Buscar

Trabalho de Física III Bimetre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
 Evangelista Torricelli foi um físico e matemático italiano,nascido em 15 de outubro de 1608 em Faenza. Torricelli perdeu o pai muito cedo e foi educado pelo tio,um monge que o enviou para Roma,em 1627,a fim de estudar ciências com o Benedetto Castelli(1577-1644),professor de matemática no Collegio di Sapienza(atualmente Universidade de Roma ``La Sapienza´´).
A vida nos estudos
 O estudo de duas Novas Ciências,de Galileu(1638)inspirou-lhe muitos desenvolvimentos dos princípios mecânicos ,que ele publicou no tratado de Motu (incluído na sua Opera geométrica, 1644).O envio desta obra,por Castelli,a Galileu,em1641,com uma proposta para que Torricelli fosse residir com o sábio Florentino,levou a que Torricelli partisse para florença,onde conheceu Galileu,e onde o serviu como amanuense durante os últimos três meses da sua vida.
 O Surgimento de novas ciências experimentais tais como a física,astronomia e as suas aplicações,a hidráulica e a balística,levou os estudiosos a resolverem novos problemas,problemas estes até então inexistentes. Torricelli fez vários estudos,entre eles o estudo sobre o movimento de projéteis e problemas de geometria. Depois da morte de Galileu,Torricelli foi nomeado matemático do grão-duque e professor de matemática na Academia Florentina.
Contribuições nos Estudos de Matemática e Física
 
 A descoberta do princípio do barômetro,que perpetuou a sua fama(``tubo de Torricelli´´ , ``vácuo de Torricelli´´),aconteceu em 1643. O Torricelli(símbolo torr),uma unidade de pressão,recebeu o seu nome.
 Torricelli também é famoso pela descoberta de um sólido infinitamente longo que hoje é chamado Trombeta de Gabriel,cuja área superficial é infinita ,mas cujo o volume é finito. Esta propriedade foi vista como um paradoxo``incrível´´por muitos contemporâneas(incluindo o próprio Torricelli,que tentou várias demonstrações alternativas),e desencadeou uma controvérsia sobre a natureza do infinito com o filósofo Thomas Hobbes. Alguns supõem ter sido esta a origem da ideia de um``infinito completo´´.Na área da matemática fez grandes avanços,chegando a descobrir uma fórmula que pode calcular a velocidade final de um corpo,sem que se conhecesse o intervalo de tempo do movimento do mesmo. Essa equação pode ser escrita da seguinte forma:
 V² = Vo² + 2a(delta)s
Onde:
 V é a velocidade final:
 Vo é a velocidade inicial:
 a é a aceleração:
 (delta)s é a variação do deslocamento do corpo.
 A equação descrita acima é uma equação utilizada para a resolução de problemas de movimento uniformemente variado (MUV). Mas essa é uma equação que surge a partir de duas outras equações que também podem ser utilizadas na resolução de problemas de MUV. Seguem a baixo as equações:
 S = So +Vo . T + (a . t²/2) ( I )
 V = Vo + a . t ( II )
 Lembrando que para o MUV a aceleração é constante e diferente de zero (a =/= 0 ). Juntando as equações I e II ,descritas acima , podemos chegar à equação descritas por Torricelli.
Conclusão
 Evangelista Torricelli passou seus últimos dias trabalhando e dando aulas que atraíam cientistas de toda a Itália e de outras regiões da Europa . Evangelista Torricelli morreu prematuramente no dia 25 de outubro de 1647 em Florença na Itália , como causa de sua morte foi diagnosticado uma Febre tifoide.
Bibliografia: www.e-biografias.net/torricelli/
 pt.m.wikipedia.org/wiki/Evangelista_torricelli
 www.brasilescola.com/fisica/equacao-torricelli.htm

Outros materiais