Buscar

Folha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A folha é uma estrutura crucial das plantas que desempenha diversas funções, sendo a principal delas a fotossíntese. Aqui estão alguns dos principais aspectos da função das folhas:
 Fotossíntese: A folha é onde ocorre a maioria da fotossíntese numa planta. A fotossíntese é o processo pelo qual a luz solar, dióxido de carbono e água são convertidos em oxigênio e glicose. A glicose serve como fonte de energia para a planta.
 Transpiração: A folha também ajuda a regular a transpiração, ou a perda de água para a atmosfera. Este processo ajuda a resfriar a planta e também ajuda a conduzir a água através da planta.
 Respiração: As folhas também respiram. Durante o dia, elas liberam oxigênio como produto da fotossíntese. À noite, no entanto, elas respiram como qualquer outro organismo multicelular, inalando oxigênio e exalando dióxido de carbono.
 Regulação da temperatura: As folhas também ajudam a regular a temperatura da planta ao ajustar a taxa de transpiração.
A estrutura da folha é adaptada para essas funções. Por exemplo, a superfície verde contém cloroplastos para a fotossíntese, a epiderme é coberta com uma cera para minimizar a perda de água, e os estômatos na parte inferior da folha permitem que o dióxido de carbono entre e o oxigênio saia.

Outros materiais