Buscar

Psicologia Trabalho Organização

Prévia do material em texto

POT 17
PERGUNTA 1
· A burocracia é uma forma de organização do trabalho que Weber identificou como espaço de poder de controle, previsibilidade e eficiência. Tal tipo de organização caiu sob medida na sociedade industrial, de ambiente bem mais estável. Mas alguns autores salientam sobre as consequências indesejadas da burocracia, a que chamou de “disfunções” (VERGARA, 2006).
· Sobre estas disfunções, assinale a alternativa em que todas mencionadas são referentes as disfunções:
· 
	
	A.
	Papelada, posição hierárquica como base do processo decisório, liderança, flexibilidade, empatia.
	
	B.
	Posição hierárquica como base do processo decisório, intuição, jogo da informação e poder condigno.
	
	C.
	Exagerado apego a regras e regulamentos, conflito entre regras formais e as informais, papelada, ritualismo,resistência a mudança. X
	
	D.
	Ritualismo, legitimidade, comunicação social, exibição de sinais de autoridade.
	
	E.
	Atrito com o público, poder da mente flexível, engajamento, intuição, flexibilidade.
PERGUNTA 2
· Liderança e poder são elementos interligados no processo de influenciar pessoas, sendo que o poder é a força no direcionamento dos sistemas e das situações sociais, por meio dos recursos organizacionais, e pode se classificar em diferentes tipos no ambiente organizacional. O poder inerente à estrutura organizacional, como um cargo ou uma função pré-definidos e compartilhados na cultura da empresa, corresponde ao poder 
· 
	
	A.
	de referência.
	
	B.
	de recompensa.
	
	C.
	Legítimo. X
	
	D.
	de especialização.
	
	E.
	coercitivo.
PERGUNTA 3
· A expressão “casamento extraconjugal” reúne a ideia de casamento, que implica padrões tradicionais de conjugabilidade, deveres e responsabilidades, e a ideia de extraconjugal, ligação intensa, apaixonada, prazerosa e carregada da noção de ilegalidade. Os casamentos contemporâneos teriam por objetivo alcançar um modelo que combinaria as duas modalidades, “com a obsessão moderna de ganhar de todos os lados, ao mesmo tempo, sem nada sacrificar de suas possibilidades”, ou seja, um casamento extraconjugal (DAVEL e VERGARA, 2014, p. 225).
· Sobre as características e desdobramentos das inter-relações entre amor e trabalho, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA
· 
	
	A.
	Referente ao critério duração da vida em comum, as relações amorosas não sofreram transformações comparando o modelo do casamento tradicional com o modelo do casamento extraconjugal.
	
	B.
	Referente ao critério finalidades da união, as relações de trabalho apresentam tanto no modelo de organização moderna quanto contemporâneo apenas as preocupações econômicas e de segurança.
	
	C.
	Referente ao grau de fidelidade, tanto as relações amorosas quanto as de trabalho sofreram mudanças. A fidelidade é um pressuposto negociado nos modelos contemporâneos (casamento extraconjugal e organização contemporânea) X
	
	D.
	Referente a expressão dos sentimentos, o afeto sempre foi contido, tanto nas relações amorosas e de trabalho, quanto nos diferentes modelos que constituem estas relações (tradicional e contemporâneo).
	
	E.
	Referente a diferenciação das funções, nas relações de trabalho as funções (papeis entre homens e mulheres) sempre foram flexíveis, polivalente, iguais e simétricas, independente dos modelos tradicionais ou contemporâneos.
PERGUNTA 4
· Apoiando-se em André Béjin (1986), Tonelli (2014) explora alguns conceitos que permitem estabelecer um diálogo entre as características das relações amorosas e o comportamento das pessoas no mundo do trabalho. Eles descrevem como os casais regulamentam suas relações amorosas hoje, diferentemente do passado, segundo um novo padrão de comportamento que o autor denominou de “casamento extraconjugal”.
· Sobre essa expressão “casamento extraconjugal” assinale a alternativa correta referente ao seu significado.
	
	A.
	A ideia de um casamento tradicional marcado por uma unidade econômica, de produção e reprodução com papeis bem demarcados entre os parceiros e com tarefa especializadas para cada um.
	
	B.
	A ideia de um casamento tradicional, onde os parceiros visavam à fecundação, ao respeito, à segurança, à continuidade da família; nas paixões, a entrega ao outto, o prazwer sem os deveres.
	
	C.
	Reúne a ideia de casamento, que implica padrões tradicionais de conjugabilidade, deveres e responsabilidades, e a ideia de extraconjugal, ligação intensa, apaixonada, prazerosa e carregada da noção de ilegalidade. X
	
	D.
	A ideia de casamento tradicional, onde as manifestações públicas do afeto eram parcimoniosa.
	
	E.
	A ideia de uma relação extraconjugal furtiva, supondo que seja breve, fugaz, raramente prolongada como o casamento, ou, pelo menos, não há compromisso com sua durabilidade e desdobramento no tempo.

Continue navegando

Outros materiais