Buscar

Resumo Célula Vegetal bin

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Célula Vegetal
 As células vegetais formam os tecidos das plantas e difere-se da célula animal porque embora tenham várias organelas em comum, a célula vegetal possui algumas organelas específicas como os cloroplastos, que lhe permitem realizar a fotossíntese.
 Existem leucoplastos incolores que armazenam amido e cromoplastos coloridos que contêm pigmentos. Um plastídio pode se transformar no outro.
Os cloroplastos são as organelas responsáveis ​​pela realização da fotossíntese. Eles contêm o pigmento clorofila, que lhes dá uma cor verde e absorve a luz, permitindo que o processo ocorra, a estrutura de um cloroplasto, são organelas membranosas, que possuem DNA próprio e são capazes de se autorreplicar. Eles têm uma estrutura semelhante à das mitocôndrias, o que é explicado pelos cientistas como um mecanismo evolutivo de simbiose entre procariotos e eucariotos.
 A parede celular ou parede celulósica é exterior à membrana plasmática que envolve a célula, é um envelope mais ou menos grosso, composto por um polissacarídeo chamado celulose, sua função é sustentar a planta, por isso também é chamada de membrana esquelética de celulose.
 Existem poros nas paredes celulósicas, por onde passam pontes muito finas de citoplasma, chamadas plasmodesmos. Através dos plasmodesmas há comunicação entre o citoplasma das células vizinhas.
 Os vacúolos são espaços, envoltos por uma membrana, nos quais podem ser armazenadas substâncias como a seiva, além disso, têm a função de regular o pH e a entrada de água, por meio do controle osmótico. Com isso, os vacúolos controlam a turgidez da célula. Nas plantas jovens, existem vários vacúolos menores que se juntam para formar um único grande vacúolo à medida que a planta cresce.
As mitocôndrias são organelas compostas por uma membrana dupla com muitas dobras, sua função é realizar a respiração celular, que produz a maior parte da energia utilizada nas funções vitais.
 O retículo endoplasmático é uma organela cujas membranas se dobram em sacos achatados. Existem 2 tipos de retículo endoplasmático, liso e rugoso.
 A principal função do retículo endoplasmático rugoso é realizar a síntese de proteínas e transportar proteínas para outras partes da célula.
 O retículo endoplasmático liso sintetiza lipídios e os transporta para diferentes partes da célula.
 O complexo de Golgi é formado por discos achatados empilhados, formando bolsas membranosas. Suas funções são: modificar, armazenar e exportar as proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso. Além disso, dá origem a lisossomos primários.
 Os lisossomos são organelas de membrana que contêm enzimas digestivas. Sua função é digerir moléculas orgânicas como lipídios, proteínas e ácidos nucléicos. Por muito tempo acreditou-se que não havia lisossomos nas células vegetais. No entanto, em material acadêmico é dito que pequenos vacúolos agem como lisossomos em células vegetais. Portanto, é importante destacar a função dessa conhecida organela nas células animais.
 Os peroxissomos são pequenas organelas que contêm enzimas oxidase em seu interior. A principal função é oxidar a matéria-prima da respiração celular, cujas reações produzem peróxido de hidrogênio e daí o nome da organela.
Deus seja louvado 🙏

Outros materiais