Buscar

SLIDES DHAINEY

Prévia do material em texto

DIREITO À LAZER
DIREITO À LAZER
O direito ao lazer é assegurado a todos os cidadãos brasileiros na Constituição da República Federativa do Brasil em seu artigo 6º, o que estabelece ao Estado uma ordem para que possa proporcionar a todos a satisfação deste direito. 
HOMEM E LAZER
O lazer é designado ao homem por direito constitucional que visa assegurar o bem estar do cidadão, pois todo homem tem o direito de desfrutar de sua retribuição financeira obtida com a venda de seu trabalho 
QUE TIPOS DE LAZER TEMOS DIREITO?
O lazer contribui para expansão do ser humano na sua essencialidade, com a libertação para convívio familiar, confraternização com amigos e praticas esportivas, culturais , ao estudo que o condiciona a um crescimento pessoal, familiar e social.
BIBLIOGRAFIA
AMBITO JURIDICO. O Direito ao Lazer na Formação do Homem Social. Disponível em: âmbitojurídico.com.br>. Acesso em 16/11/2020.
DUMAZEDIER, Jofre. Lazer e Cultura Popular. São Paulo, Perspectiva, 1976.
Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/lazer/Acesso em 16/11/2020
 
LUNARDI, Alexandre. Função social do direito ao lazer nas relações de trabalho. São Paulo: Editora LTr, 2010.
DIREITO HUMANO À MORADIA 
UM DIREITO SOCIAI - ARTIGO 6º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.
 O direito à moradia encontra-se consagrado no Texto Constitucional, artigo 6º, caput. O referido direito foi introduzido na Nossa Lei Maior por força do disposto na Emenda Constitucional de nº 26, de 14 de fevereiro de 2000.
 Com a inclusão do direito a moradia no rol dos direitos elencados no artigo 6º, o Estado torna-se obrigado, a assegurar a todos, não somente o direito a moradia, mas sim a uma moradia de qualidade
DIREITO DE MORAR
 O direito à moradia nos foi conferido um tratamento especial com o reconhecimento do direito à moradia digna das populações, inclusive das de baixa renda que ocupam áreas urbanas há mais de 05 (cinco) anos; que vivem em assentamentos informais, bem como áreas de riscos, como loteamentos populares e favelas.
POLÍTICAS PÚBLICAS E DIGNIDADE DE MORADIA
ESSAS SÃO ALGUMAS DAS AÇÕES CONHECIDAS POR PROMOVEREM DESENVOLVIMENTO LOCAL E INCENTIVAREM A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E ECONÔMICA.
 O Estado deve implantar políticas públicas efetivas, com vasto empenho orçamentário e ações concretas inteiramente voltadas ao resgate de moradores de rua, à erradicação de favelas e de moradores de risco.
 Um Estado Democrático de Direito designado a garantir o exercício de direitos sociais e individuais para os seus cidadãos não pode olvidar que dentre os direitos sociais esteja o da moradia, posto que esta é um elemento fundamental para o exercício dos demais direitos do cidadão.
BIBLIOGRAFIAS
 
AMBITO JURIDICO. Direitos Sociais: Direito à Moradia. Disponível em: ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-constitucional/direitos-sociais-direito-a-moradia/#:~:text=O%20direito%20à%20moradia%20digna,em%20seu%20artigo%206º%2C%20caput. Acesso em 10/11/2020
ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS
A assistência aos desemparados consta como direitos humanos, que são responsáveis por segurar que todos os seres humanos nascem livres, iguais em dignidade e em direitos. Portanto, foi criado no Brasil a Constituição Federal de 1988, que visa garantir os direitos fundamentais, entre eles, está a assistência aos desamparados que é materializado nos termos do art. 203, que estabelece a assistência social a quem necessitar. 
OBJETIVO
O objetivo e mostrar os direitos fundamentais e direitos sociais, para debater no assunto sobre a assistência aos desamparados da Constituição Federal de 1988, desde o principio da aplicação, quanto do direito público subjetivo, procurando entender a problemática dos direitos visando mostrar os pontos positivos para alcançar o bem-estar da população. O direito sociais são asseguradas pela Constituição Federal de 1988, em seu art. 6, a Carta da Constitucional menciona os direitos fundamentais como direito a vida, a liberdade, a igualdade, entre outros. Quem visam um avanço na busca pela igualdade social. 
Politicas Públicas em Assistências aos Desamparados
 
