Buscar

Prova 2 Sistema e Organização de Saúde no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Denominada como uma instância colegiada de decisão do Sistema Único de Saúde - SUS estadual, integrada paritariamente pela Secretaria Estadual de Saúde e por representantes dos Secretários Municipais de Saúde do Estado, esta instância foi criada em 1993, pela Norma Operacional Básica - NOB/93 do Ministério da Saúde, que também criou outra Comissão de âmbito nacional (que reúne os gestores federais, estaduais e municipais do SUS). Como as diretrizes do SUS estabelecem, entre outros aspectos, que o sistema de saúde deve ser descentralizado e municipalizado, regionalizado e hierarquizado, torna-se fundamental que exista integração entre todos os gestores públicos, para a discussão dos problemas e elaboração de propostas de aperfeiçoamento das ações de saúde realizadas pelo sistema em seus diferentes níveis. Na gestão pública e privada, nos deparamos com a instância que integra a administração municipal e estadual. Sobre o nome dado a esse comitê de gestores, que tem representação ligado ao governo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Adaptado de: <http://www.saude.sp.gov.br/ses/institucional/orgaos-vinculados/comissao-intergestores-bipartite-cib/apresentacao >. Acesso em: 10 nov. 2016.
	
	a) Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS).
	
	b) Conselho Estadual de Secretaria de Saúde.
	
	c) Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).
	
	d) Comissão Intergestores Bipartite Regional (CIB REGIONAL).
	 
	 
	2.
	O Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) foi o resultado de um longo processo social que visava mudar a forma como o Brasil garantia a saúde de seus cidadãos. Entretanto, muito do que a lei prevê ainda não se tornou realidade até o momento, por algumas razões. Uma delas é que certas mudanças são mais lentas do que outras porque encontram mais resistência, ou requerem decisões mais difíceis de implementar. Outras razões para que a lei ainda não tenha se cumprido de maneira plena podem ser o fato de as instituições ou profissionais envolvidos não estejam preparados ou não aceitem as mudanças previstas, ou de alguns governos não estejam de acordo com elas e evitem implementá-las. Da mesma forma, o SUS também influencia mudanças na sociedade. Hoje, por exemplo, a noção de direito à saúde é muito mais forte difundida e influenciou outras áreas sociais. Também a noção ampliada de saúde, entendida em suas determinações sociais mais gerais, é compartilhada por mais pessoas. Outro exemplo é que os municípios são hoje muito mais responsáveis pela atenção à saúde do que eram antes da implantação do SUS. Com relação ao SUS, analise as sentenças a seguir:
I- No entanto, o SUS é um sistema de saúde em desenvolvimento que continua a lutar para garantir a cobertura universal e equitativa.
II- À medida que a participação do setor privado no mercado aumenta, as interações entre os setores público e privado criam contradições e injusta competição, levando a ideologias e objetivos opostos.
III- Inúmeras inovações institucionais, com intenso processo de centralização, outorgaram maior responsabilidade a União, aliviando o fluxo de atividades atribuídas aos municípios.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	3.
	Grandes conquistas e conhecimentos foram adquiridos após a segunda metade do século XVIII, sendo que os hospitais se modernizaram e evoluíram. Em meados dos anos setenta, os hospitais representavam segurança e conforto ao doente, e seus colaboradores eram vistos com grande prestígio. Entretanto, nem todos tinham acesso aos hospitais, serviços ambulatoriais e de tratamentos por residirem em municípios distantes dos grandes centros urbanos ou até em outros estados. Na década de setenta, foi criado um modelo de grande influência dos profissionais de saúde e dos usuários. Foi o modelo chamado hospitalocêntrico. Sobre as características do modelo hospitalocêntrico, analise as opções a seguir:
I- Havia atenção básica à saúde. 
II- Centro de atenção à saúde.
III- Somente curativas.
IV- Internação única, sem práticas preventivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As opções II, III e IV estão corretas.
	
	b) As opções I, II e IV estão corretas.
	
	c) As opções I e III estão corretas.
	
	d) As opções I e IV estão corretas.
	4.
	Toda administração tem como base a utilização de informações na tomada de decisão e implantação de programas. O gestor de saúde tem disponível o Sistema de Informação de Orçamentos em Saúde - SIOPS. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O SIOPS é um banco de dados que fornece ao gestor informações sobre receitas e despesas efetuadas com a saúde. 
II- As informações do SIOPS correspondem ao Governo Federal, estadual e municipal.
III- O SIOPS é vinculado ao Ministério da Saúde.
IV- O SIOPS tem por finalidade maior a atividade fiscalizatória sobre os procedimentos dos gestores de saúde. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) Somente sentença IV está correta.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	A gestão do trabalho em saúde, seja ela nos setores públicos ou privado, trata-se de um amplo universo para se trabalhar. Quando abordamos a esfera pública, a tarefa do gestor de pessoas é proporcionar o desenvolvimento da capacidade individual, com o objetivo de atingir o benefício público. Sobre a qualidade e a importância de uma boa gestão de pessoas na saúde nos setores públicos e privados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  v  ) Além de qualificação, o trabalho de rotina na saúde requer atualizações constantes.
( f   ) Na área de saúde, trabalhar com seres humanos nem sempre é um desafio. 
(  v ) O profissional necessita não apenas preparo prático, mas também capacidade de lidar com a dor, a perda e a fragilidade apresentada pelo ser humano. 
( v   ) A rotina como costumamos chamar na área da saúde pode levar o profissional a deslizes que tanto podem colocá-lo em risco, como também seu paciente/cliente. 
(   v ) Com o intuito de buscar condições seguras e produtivas de trabalho, promover a satisfação do profissional, do sucesso da equipe, do bem-estar e gratificação do paciente/cliente e a credibilidade da unidade de saúde, a educação permanente deve ser constante.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V - F.
	
