Buscar

sociologia 4

Prévia do material em texto

1.
		Bem no início de um dos seus livros mais importantes, publicado em 1762, Jean Jacques Rousseau afirma que "o homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros". Discutindo esse fato, o filósofo criou uma das obras fundamentais da filosofia política ocidental, chamada por alguns comentaristas de "a Bíblia da Revolução Francesa". O título dessa obra é:
	
	
	
	Do Pacto Social.
	
	
	Do Estado Social.
	
	
	Do Contrato Social
	
	
	Do Aluguel Social.
	
	
	Do Serviço Social.
	
Explicação:
"Do contrato social ou princípios do direito político" é uma obra do autor suiço Jean-Jacques Rousseau, considerada por muitos como uma de suas obras-primas. Nesta obra, Rousseau expõe a sua noção de contrato social. Para Rousseau, o homem é naturalmente bom, sendo a sociedade, instituição regida pela política, a culpada pela "degeneração" dele. O contrato social para Rousseau é um acordo entre indivíduos para se criar uma sociedade, e só então um Estado, isto é, o contrato é um pacto de associação, não de submissão.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A liberdade segundo Hobbes seria prejudicial à relação entre os indivíduos, pois na falta de "freios", todos podem tudo, contra todos. A paz somente seria possível quando todos renunciassem a liberdade que têm sobre si mesmos. Hobbes discorre sobre as formas de contratos e pactos possíveis em sua obra Leviatã, apontando ser o Estado o resultado do "pacto" feito entre os homens para, simultaneamente, todos abdicarem de sua "liberdade total", do estado de natureza, consentindo a concentração deste poder nas mãos de um governante soberano. Seria necessária a criação artificial da sociedade política, administrada pelo Estado, estabelecendo-se uma ordem moral para a brutalidade social primitiva. Estes seriam alguns dos princípios que justificariam os discursos do poder absolutista ao longo da Idade Moderna. (http://www.brasilescola.com/sociologia/o-papel-estado-segundo-thomas-hobbes.htm) Analisando o texto acima podemos afirmar que para Hobbes :
	
	
	
	o poder absolutista é um erro e o governo deve ser democrático com a distribuição do poder entre todos.
	
	
	a sociedade política é uma criação natural que já existia no estado de natureza.
	
	
	o Estado é resultado de um pacto para que todos possam ter sua "liberdade total" garantida.
	
	
	quando todos renunciam a liberdade que têm sobre si mesmos inicia-se a guerra de todos contra todos.
	
	
	a criação do Estado implica na perda da liberdade individual.
	
Explicação:
Thomas Hobbes é um dos teóricos do absolutismo. No livro O Leviatã ele diz que surgimento do Estado foi resultado do "pacto" feito entre os homens para, simultaneamente, todos abrirem mão de sua liberdade, consentindo a concentração deste poder nas mãos de um governante soberano que garantiria aa paz. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O objeto de estudo da sociologia foi a principal preocupação dos primeiros grandes sociólogos, mas dentre todas as escolas de pensamento a que logrou sistematizar o pensamento sociológico foi a positivista.
A partir das aulas ministradas assinale o pensador que afirmar que o sociólogo deve investigar o tipo ideal da sociedade:
 
	
	
	
	Saint Simon.
	
	
	Karl Marx.
 
	
	
	Marx Weber.
 
	
	
	Emile Durkheim.
 
	
	
	Augusto Comte.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Observando o pensamento weberiano encontramos os tipos puros de dominação legítima. Por dominação entendemos a possibilidade de se encontrar obediência a um mandado determinado. Nesse sentido o autor formulou três tipos puros de dominação. São eles:
	
	
	
	Racional-legal, tradicional e carismática.
	
	
	Religiosa, tradicional e carismática.
	
	
	Racional-legal, tradicional e valorativa.
	
	
	Racional-legal, tradicional e burocrática.
	
	
	Racional-legal, afetiva e carismática.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O Iluminismo é um movimento que buscava na razão as explicações possíveis para os fenômenos naturais, esforçando-se para encontrar as leis, também naturais, que eram responsáveis pela existência de tais eventos. Esta nova forma de enxergar a relação entre o homem e a natureza, que está em constante movimento, fez com que se compreendesse a sociedade e suas relações também como algo passível de mudanças. Esta nova visão permitiu aos pensadores iluministas construir novos modelos sociais, políticos e econômicos. O Iluminismo caracterizava-se:
	
	
	
	Por uma dura crítica ao Antigo Regime, pela defesa da liberdade e da igualdade jurídica e pelo interesse da burguesia.
	
	
	Por ter como referência o racionalismo, por criticar um Estado altamente centralizado e por apoiar o Mercantilismo.
	
	
	Por criticar o Antigo Regime, pela defesa da liberdade e da igualdade e pelo interesse da Monarquia.
	
	
	Por criticar um Estado altamente centralizado (Monarquias Absolutas), que possuía um modelo econômico com branda intervenção deste mesmo Estado e sem influência da Igreja Católica.
	
	
	Por criticar o Absolutismo e a Igreja, por apoiar o Mercantilismo e pela defesa da liberdade e da igualdade.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os indivíduos, em estado de natureza, vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". A única lei é a lei do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar. Estas afirmações expressam a concepção de que pensador político:
	
	
	
	Rousseau
	
	
	Locke
	
	
	Marx
	
	
	Hobbes
	
	
	Weber
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		"Manifestações param o Centro do Rio. O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 ".
Os fatos descritos na reportagem retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra de um filósofo  que é considerado um dos criadores da doutrina filosófica de empirismo e um dos ideólogos do liberalismo.
Assinale a opção que indica o nome desse autor:
	
	
	
	Charles Darwin
	
	
	John Locke
	
	
	Cesare Lombroso
	
	
	Augusto Comte
	
	
	Herbert Spencer
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Na concepção de que autor o Estado existe a partir do contrato social e tem as funções que Hobbes lhe atribui, mas sua principal finalidade é garantir o direito natural da propriedade?
	
	
	
	Max Weber
	
	
	Jonh Locke
	
	
	Karl Marx
	
	
	Jean-Jacques Rousseau
	
	
	Thomas Hobbes

Continue navegando