que separa essa camada da seguinte.
 A camada mais externa ou túnica adventícia é composta basicamente de colágeno e fibras elásticas.
Os vasos sanguíneos de calibre maior (artérias e veias) têm mais camadas celulares e paredes mais espessas. Enquanto os vasos de menor calibre são bem finos (arteríolas, vênulas e capilares), geralmente com uma só camada.
As veias e artérias de grande calibre, possuem válvulas que evitam o refluxo sanguíneo. Elas auxiliam que o sangue retorne ao coração, o que é muito importante em regiões distantes como as pernas. Se essas válvulas não funcionam bem levam à insuficiência venosa, gerando as varizes.
Vasos muito finos formam uma rede de tubos bem ramificada, chamada vasa vasorum, que ajuda a nutrir a camada adventícia dos vasos de maior calibre.
3) Relacione o papel das artérias de médio e de grande calibres no organismo com a composição da sua túnica média.
As artérias de médio calibre são vasos distribuidores, que permitem uma distribuição seletiva de sangue para diferentes órgãos em resposta às necessidades funcionais. Exemplos de artérias de médio calibre incluem as artérias radial, tibial, poplítea, axilar, esplênica, mesentérica e intercostal. O diâmetro das artérias musculares de médio calibre é cerca de 3 mm ou mais. Possui a mesma estrutura geral dos vasos. São caracterizadas por uma espessa camada muscular, que pode chegar a ter mais de 40 camadas de fibras musculares lisas. De um modo geral, quanto maior for o calibre, maior a quantidade de material elástico entre as fibras musculares.
A túnica média muscular das artérias de médio calibre controla o afluxo de sangue aos vários órgãos, enquanto as numerosas lâminas elásticas nas artérias de grande calibre suportam a elevada pressão do sangue proveniente do coração. Essas artérias, em virtude do material elástico, cedem e retornam ao calibre normal.
4) O que são e para que servem as valvas presentes nas veias e nos vasos linfáticos?
Uma característica típica das veias é a presença de valvas ou válvulas que evitam o refluxo de sangue assim como no sistema linfático. Uma valva é uma projeção da túnica íntima para o lúmen, coberta por células endoteliais e reforçadas por fibras elásticas e colágenas. A adventícia da veia é maior que da artéria.
5) Quais são as funções do sistema vascular linfático?
Esse sistema recolhe o líquido tecidual gerado em nível dos capilares e das vênulas e o devolve ao sangue nas grandes veias perto do coração. Esse líquido, a linfa, é claro e incolor e corre em uma direção: dos órgãos para o coração. Permite a circulação dos linfócitos e de imunoglobulinas.
Transporta os lipídios absorvidos no intestino delgado. A linfa que drena do intestino é de aspecto leitoso devido ao seu alto teor de lipídios e é chamada quilo.

Continue navegando