Buscar

Resenha Responsabilidade Ambiental

Prévia do material em texto

CURSO:
	Direito
	TURNO:
	Noturno
	PERÍODO:
	10 
	TURMA:
	B
	ALUNO (A):
	
	DATA:
	01/12/2020
	TELEFONES:
	
	MATRÍCULA:
	
	ENDEREÇO DE E-MAIL:
	
Resenha Responsabilidade Ambiental
1.1 Conceito Legal de Poluidor;
O conceito decorrer da lei do meio ambiente – numero: 6.938/81 artigo 3, inciso IV: “ a pessoa física ou jurídica, de direito publico ou privado, responsável, diretamente ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental”. O conceito da lei não é poluidor ambiental e sim degradador ambiental que quer dizer aquela pessoa que macula ou corrompe o meio ambiente, e também que destrói.
O poluidor pode ser classificado como licita ou ilícita. a poluição ilicita é a destruição do meio ambiental que prejudica o equilíbrio do ecossistema, já a poluição licita ou licenciada, é quando decidido através do Sistema Nacional de Meio Ambiente estabelecendo os mínimos de sustentabilidades, não excluindo a responsabilidade do poluidor quando gera danos ambientais.
1.2 Conceito de Poluição; 
É a degradação do meio ambiente que acontece por meio de alterações físicas ou quimicas, um exemplo, quano é lançado substâncias em uma mata ou mato. Desencadeando prejuízos a saúde humana e a todos os seres vivos, e também à economia.
Também a poluição pode acontecer a processos naturais, como o dióxido de enxofre, causando a poluição do ar, e erupções vulcânicas, que lançam substâncias tóxicas no meio ambiente.
Os tipos de poluição são:
· Poluição Atmosférica – lançamento de gases toxicos de carros, fabricas, queimadas e outros.
· Poluição Hídrica – É a poluição da água por substancias como agrotóxicos, esgoto e outros, que podem prejudicar os seres vivos e também os seres humanos.
· Poluição do solo – quando é jogado substancias que prejudica a camada superficial, como o lixo, agrotoxicos e outros.
· Poluição Sonora – é causado pelo excesso de barulhos e ruidos, como volume auto de som mecanico ou automotivo e aparelhos eletronicos, causando ao ser humano cansaço, estresse, falta de concentração e outros. 
1.3 Tríplice Responsabilização Ambiental
São normas ambientais que condena os poluidores e transgressores do meio ambiente a punições que são elas: Responsabilidades Civil, Responsabilidade Penal e Administrativas.
A responsabilidade Civil quando gera danos, impõe a obrigação de reparar os danos e até mesmo pagar indenização ao meio ambiental e a terceiros.
A responsabilidade penal está previsto no artigo segundo da lei 6938/81. Um exemplo é quando um funcionário publico autoriza ou concede licença que fere as normas ambientais. O conceito da dupla imputação é quando há responsabilidade penal da pessoa jurídica e também da pessoa física, devendo ser denunciado tanto a pessoa fisica e a juridica, por que a pessoa jurídica não pode desagregar da pessoa fisica revertendo em beneficio do coletivo.
A responsabilidade Administrativa está taxada na lei 90605/98 um exemplo é o artigo 70  “Considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente”.

Continue navegando