Buscar

Redação modelo: Educação Indígena no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tema: Educação indígena no Brasil – desafios atuais
	José de Alencar, Gonçalves Dias e outros autores do romance indianista retrataram os povos indígenas como figuras heroicas e representantes legítimos do Brasil. Todavia, caso tais escritos fossem refletidos atualmente, não passariam de uma utopia, pois o apagamento da imagem do índio no Brasil é uma realidade cada vez mais presente, que fica exposta na ineficiência da educação indígena no país, sendo um desafio em questão. Nessa perspectiva, convém analisar os fatores que favorecem a inercial problemática.
	A dificuldade de inclusão escolar do índio é, de fato, um empecilho. Um estudo feito pelo antropólogo Everaldo Guimarães afirma que os livros encontrados em escolas sobre os indígenas, como a obra “Caramuru”, define esses povos como cruéis, selvagens e primitivos. Nesse contexto, a sociedade tende a observar o índio pelo ponto de vista estereotipado, o que contribui, certamente, com o receio de conviver com o indígena de maneira igualitária, usufruindo dos mesmos direitos e espaços públicos e, consequentemente, dificultando a inserção desse grupo em escolas e universidades. Logo, a efetivação e defesa de mecanismos de inclusão e tolerância devem ser preconizados.
	Outrossim, é notório que o etnocentrismo exacerbado presente na sociedade é um fator recrudescente na educação indígena. No período colonial, os jesuítas impuseram sua cultura cristã europeia sobre os índios pela catequização. Nesse contexto, a cultura da sociedade moderna também é imposta a esse grupo à medida que os centros educacionais não procuram se adaptar aos costumes indígenas, como a língua, intrincando a integração do índio ao ambiente escolar e acadêmico e impulsionando os sentimentos etnocentristas e xenofóbicos. É necessário, portanto, que a discrepância cultural seja interligada pelo respeito em detrimento do sentimento de superioridade. 
	A educação da população indígena no Brasil enfrenta desafios, por conseguinte, medidas devem ser adotadas. Para isso, convém à ONGs de Apoio ao Índio, por meio de palestras e rodas de conversa, em escolas e universidades, incentivar o processo de inclusão indígena na sociedade, a fim de que compreende-se que o índio possui os mesmos direitos e deveres e não é distinto de nenhum outro cidadão. Ademais, o Ministério da Educação deve promover, com programas de capacitação, o ensino da língua indígena para o educador que lecionar em tribos, com o intuito de facilitar a comunicação e valorizar a identidade desse povo. Com essas medidas, a realidade brasileira distanciar-se-á da vivida pelos antigos indígenas no século XVI.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina