Buscar

Aap3 - Fundamentos de Investigação e Criminalística

Prévia do material em texto

5
Aap2 - Fundamentos de Investigação e Criminalística
1)
Para a teoria do processo penal constitucional, o legislador originário teria elevados diversos princípios processuais ao status de direitos fundamentais com previsão expressa na Constituição, formando um ambiente ideal de discurso. O objetivo era justamente tornar essas garantias cláusulas irrenunciáveis no processo para que autoridades públicas (e uma maioria parlamentar) não as dispensassem por interesses circunstanciais em detrimento do interesse dos acusados em geral que precisam de uma proteção contra a arbitrariedade, principalmente, em momentos de pressão ou comoção popular.
Qual princípio descrito abaixo, embora seja uma garantia, não tem previsão expressa na Constituição?
Alternativas:
· a)
Juízo natural
· b)
Duplo grau de jurisdição
Alternativa assinalada
· c)
Ampla-defesa
· d)
Contraditório
· e)
Direito ao silêncio
2)
Pastor Jésus Reis foi eleito deputado federal pelo Partido Universal Cristão e propôs a criação de tribunal canônico do Estado para julgar crimes cometidos pelos representantes eclesiásticos no exercício ou não de suas funções. Assim, quando um autor do delito fosse um membro de qualquer crença religiosa (católica, evangélica, espírita, muçulmana), os réus seriam julgados por estes crimes no Tribunal Canônico. Contudo, o projeto previa ainda que o tribunal seria competente para apreciar inclusive os fatos ocorridos antes da sua instituição.
Com base nos conhecimentos adquiridos no livro didático e nos demais materiais, é possível afirmar que o tribunal recém criados só poderá julgar delitos ocorridos após a sua instituição sob pena de violar o princípio do(a)
Alternativas:
· a)
Acusatório
· b)
Duplo-grau de jurisdição
· c)
Juízo natural
Alternativa assinalada
· d)
Estado de inocência
· e)
Isonomia
3)
I - Trata-se do princípio que permite ao acusado ser informado sobre os atos e decisões proferidas no processo e que podem contrariar seus interesses;
II - Trata-se do princípio que obriga a presença de um advogado para acompanhar o acusado durante o trâmite de um processo-crime
III - Trata-se do princípio que determina a divisão de funções entre os sujeitos processuais (acusação, defesa e juiz)
Considerando os conceitos e conhecimentos já adquiridos até aqui, identifique qual opção abaixo se amolda às definições acima:
Alternativas:
· a)
Direito ao silêncio, estado de inocência, simétrica paridade
· b)
Acusatório, Nemo tenetur se detegere, imparcialidade
· c)
Ampla-defesa, contraditório, acusatório
· d)
Contraditório, ampla defesa, acusatório
Alternativa assinalada
· e)
Isonomia, in dubio pro reo, igualdade
4)
I  - Em razão do princípio da ampla-defesa, o acusado pode escolher defender-se sozinho sem a presença de um defensor durante a fase processual.
II - O contraditório permite que as partes não apenas possam ser informadas sobre os atos executados no processo como também elas se manifestem anuindo ou contrariando os termos da decisão.
III - O princípio da simétrica paridade entre as partes é aquele que determina o equilíbrio entre os meios probatórios disponibilizados entre as partes no processo penal. 
De acordo com a concepção mais moderna do direito, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)
Apenas I está correta;
· b)
Apenas III está correta;
· c)
Apenas I e II estão corretas;
· d)
Apenas II está correta;
· e)
Apenas II e III estão corretas
Alternativa assinalada
1)
A distância dos tiros é definida a partir da boca da arma e o alvo (que pode ser tanto um objeto quanto uma pessoa).
A tabela a seguir apresenta as distâncias de tiro e suas descrições:
 
