A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
27 Questões Instituições em farmácia (com gabarito)

Pré-visualização | Página 1 de 3

INTRODUÇÃO À PROFISSAO – INSTITUIÇÕES EM FARMÁCIA 
0. Qual a instituição criada pela Lei n.º 3.820, de 11/11/1960?
A. Agência Nacional de Vigilância Sanitária
B. Repartição Sanitária
C. Associação Brasileira de Farmácia
D. Sindicato de Farmacêuticos
E. Conselhos de Farmácia
1. Acerca da Lei no 3.820/1960, assinale a alternativa correta.
A. Os Conselhos Regionais detêm a atribuição de fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei, bem como enviando às autoridades competentes relatórios documentados quanto aos fatos que apurarem e cuja solução não seja da respectiva alçada.
B. No prontuário do profissional de Farmácia, é vedada a anotação de elogios.
C. Os Conselhos Regionais de Farmácia estão isentos de prestar contas perante o Tribunal de Contas da União; tal obrigação compete ao Conselho Federal.
D. Doações e legados não podem compor a renda do Conselho Federal.
E. O farmacêutico não pode exercer temporariamente a profissão em jurisdição não abarcada pelo Conselho Regional em que esteja inscrito.
2. Conforme a Lei nº 9.782/99, que define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências pode-se afirmar que é competência da vigilância sanitária:
A. Arrecadar e não administrar a taxa de fiscalização.
B. Administrar e não arrecadar a taxa de fiscalização.
C. Conceder e não cancelar o certificado de cumprimento de boas práticas de fabricação.
D. Interditar locais de venda de produtos relativos à saúde que oferecem iminente risco à saúde.
3. A Lei nº 9.782, 26 de janeiro de 1999, define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. São componentes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, exceto:
A. Órgãos Municipais de Vigilância Sanitária.
B. Órgãos Estaduais de Vigilância Sanitária.
C. Secretaria Nacional de Atenção à Saúde.
D. Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS).
4. Assinale a alternativa que indique uma atribuição do Conselho Federal de Farmácia, conforme previsto na Lei nº 3.820/60, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia.
A. Aprovar os regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais, cabendo as modificações necessárias exclusivamente aos Conselhos Regionais, a fim de manter a unidade de ação.
B. Julgar em primeira e última instância os recursos das deliberações dos Conselhos Regionais.
C. Organizar o Código de Deontologia Farmacêutica.
D. Publicar relatórios, a cada seis meses, de seus trabalhos, assim como a relação de todos os profissionais registrados.
E. Realizar reuniões trimestrais, em cada Conselho Regional de Farmácia, para o estudo de questões profissionais de interesse nacional.
5. De acordo com o disposto na Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, é da competência da união no âmbito do sistema nacional de vigilância sanitária:
A. Definir o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica.
B. Acompanhar e coordenar as ações estaduais, distrital e municipais de vigilância sanitária.
C. Normatizar, controlar e fiscalizar produtos, substâncias e serviços de interesse para a exportação.
D. Não exercer a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, podendo essa atribuição ser supletivamente exercida pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios.
6. A Lei Federal nº 9.782/1999 definiu o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em sua redação define as competências e deveres da ANVISA. Quanto aos deveres da ANVISA, segundo a referida lei, analise.
I. Promover a revisão e atualização periódica da farmacopeia.
II. Monitorar a evolução dos preços de medicamentos, equipamentos, componentes, insumos e serviços de saúde.
III. Fomentar o desenvolvimento de recursos humanos para o sistema e a cooperação técnico‐científica nacional e internacional.
IV. Estabelecer normas e padrões sobre limites de contaminantes, resíduos tóxicos, desinfetantes, metais pesados e outros que envolvam risco à saúde.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A.II, apenas.
B.IV, apenas.
C.I, II, III e IV.
D.I e III, apenas.
7. De acordo com a Lei Federal n o 9.782/1999, em especial seu art. 8o, parágrafo 1o, estão dispensadas(os) de controle pela Anvisa as (os):
A. águas envasadas.
B. produtos fumígeros (cigarros, cigarrilhas, charutos etc).
C. cosméticos.
D. equipamentos de diagnóstico por imagem.
E. bebidas alcoólicas.
8. A Lei nº 3.820/60 cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia. Assinale, a seguir, uma atribuição que não seja inerente aos Conselhos Regionais.
A. Registrar os profissionais de acordo com a presente lei e expedir a carteira profissional.
B. Examinar reclamações e representações escritas acerca dos serviços de registro e das infrações desta lei e decidir.
C. Fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei, bem como enviando às autoridades competentes relatórios documentados sobre os fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada.
D. Providenciar, no sentido de notificar às autoridades competentes, o exercício ilegal da medicina.
E. Sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à regularidade dos serviços e à fiscalização do exercício profissional.
9. De acordo com a Lei Federal no 9.782/1999, que define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), assinale a alternativa correta.
A. Compete diretamente ao Ministério da Saúde estabelecer normas e padrões quanto a limites de contaminantes, resíduos tóxicos, desinfetantes, metais pesados e outros que envolvam risco à saúde; no tocante a essas normas, compete à Anvisa apenas fiscalizar o respectivo cumprimento.
B. A coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária compete diretamente à Presidência da República.
C. Compete à Anvisa conceder registros de produtos, segundo as normas de sua área de atuação.
D. A concessão e o cancelamento do certificado de cumprimento de boas práticas de fabricação competem à Agência Nacional de Saúde.
E. É vedado à Anvisa delegar aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a execução de quaisquer das atribuições que lhe foram concedidas pelo referido diploma legal.
10. De acordo com o Artigo 8° da Lei 9.782 de 26 de janeiro de 1999, incumbe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, respeitada a legislação em vigor, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam riscos à saúde pública. Assinale a alternativa que indica de forma errada os bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária pela Agência:
A. Medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias.
B. Alimentos, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares, limites de contaminantes orgânicos, resíduos de agrotóxicos e medicamentos veterinários, exceto bebidas e águas envasadas.
C. Cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.
D. Conjuntos, reagentes e insumos destinados a diagnóstico.
11. Com relação às disposições constantes na Lei n° 9.782/1999, compete à União no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária:
A. Normatizar, controlar e fiscalizar produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde.
B. Definir a política regional de vigilância sanitária.
C. Definir o Sistema local de Vigilância Sanitária.
D. Exercer exclusivamente a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras.
E. Manter sistema de informações em vigilância sanitária, em cooperação com os países da américa latina.
12. Somente aos membros inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia será permitido o exercício de atividades profissionais farmacêuticas no País. Conforme disposto na Lei nº 3.820/60, em seu art. 15, para inscrição no quadro de farmacêuticos dos Conselhos Regionais é necessário, além dos requisitos legais de capacidade civil, atender aos que seguem abaixo, exceto:
A. ser diplomado ou graduado em Farmácia por Instituto de Ensino Oficial ou a este equiparado.
B. ter licença, certificado ou título, passado por autoridade competente,