A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
História do Brasil Republicano (HID05)

Pré-visualização | Página 3 de 3

popularidade era enorme, sendo uma das divas do rádio brasileiro na denominada época de ouro.  Na figura em análise, temos o cartaz do filme Banana da Terra. Com relação a esta estrela do rádio nacional, analise as sentenças a seguir:
I- Carmem Miranda esteve presente no cinema norte-americano, sendo uma das estrelas na Calçada da Fama de Hollywood.
II- Carmem Miranda tem uma importância relativa nas artes brasileiras, em especial na denominada cultura de massa, pois não teve grande popularidade entre a elite brasileira.
III- Carmem Miranda teve sua arte profundamente vinculada à política externa do presidente João Goulart, tendo sido considerada a "Rainha das Reformas de Base".
IV- A ida de Carmem Miranda para os Estados Unidos estava vinculada à denominada política de Boa Vizinhança dos Estados Unidos da América na época da Segunda Guerra Mundial.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.cineplayers.com/img/cartazes/23814_poster.jpg>. Acesso em: 10 maio 2017.
	
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2008) "Diante do empreendimento de tamanha magnitude, como o que estamos aqui realizando, não posso ocultar o meu entusiasmo patriótico e a minha confiança na capacidade dos brasileiros. O que representam as instalações da usina siderúrgica de Volta Redonda, aos nossos olhos deslumbrados pelas grandiosas perspectivas de um futuro próximo, é bem o marco definitivo da emancipação econômica do país. Aqui ele está plantado, em cimento e ferro, desafiando ceticismos e desalentos [...]".
FONTE: VARGAS, Getúlio. Volta Redonda e a capacidade construtiva dos brasileiros. 1943. A nova política, v. 10. Rio de Janeiro: José Olympio, 1938-1947, p. 54.
A Companhia Siderúrgica Nacional (1941) é um dos resultados da forma como o Governo de Vargas, entre 1930 e 1945, enfrentou o problema da infraestrutura no Brasil, que envolvia principalmente três questões: o petróleo, a siderurgia e a energia elétrica.
                                                                      
PORQUE
Questões relativas a petróleo, siderurgia e energia elétrica eram entendidas pelo governo como fundamentais para a promoção do desenvolvimento industrial brasileiro que viria após a crise internacional, marcada pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque e a Segunda Guerra Mundial.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
	 a)
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 d)
	As duas afirmações são falsas.
	12.
	(ENADE, 2005) "O navio apita funebremente. Começa a manobra para a saída. Entoemos a "Internacional", grita um do grupo. E rodeados de passageiros, curiosos de conhecer as personagens esquisitas pelas quais o navio esperou tantas horas, o grupo de deportados rompe com o canto da "Internacional" - e é com essas estrofes vigorosas e impressionantes que o 'Benevente' levanta ferro e deixa com lentidão a baía de Guanabara [...] " (Everardo Dias, 1920).
Este texto refere-se à deportação de:
	 a)
	Brasileiros participantes da Revolta da Chibata.
	 b)
	Militantes estrangeiros do movimento operário.
	 c)
	Imigrantes japoneses considerados doentes.
	 d)
	Judeus pertencentes ao movimento sionista.
Parte inferior do formulário