Buscar

Representação descritiva I - Catalogação DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O desenvolvimento e a utilização dos padrões de metadados possibilita estabelecer uma heterogeneidade das informações das diversificadas unidades de informação, além de implicar em uma descrição dos recursos mais adequada. Nesse sentido, a criação de correspondências entre os diferentes sistemas de metadados é a maneira mais eficaz de reconciliar suas diferenças e facilitar a interoperabilidade entre os sistemas para alcançar o acesso integrado. Disserte sobre os conceitos pertinentes de interoperabilidade, em especial, para o campo da Ciência da Informação.
	Resposta Esperada:
*Tem-se como conceito de interoperabilidade a capacidade de transferência e utilização de informações entre diversificados sistemas efetivados com eficiência e uniformidade. *Para tal, é indispensável a padronização, uma condição para a diminuição do retrabalho e, consequentemente, de custos, bem como para o entendimento das representações (estruturas, convenções, sintaxe e significado consensual dos metadados). *Dela resulta comunicação efetiva, reutilização e melhor compartilhamento de componentes e, em igual medida, a flexibilidade dos metadados. *A interoperabilidade tem relação com a integração, cooperação, intercâmbio, interação e atuação em conjunto.
*Pode-se dizer que a interoperatividade é a capacidade de dois ou mais sistemas, ambientes informacionais digitais e padrões de metadados heterogêneos intercambiarem seus dados a partir da codificação das regras e esquemas de descrição utilizados pelo catalogador na confecção padronizada e metodológica dos metadados e na estruturação conceitual do ambiente informacional proporcionados pelas ontologias. *A interoperabilidade no campo científico das áreas de Ciência da Informação e da Biblioteconomia não é algo novo, principalmente com o fenômeno da denominada explosão da informação, em meados do século XX, em que as unidades de informação, em especial as bibliotecas, sempre trabalharam numa filosofia de cooperação, colaboração e compartilhamento de recursos informacionais, criando uma rede estruturada e ordenada de informações para o acesso e recuperação de documentos. *Tais características da interoperabilidade podem ser visualizadas intrinsecamente na construção dos primeiros catálogos bibliográficos.
	2.
	A Biblioteca de Alexandria, criada em 280 a.C., no Egito, por Ptolomeu I Sóter (o Salvador), foi um dos mais importantes centros de informação para o desenvolvimento embrionário do que se estuda até hoje sobre a área da biblioteconomia e são dessa biblioteca as primeiras notícias do controle bibliográfico na antiguidade. Disserte sobre as principais contribuições da referida Biblioteca para o desenvolvimento dos catálogos.
	Resposta Esperada:
*Um dos mais importantes catálogos de que se tem história é o da Biblioteca de Alexandria. *O bibliotecário responsável por esta biblioteca organizou um catálogo, que era mais propriamente uma lista, contendo todos os autores das obras existentes na biblioteca e os organizou obedecendo a ordem alfabética. *Esse catálogo, sem dúvida, é considerado um dos marcos históricos mais expressivos para o início do registro e controle de procedimentos com o extremo objetivo de organização e armazenamento de dados. *A referida biblioteca englobava procedimentos necessários e disponíveis à época de sua existência, para organização e recuperação de seu acervo. *Alguns procedimentos são utilizados até os dias de hoje, tais como classificação e catalogação.

Continue navegando