	Distância de tiro
	Descrição
	I. Tiro encostado.
	A. É aquele quando o cano da arma se apoia no alvo.
	II. Tiro a curta distância.
	B. É aquele em que a perfuração se situa dentro da região atingida pelo projétil, embora possa haver fragmentos destes ou lesões provocadas pela pólvora comburida ou incombusta.
	III. Tiro distante.
	C. É aquele em que a deflagração do disparo ocorre de 20 a 30 cm entre a arma e o corpo da vítima.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
Alternativas:
· a)
I-A / II-B / III-C
· b)
I-A / II-C / III-B
Alternativa assinalada
· c)
I-C / II-B / III-A
· d)
I-B / II-A / III-C
· e)
I-B / II-C / III-A
2)
As armas de fogo possuem o seguinte mecanismo de funcionamento: o projétil é inserido na parte de trás da arma e será lançado para frente, pela pressão de gases em expansão produzidos por uma carga propelente em combustão. Assim que se produz o tiro, o projétil é lançado com força, rapidez e também com gases, chamas, fumaça e vestígios de pólvora. Outro fator importante para o estudo da balística é o calibre da arma utilizada que é a medida do diâmetro interno do cano de uma arma. Nas armas de cano com alma raiada deve-se fazer distinção entre calibre real, calibre do projétil e calibre nominal.
Considerando que o CALIBRE NOMINAL é a dimensão usada para definir ou caracterizar um tipo de munição ou arma designado pelo fabricante, nem sempre tendo relação com o calibre real ou do projétil, que é expresso em milímetros ou frações de polegada (centésimos ou milésimos), qual das alternativas corresponde a definição de CALIBRE REAL?
Alternativas:
· a)
É a medida do diâmetro interno do cano de uma arma raiada, medido entre “fundos” das raias.
· b)
É a medida do diâmetro interno do cano de uma arma raiada, medido entre “paredes" das raias.
· c)
É a medida do diâmetro interno do cano de uma arma lisa, medido entre “fundos” das raias.
· d)
É a medida do diâmetro da parte interna do cano de uma arma, medido entre os cheios.
Alternativa assinalada
· e)
É a medida do diâmetro interno do cano de uma arma lisa, medido entre “paredes” das raias.
3)
Um projétil, quando é deflagrado, sofre, inevitavelmente com alterações que provocam deformidades. Estas são chamadas de cavados e ressaltos. Isso deixa uma marca única no projétil que a balística chama de estrias. Até as armas de alma lisa (sem raiamento) deixam pequenas marcas nos projéteis que por elas passam. Atualmente é impossível duas armas produzirem exatamente as mesmas marcas. É justamente isso que propiciará a identificação da arma a partir do projétil localizado com a vítima ou no local do crime.
De acordo com a doutrina, existem duas formas de se identificar uma arma e o texto base se refere a qual forma?
Alternativas:
· a)
Identificação direta
· b)
Identificação indireta
Alternativa assinalada
· c)
identificação comparativa
· d)
Identificação qualitativa
· e)
Identificação explícita
4)
Já no início do século XIX foi introduzida a espoleta, o que deu início ao sistema de percussão que é classificado de duas formas conhecidas. Nesse, a ignição da arma se dá pelo choque violento de uma espoleta encaixada sobre o ouvido da arma. Isso provoca a explosão dentro da câmara que arremessa o projétil para fora.
 
Com base nas informações disponíveis e em um sistema de percussão de explosão interna, avalie a sentença a seguir preenchendo suas lacunas:
 
Para os casos onde a espoleta se situa por fora do _______________, chamamos de Sistema de Percussão_______________, havendo também o mecanismo em que a espoleta situa-se dentro do cartucho, que é chamada de Sistema de Percussão ____________________.
Quanto ao sistema de percussão, qual é o sistema que ainda se adota na maioria das armas de fogo até os dias atuais e respectivamente completa o texto-base?
Alternativas:
· a)
projétil / extrínseca / intrínseca.
· b)
cartucho / extrínseca / intrínseca.
Alternativa assinalada
· c)
carga / externa / interna.
· d)
cartucho / intrínseca / extrínseca.
· e)
projétil / intrínseca / extrínseca.