Buscar

QUESTIONARIO SIST DE PROTEÇÃO CONTRA EFEITOS DO GELO E DA CHUVA E CONTRA FOGO(CEL)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA – UNICEP
SIST. DE PROTEÇÃO CONTRA EFEITOS DO GELO E DA CHUVA E CONTRA FOGO(CEL)
PROF. Edson Batista
ATIVIDADE AVALIATIVA 
Elaborar 20 questões sobre a matéria proposta:
1 - O que é um sistema antigelo?
Antigelo é um sistema usado para impedir a formação do gelo, ou seja, antes de sua formação; sua função é impedir a própria formação do gelo. Neste caso, o sistema de controle contra a formação de gelo será chamado de antígelo.
2 - Quais são os lugares mais comuns a formação de gelo em aeronaves?
superfícies de comando, bordos de ataque da asa, estabilizador vertical e horizontal, hélices, entrada do ducto de ar dos motores, pára-brisas, antenas do sistema de comunicação, tomadas de temp. tomadas de pressão atm, e sistemas de navegação.
3 - Defina gelo vidrado?
Uma nuvem, com partículas de água líquida,chocando-se contra as superfícies da aeronave, forma gelo sólido ou vidrado (glaze ice), este tipo de gelo não se desprende da superfície com facilidade alterando assim seu perfil aerodinâmico. Sua formação dá-se em nuvens cumuliformes com temperaturas variando de 0 à -10°C. ex: pode ser observado em bandejas de um refrigerador.
4 - Defina gelo granulado?
Também chamado de gelo opaco, se forma com nuvens estratiformes entre -10 à -20°C, estas gotículas de água já estão congeladas na formação da nuvem que ao sofrerem o impacto com a superfície da aeronave se prendem a ela formando um aspecto aerado.
5 - para a aviação qual a formação de nuvem mais perigosa? 
Cumulonimbus - Essa nuvem é formada por gelo na parte superior, gelo e água no meio e água na parte inferior.
6 - como é feito o degelo de uma aeronave quando se encontra em solo?
quando a aeronave não dispõe do sistema de degelo do ar sangrado dos motores, essas aeronaves que operam em regiões de frios extremos utilizam um sistema de apoio de degelo em solo, que consiste em: equipamentos especializados para jatear fluidos a base de álcool (etileno glicol) removendo o gelo já formado e protegendo a superfície por mais 30min até a decolagem. caso esse produto seja aplicado e a aeronave não decole no intervalo de 30min, deverá ser aplicado o produto antigelo novamente.
7 - quais são os dois sistemas pneumáticos utilizados para evitar a formação de gelo em superfícies?
O sistema de degelo permite que o gelo se forme para, depois, quebrá-lo. O sistema antigelo sequer permite a formação do gelo.
8 - Quais são os sistemas de eliminação dos efeitos da chuva?
limpadores de pára-brisas com acionamento elétrico, limpadores de pára-brisas hidráulicos, sistema de remoção de chuva a base de jatos de ar pressurizado, sistema de remoção de chuva a base de repelente de chuva - (produto químico borrifado constantemente sobre o pará-brisa).
9 - Em relação aos sistemas de proteção contra fogo nas aeronaves, deve-se:
detectar o mais rápido possível o princípio do fogo, motivo pelo qual são fabricados diversos sensores que acionam alarmes assim que houver uma pequena chance de acontecer um incêndio, extinção da ameaça por meio de elementos químicos, eliminando um dos três elementos da formação do fogo.
10 - Para se detectar o início de fogo, diversos sensores são criados a todo momento. Quais métodos são usados?
detectores de aumento da razão de temperatura; detectores sensores de radiação; detectores de fumaça; detectores de superaquecimento; detectores de monóxido de carbono; detectores de vapores de combustível; detectores de fibra ótica; observação pela tripulação ou passageiros.
11 -Quais as exigências de um sistema de detecção de fogo?
Um sistema ideal deve possuir as seguintes características com vistas ao atendimento das exigências de segurança:
não causar falsos alarmes sob qualquer condição de vôo; indicação rápida de fogo ou fumaça e sua exata localização; precisão na indicação de que o fogo foi extinto; indicação de que o fogo foi reativado; indicação contínua da duração do fogo; possibilidade de testar eletricamente o sistema detector desde a cabine da aeronave; detectores resistentes a danos causados por exposição a óleo, água, vibração, temperaturas extremas e manuseio; detectores que tenham pouco peso e sejam facilmente adaptáveis em qualquer posição de montagem; detectores instalados em circuitos operados diretamente do sistema de força da aeronave sem inversores; exigências mínimas de corrente elétrica quando não houver indicação de fogo; cada sistema detector deverá acender uma lâmpada na cabine, indicando a localização do fogo ou fumaça e deverá ter um sistema de alarme sonoro; um sistema detector separado para cada motor.