As políticas públicas funcionam como instrumentos de união e empenho, em torno de objetivos comuns, que estruturam uma coletividade de interesses, se tornando um instrumento de planejamento, racionalização e participação popular. Assegura os direitos sociais do cidadão são necessários um conjunto coerente de ações e iniciativa do poder publico a da sociedade, que irão garantir , através das politicas sociais , os direitos referentes à saúde, à assistência e à previdência.
A assistência aos desamparados é em defesa da cidadania o ordenamento jurídico ao poder publico o dever politico constitucional, de cumprimento, de todas as dimensões da organização federativa , de proporcionar às pessoas amparo a assistência aos desamparados, através de um conjunto de medidas associadas a solidariedade humana.
BIBLIOGRAFIAS
 
SILVA, Jose Afonso da. Curso de Direitos Constitucional Positivo. 18. Ed., SP: Malheiros, 2000.
A Assistência como Direito Social e suas implicações Jurídicas uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170601132241.pdf> Acesso em 24/11/2020
DIREITO À PREVIDÊNCIA SOCIAL
 O direito á previdência social está nos artigos 201 e 202, garantindo a seguridade social, dos indivíduos segurado e seus dependentes em caso de doença, invalidez, morte, velhice e reclusão, por meio de benefícios e de prestação de serviços de contribuição previdenciária.
 O direito previdenciário é um direito público voltado para regulamentação da seguridade social, sob responsabilidade do Estado, que possui métodos, objetivos e princípios próprios, além de leis especificas. O objetivo é justamente disciplinar a previdência social, regulamentando a relação jurídica complementar de beneficiários e de custeio.
QUEM TEM DIREITO A PREVIDÊNCIA SOCIAL ?
Para ter direito aos serviços da Previdência Social, o trabalhador deve se encaixa nos critérios definidos pelo Governo Federal.
	A previdência social garante benefícios paga pelo Governo Federal, em troca de ter contribuído durante sua vida profissional em certo período. Todos os trabalhadores tem direito a este benefício e a outros serviços oferecidos pelo órgão ligado á previdência social, chamada de Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
	Estes serviços se englobam:
Aposentadoria
Salário Maternidade
Auxílio-doença
Pagamento por invalidez
Pensão por morte e outros
POLÍTICAS PÚBLICAS NA PREVIDÊNCIA SOCIAL
As políticas públicas precisa ser inclusiva e eficiente, tendo em vista o exercício pleno de cidadania, significa atender à maioria da população, que necessita dos serviços públicos.
Através das políticas públicas o Estado tem como objetivo a materialização dos direitos constitucionalmente garantidos. A concretização dos direitos fundamentais depende das políticas públicas para serem efetivadas. Portanto, o direito à previdência é um órgão sob responsabilidade do poder público.
	De tal modo, a satisfação do interesse social dependerá da implementação de políticas públicas bem definidas e projetadas para atingir um maior contingente de pessoas com mais eficiência e igualdade.
As políticas públicas podem ser entendidas como um conjunto de planos voltados a intervenção do domínio social, por meio dos quais são traçados as diretrizes e metas a serem fomentadas pelo Estado, sobretudo a implementação dos direitos fundamentais disposto na Constituição.
REFERÊNCIAS
MORAIS, Océlio de Jesus C. Competência da Justiça Federal do Trabalho e a efetividade do direito fundamental à previdência. São Paulo: LTr, 2014.
SILVA, J. A. da. Comentário contextual à Constituição. 9. ed. Editora Malheiros, 2014.
SALES, J. M. A. de; PACHÚ, C. O. Direitos sociais e as políticas públicas como mecanismo de efetivação. In: PACHÚ, Clésia Oliveira (Org.). Direitos sociais: o artigo 6º da Constituição Federal e sua efetividade. Campina Grande: EDUEPB, 2015.

Continue navegando