Buscar

Citologia e Histologia - FOLHA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FOLHA
Todos os tecidos que estão no corpo primário da raiz também se encontram no corpo primário do caule e na folha. Ao observar o mesofilo da folha é perceptível a semelhança com o córtex do caule, esse mesofilo é a modificação do caule, para desempenhar o importante papel de síntese de substâncias orgânicas. Na folha a composição de sua estrutura se faz, por três sistemas de tecidos, o sistema dérmico, o sistema fundamental e o sistema vascular.
No pecíolo sempre o floema ocupa a região abaxial da folha, o pecíolo pode se apresentar com quatro tipos básicos de estrutura, em cilindro contínuo, em ferradura, em meia-lua e fragmentado. 
A folha apresenta a superfícies, adaxial ou ventral, próxima ao eixo da planta e abaxial ou dorsal, mais distante do eixo. Nas folhas a epiderme pode variar de uni a multisseriada, ainda pode ter variação, o formato das células, o arranjo de estômatos, a morfologia e arranjo dos tricomas. Em muitas plantas, dois tipos de parênquima clorofiliano podem constituir o mesofilo, o paliçádico e esponjoso. O parênquima paliçádico está voltado para a superfície adaxial da folha, com raras exceções. Por exemplo em plantas xerófitas (plantas que se desenvolvem no deserto) é comum a presença de parênquima paliçádico nas duas superfícies. Em folhas, onde o parênquima paliçádico aparece em um lado e o esponjoso no outro, a folha recebe a nomenclatura de dorsiventral, ou bifacial. A não distinção dos dois tipos de parênquima, tem-se folha com mesofilo uniforme, ou homogêneo.
O mesofilo abriga a grande maioria dos cloroplastos, que é encontrada nas células do parênquima paliçádico, que com sua disposição paralela das células faz uso ótimo da energia luminosa, no mesofilo, geralmente em camadas subepidérmicas, encontram-se, também, cordões de fibro-esclereídes. Nas monocotiledôneas e nas dicotiledôneas que apresentam a fotossíntese C4, em geral, as células do mesofilo dispõem-se de maneira radiada em torno da endoderme, constituindo uma coroa, daí o nome de "anatomia kranz", kranz em alemão significa “coroa”. A nervura mediana, principalmente em dicotiledôneas, apresenta uma estrutura anatômica semelhante à do pecíolo, onde se distinguem a presença da epiderme, um córtex apenas parenquimático ou contendo colênquima ou esclerênquima e uma endoderme envolvendo o sistema vascular que também apresenta grande quantidade de fibras pericíclicas. As terminações de nervura têm dupla função, que é a de transportar água e solutos dissolvidos na corrente transpiratória e absorver e translocar os produtos da fotossíntese para outras partes da planta, pelos elementos de tubo crivado. As folhas têm origem exógena e acontece por divisões periclinais nas camadas superficiais, próximas ao meristema apical caulinar, que resultam na formação de pequenas protuberâncias. As plantas são comumente classificadas como xerófitas, mesófitas que são plantas que requerem grande quantidade de umidade no solo e atmosfera relativamente úmida e hidrófitas que são as que dependem de uma abundante quantidade de água e crescem completamente, ou parcialmente, na água. Dessa forma pode-se fazer o levantamento de caracteres para cada grupo descrito acima. Os caracteres mesofíticos, são considerados caracteres gerais, a folha é dorsiventral, os caracteres hidrofíticos estão relacionados a redução dos tecidos de sustentação e vasculares, principalmente o xilema, floema abundante, presença de grandes espaços intercelulares, as folhas submersas e nas partes submersas de folhas flutuantes, a epiderme tem a função de absorção de nutrientes, a epiderme abaxial de algumas espécies de folhas flutuantes ocorrem hidropótios, estruturas secretoras que absorvem e eliminam sais, podendo ter ou não estômatos, os estômatos quando presentes ficam restritos a superfície adaxial. Os caracteres xerofíticos estão relacionados com a presença de folhas pequenas e compactadas, aumento no espessamento das paredes celulares, e da cutícula, maior densidade do sistema vascular e dos estômatos, parênquima paliçádico presente em quantidade maior que o esponjoso, ou presença apenas do paliçádico, em folhas suculentas. Em uma mesma árvore, já foram encontradas folhas consideravelmente modificadas de acordo com a quantidade de sombra. 
Especificamente me gimnospermas, as folhas, na maioria dos casos, são sempre verdes e tem caracteres xeromorfos, que permitem à planta resistir ao estresse provocado pelo frio, são uninérveas, o protoxilema fica em frente ao floema, a epiderme é formada por células de paredes muito espessadas, lignificadas, cobertas por cutícula espessa, os estômatos distribuem-se em fileiras pelas três faces da folha e se apresentam em nível inferior às demais células da epiderme, apresenta a hipoderme localizada sob a epiderme, o mesofilo é formado por parênquima clorofiliano, com a camada mais interna do mesofilo constituindo a endoderme, o sistema vascular apresenta dois cordões de xilema e floema, em torno dos quais está situado o tecido de transfusão, que se origina em parte do procâmbio e, em parte, do periciclo, o tecido de transfusão é constituído por traqueídes de transfusão e parênquima.

Outros materiais