12 - Quais os Sistemas de detecção de fogo e de fumaça mais comuns?
Os sistemas detectores de uso mais comum são o sistema de interruptor térmico, sistema de par térmico, sistema de circuito contínuo, sistema de elemento contínuo, detector de fumaça por ionização e detector fotoelétrico.
13 - Defina Sistema de interruptor térmico.
É um sistema de alerta que acenderá uma lâmpada ou fará soar uma campainha. O interruptor é instalado em um local sensível ao fogo, assim que a temperatura começar a subir, ele fecha o circuito e acende a lâmpada de aviso de início de fogo.
14 - Defina Sistemas de par térmico.
Este sistema é utilizado para detectar um sobreaquecimento em algum equipamento. Na aviação, ele é empregado na indicação da temperatura nos motores, a fim de que estes possam operar dentro de limites especificados pelo fabricante.
15 - Como funciona o Sistema detector de circuito contínuo?
O sistema de circuito contínuo utiliza condutores envolvidos com um material de proteção, formando um termistor, ou seja, sua resistência elétrica diminui à medida que sofre aquecimento, fechando o circuito de alarme de fogo. Ocorrendo um princípio de fogo, o aumento da temperatura é sentido na área onde está instalada a fiação do sistema. Como a resistência cai proporcionalmente ao aumento da temperatura, ocorre um desbalanceamento da resistência elétrica através da fuga de corrente elétrica no condutor que está ligado ao fio terra. Essa diminuição da resistência gera um sinal à unidade de detecção, informando que houve um desbalanceamento na resistência elétrica. A unidade de detecção de incêndio monitora esta resistência e envia um alerta de incêndio ao painel da aeronave.
16 - o que é detecção por Sistemas de elementos contínuos?
O modelo de sistema Lindberg é um exemplo de elemento contínuo que funciona por meio de pressão pneumática. Ele é composto por uma fiação fechada hermeticamente, que possui em seu interior um gás sensível à temperatura e, em uma extremidade, um diafragma que será o interruptor de fechamento dos contatos do sistema. Quando ocorre um superaquecimento na área onde está a tubulação do sistema, o gás internamente expande, aumentando a pressão na área do diafragma e fazendo com que os contatos elétricos se fechem. Aciona-se, em seguida, o aviso de fogo que, normalmente, é uma luz ou campainha no painel de comando do sistema de proteção contra fogo. O sistema ainda incorpora um interruptor de teste, para examinar o sistema nas manutenções operacionais previstas nos manuais técnicos de manutenção da aeronave.
17 - Qual o principio de funcionamento dos Detector de fumaça fotoelétricos?
São os que funcionam por meio de uma fotocélula e de uma fonte de luz, se houver um princípio de fogo, esses ambientes geram muita fumaça, que bloqueará o facho de luz até a fotocélula, gerando um sinal para o alarme de fogo.
18 - Explique a arquitetura do sistema Detector de fumaça fotoelétrico:
A arquitetura do sistema é feita com uma série de detectores, os quais garantem segurança para um falso alarme. Geralmente, é necessário o sinal de mais de um dos detectores para que o alarme seja acionado.
19 - Qual a classificação mais comum utilizada para agentes extintores?
Os agentes mais comuns utilizados são classificados em dois tipos: o hidrocarboneto halogenado e o gás frio inerte.
20 - explique os tipos de agentes extintores Hidrocarboneto Halogenado e Gás frio inerte:
Os agentes halogenadosnão contêm átomos de hidrogênio no composto, sendo mais estáveis no calor associado ao fogo e considerados mais seguros. É provável que atuem como uma interferência química no processo de combustão, entre o combustível e o oxidante, fazendo um resfriamento químico.
O gás frio inerte age eliminando o oxigênio do processo. Os gases mais eficientes e mais usados como agentes extintores são dióxido de carbono (CO2) e nitrogênio (N), este último encontrado nas formas líquida e gasosa.