Buscar

Processos e estratégias empresariais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Instituto Brasileiro de Formação - IBF
Nome: Jéssica de Albuquerque Varella
Curso: MBA Executivo em Gestão de Processos
Disciplina: Processos e Estratégias Empresariais
O presente trabalho discorre sobre processos e Estratégias Empresariais com base no aprendizado adquirido ao longo do curso da disciplina.
A estratégia originou-se no âmbito militar e hoje faz parte também do mundo empresarial. As empresas possuem objetivos que as farão crescer e conquistar o seu espaço e reconhecimento no mercado. A estratégia irá direcionar as ações das empresas diante variadas situações, as permitindo manter o foco e alcançar esses objetivos que foram definidos. Para Peter Drucker (1984) estratégia é “a análise da situação presente e a sua mudança, se necessário”. 
A palavra estratégia é muito ampla. De acordo com Mintzberg, Ahlstrond e Lompel (2000) ela pode ser definida de diversas maneiras como: plano, padrão, pretexto, posição e perspectiva; os 5Ps da estratégia. A estratégia como plano significa algo definido; planejado com um propósito. A estratégia como padrão é quando um curso de ação dá certo e alcança o objetivo desejado, então ele segue sendo usado pela empresa sem sofrer grandes mudanças. A estratégia como pretexto é quando ela é usada para enganar um concorrente. Já a estratégia como posição é a maneira como a empresa está situada em seus ambientes e sendo vista no mercado. E a estratégia como perspectiva é o contrário, é como a empresa se constata; é quando ela traça uma estratégia olhando para o seu interior.
Os três autores também criaram o conceito que divide a estratégia em 10 escolas de estudos em que cada uma apresenta o seu modo de elaborar a estratégia, são elas:
· Design: estratégia como concepção.
· Planejamento: estratégia como plano (modelo formal).
· Posicionamento: estratégia como processo analítico.
· Empreendedora: estratégia como processo visionário.
· Cognitiva: estratégia como processo mental (ligada ao pensamento).
· Aprendizado ou descritiva: estratégia como processo emergente. O aprendizado vem conforme os acontecimentos.
· Poder: estratégia como processo de negociação. 
· Cultural: estratégia como processo coletivo (de interação social).
· Ambiental: estratégia como processo reativo às mudanças ambientais.
· Configuração: estratégia como transformação.
Organizações sem estratégias são organizações sem rumo. A estratégia é um forte diferencial competitivo, o que leva muitas empresas investirem seus recursos na gestão da área, pois por meio dela é possível assumir o controle do seu destino, visualizar com clareza as oportunidades, definir novos rumos, transformar ameaças em oportunidades, pensar em longo prazo e promover a mudança.
A Gestão estratégica (GE) é um conjunto de objetivos e ações definidos com base nos ambientes internos e externos, visando a manutenção do crescimento da organização. Quando implantada corretamente ela pode: aumentar o lucro, prever problemas e mudanças, direcionar melhor os recursos e permitir uma visão mais clara do negócio para que seja possível identificar se há ou não necessidade de redefinir sua natureza. A GE é dividida em 5 etapas: análise do ambiente (interno, operacional e geral), estabelecer a diretriz organizacional (visão, missão e objetivos), formulação da estratégia (projeção e seleção), implementação da estratégia (execução das estratégias selecionadas) e controle estratégico (garantir que a estratégia seja executada o mais próximo possível de como foi planejada).
A estratégia no âmbito empresarial permitirá que as empresas elaborem suas ações futuras por meio do Planejamento Estratégico (PE), ou seja o PE dá um direcionamento para as organizações, pois além de determinar as ações, ele guia o comportamento gerencial e define a melhor maneira de utilizar os recursos. O planejamento pode ser de nível estratégico, tático ou operacional e de longo, médio ou curto prazo. O planejamento estratégico está relacionado ao nível estratégico da empresa e o seu olhar está voltado para o ambiente externo (mercado e sociedade); é um planejamento de longo prazo, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e que afeta toda a organização. O planejamento tático está relacionado ao nível gerencial; é ele que liga a planejamento estratégico a realização das tarefas. Já o planejamento operacional está relacionado diretamente à realização das tarefas; às rotinas operacionais. 
O PE é um processo estruturado norteado pelo o que a empresa é e onde ela deseja chegar, ou seja, pela definição de negócio, visão, missão, valores, competências, análise ambiental, análise SWOT ou FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) e tomada de decisões. Como um processo, o PE é implantado em etapas:
Análise estratégica – etapa de definição do negócio e análise dos ambientes internos e externos. Pode ser usada ferramentas como a análise SWOT.
Definição de metas e objetivos – etapa que a empresa define onde quer chegar.
Formulação de estratégias e políticas – irá direcionar as ações de cada área da empresa e definir as políticas gerais e específicas que deverão ser seguidas.
Desdobramento de projetos e operações – etapa de escolha dos planos de ações. Normalmente se usa a ferramenta 5W2H.
Execução – fase de implementação do PE; momento de “tirar” o planejamento do papel e colocar em prática.
Controle – fase de monitoramento do que está sendo executado para avaliar se as ações estão de acordo com o que foi planejado.
Retroalimentação – fase de revisão do planejamento para identificar se há necessidade de ajustes.
Por fim, veremos a estratégia como um modelo de decisão. A decisão estratégica é um processo de escolha baseado em informações; é uma decisão racional feita nas seguintes etapas: definição do problema, obtenção dos fatos, formulação de alternativas, ponderação e avaliação dos resultados. De forma geral, as decisões podem ser estratégicas, táticas ou operacionais e programadas e não programadas.

Outros materiais