	b) F - V - F - V - V.
	
	c) V - F - V - V - V.
	
	d) F - V - V - F - V.
	6.
	O município destina um percentual dos impostos arrecadados para custear as suas ações em saúde, como também repasses recebidos do Estado e da União destinados aos programas de saúde, como atenção básica, de média e alta complexidade. Este valor é remetido para uma conta no Fundo Municipal de Saúde, que será administrado unicamente em prol da saúde. Sobre a forma como os gestores administram os valores recebidos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Informe de produção são documentos internos, apresentados quando requeridos pelos gestores.
	
	b) Deve prestar contas por intermédio de relatórios de gestão.
	
	c) Relatórios de procedimentos e atendimentos mediante apenas de solicitação do Ministério Público.
	
	d) Por se tratar de saúde públicas, dispensa um planejamento prévio de ações.
	7.
	O controle de qualidade nos hospitais é realizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), em que as infecções são avaliadas por uma comissão, relacionando a utilização dos equipamentos, limpeza, higiene, esterilização dos leitos. Para que haja um conceito de qualidade nos hospitais, o Ministério da Saúde estabelece programas de padrões de excelência. Que programa é este?
	
	a) A acreditação hospitalar é uma certificação de qualidade em saúde com padrões de excelência hospitalares, ou instituições de saúde que têm a similaridade da certificação ISO 9000,proporcionando a qualidade e os cuidados prestados aos pacientes.
	
	b) O Ministério da Saúde tem um programa de avaliação hospitalar designado à certificação dos hospitais que cumprem com as medidas de proteção ao paciente.
	
	c) O programa de certificação hospitalar é fornecido pela UNICEF, concedendo o título de reconhecimento da qualidade dos programas de saúde.
	
	d) É uma certificação hospitalar também fornecida pela ISO 9000, adquirida pela qualidade oferecida de atendimento aos pacientes, melhores instalações e aparelhagens modernas.
	8.
	O Sistema Único da Saúde (SUS) oferece serviços de atendimentos ambulatoriais, hospitalares, exames, cirurgias, distribuição de medicamentos e vacinas. Apesar disso, uma grande parcela da população está inscrita em planos de saúdes privados, mudando do serviço público para o privado. Os hospitais, em sua maioria, também atendem aos pacientes pelo SUS, disponibilizando serviços diversos. Em estudos feitos com relação à modalidade de serviços hospitalares na Europa, observou-se que os hospitais não lucrativos são a maioria. No Brasil, os serviços hospitalares possuem lucratividade, os quais são classificados três grupos gerais de hospitais. Sobre os hospitais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(v    ) Para os hospitais privados sem fins lucrativos é concedida a isenção tributária e fiscal, estes hospitais são detentores do certificado de entidades beneficentes de assistência social que é concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social.
(  f  ) Os hospitais que recebem verbas governamentais são os hospitais públicos pertencentes ao Estado que também podem efetuar cobranças pelas prestações de serviço.
(  v  ) Os hospitais gerenciados com as mesmas regras de mercado prestam serviços à população com pagamento efetuados diretamente, através de empresas conveniadas ou convênios de saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F.
	
	b) V - V - F.
	
	c) V - F - V.
	
	d) F - F - V.
	9.
	Quando se refere ao pagamento recebido pelo SUS pelos serviços prestados, os hospitais públicos ou privados deverão emitir importante documento para o efetivo recebimento dos recursos. Sobre esse documento, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Relatório de gestão.
	
	b) AIH - Autorização de Internação Hospitalar.
	
	c) Informação da quantidade de leitos.
	
	d) OSS - Orçamento da Seguridade Social.
	10.
	Muitos processos de lutas em busca da cidadania culminaram com a Declaração dos Direitos Humanos dos Estados Unidos da América do Norte, como também com a Revolução Francesa. Eventos estes que romperam o princípio de legitimidade que vigia até então. Desse momento em diante, todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para mulheres, crianças, minorias nacionais, étnicas, sexuais, etárias. Nesse sentido, pode-se afirmar que, na sua acepção mais ampla, cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Diante das informações sobre cidadania, analise as sentenças a seguir:
I- É o conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais que cada cidadão deve exercer. 
II- Direitos universais.
III- Conquista dos direitos, liberdade, fraternidade, assistência, saúde e previdência.
IV- Direito destinado ao indivíduo de participar passivamente do processo político.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: História da Cidadania. Disponível em:<http://www.espacoacademico.com.br/023/23res_pinsky.htm>. Acesso em: 1º dez. 2016.
	
	a) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) Somente a sentença IV está correta.
	
	d) Somente a sentença I está correta.

Continue navegando