Buscar

Literatura Brasileira do Período Realista à Literatura Contemporânea prova III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Literatura Brasileira: do Período Realista à Literatura Contemporânea (LET46)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:648609) ( peso.:4,00)
	Prova:
	27343317
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A obra "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, foi lançado em 1890 e teve forte aceitação na sociedade, chegando, inclusive, a ser comparado a obras consagradas como as de Machado de Assis. Composto por 23 capítulos, o livro fala sobre a vida de pessoas que habitam, coletivamente, um cortiço no Rio de Janeiro. Com base nos estudos sobre a obra, disserte sobre o que ocasionou o desentendimento inicial entre João Romão, protagonista da obra, e Miranda, seu rival e qual é a crítica social presente na obra.
	Resposta Esperada:
João Romão é o dono do cortiço e explora seus empregados para acumular capital. Miranda, seu rival, é um comerciante bem estabelecido. O desentendimento inicial entre ambos ocorre porque Miranda deseja comprar um pedaço de terra para aumentar seu quintal. Por não haver concordância entre ambas as partes, as relações são rompidas. A crítica social presente na obra é o detrimento de ser humano, caracterizado pelo amontado de pessoas que vive no cortiço, no qual os moradores representam a promiscuidade das classes baixas.
	2.
	No Estado da Bahia, a literatura brasileira teve a representatividade de Jorge Amado. O escritor, em seus romances, escreveu sobres os acontecimentos da sua terra. Nessa perspectiva, o espaço urbano e a região do Cacau, Sul da Bahia, estão ambientados nas suas narrativas. Com base no exposto, caracterize o modo e os temas adotados nos romances pelo autor.
	Resposta Esperada:
No Estado da Bahia, Jorge Amado retratou os acontecimentos da sua terra, escritos de cunho socialista que caracterizam o local urbano e a região do Cacau - Sul da Bahia. A linguagem representada pela fala das personagens expõe a preocupação com a questão social.  Desse modo, os romances descrevem o mar, a região do cacau e a cidade de Salvador. O escritor aborda também o aspecto psicológico, por meio das personagens.
Parte inferior do formulário

Continue navegando