Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Swot Pessoal – Modelo Life Coaching
Com o Swot Pessoal, o coaching procura trabalhar diretamente com o indivíduo, buscando informações a respeito de suas forças e fraquezas, de forma a melhorar oportunidades ou eliminar ameaças na busca de um objetivo. Para este processo, vamos utilizar o modelo padrão de Análise Swot, que segue abaixo (o mesmo se encontra disponível para download no final deste artigo)
É sempre bom relembrar, que o foco principal do Coaching é o desenvolvimento de capacidades e habilidades para o alcance de metas e objetivos. Para o uso deste processo, é importante que você tenha um objetivo em vista, e se este ainda não é o caso, reveja nosso modelo: Especificação de Objetivo. Vamos então aos passos do processo:
1º Passo: Estabeleça os seus pontos fortes: (Ambiente Interno)
Os pontos fortes estabelecidos nesta questão inicial devem lhe auxiliar a buscar seu objetivo. Devem ser forças que possam somar mais ferramentas para a realização das metas determinadas.
2º Passo: Estabeleça os seus pontos fracos: (Ambiente Interno)
Falar de pontos fracos pode não ser agradável a todas as pessoas. As vezes é difícil assumir certos aspectos de nossa vida, de aceitar e indicar que temos fraquezas. Mas somente pelo fato de reconhecer que temos fraquezas, e identificá-las, já é um grande passo para alcançar nossos objetivos. Neste caso em especial, devemos fazer uma lista com todas as fraquezas que podem atrapalhar o desenvolvimento de nosso objetivo.
3º Passo: Oportunidades: (Ambiente Externo)
Agora devemos listar todas as oportunidades que teremos ao realizar o objetivo em questão. Aumento de salário, Melhoria de Qualidade de Vida, Realização Pessoal entre outros. As vezes um curso de Inglês, pode nos dar a oportunidade de chegar a um cargo já há muito tempo desejado dentro da empresa, ou uma viajem para o exterior nos dar a oportunidade de conhecer novas culturas. è neste ponto que devemos encontrar o maior número possível de oportunidades que podem vir a aparecer na realização de nosso objetivo.
4º Passo: Ameaças: (Ambiente Externo)
E por fim, devemos listar todas as ameaças que possam impedir de que o objetivo em questão não seja alcançado. Usando ainda o exemplo do curso de Inglês, poderíamos citar como ameaças, o nosso comprometimento com o curso em si (de cada 100 pessoas que decidem fazer um curso de idiomas, cerca de 88 pessoas desistem no primeiro mês, por falta de comprometimento), o tempo, ou a escassez dele, poderia ser visto também como uma ameaça, e desta forma iremos montar uma lista com todas as ameaças que pudermos recordar.
Agora nós teremos em nossa matriz, 4 listas, referentes as nossas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Neste momento começa a análise, que consiste em analisar os elementos da matriz, buscando:
· Potencializar nossas forças, de forma que se tornem melhores e possam auxiliar na busca de nosso objetivo;
· Melhorar nossas fraquezas, de forma que não se tornem um empecilho na busca de nosso objetivo;
· Acompanhar nossas oportunidades, para que possamos direcionar nosso objetivo em suas conquistas;
· Eliminar as ameaças, fazendo com que as mesmas não possam atrapalhar no processo de realização do objetivo.
As questões abaixo poderão auxiliar no processo de análise?
1º - O que você concluiu deste quadro? O que você pode aprender com esta análise?
R : Conclui que quando você não conhece a si próprio é difícil falar e expor coisas de si mesmo esse quadro me ajudou muito a perceber coisas sobre mim nas qual eu nem pensava como o Intrapessoal por exemplo, aprendi a me conhecer mais e vou trabalhar muito nisso.
2º - O que você poderia melhorar ou desenvolver para aproveitar melhor as oportunidades e diminuir as possíveis ameaças?
R : Me adaptar com o ambiente remoto que com essa pandemia com certeza trouxe algumas melhorias como o melhor uso da tecnologia, da qual não estou tão acostumado e preciso trabalhar ao acesso remoto dos programas atuais em geral enfrentando juntamente o preconceito da sociedade de eu não ter experiência para conseguir e ser capaz de ocupar um bom cargo em uma boa empresa.

Mais conteúdos dessa disciplina