Buscar

Guerra Fria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Guerra fria 
· Divisão do mundo em dois polos: Capitalista e Socialista
· Se inicia apos a Segunda Guerra Mundial, com a vitória dos países Aliados ( EUA, Inglaterra, França, URSS, China) contra o Nazismo
· Determina, apos a guerra, a área de Influencia de cada um
· Com a diferença de interesses entre cada um que vai surgr a Guerra fria, que não vai ser uma guerra que acontece.
· 1946 ate 1990/1991
Começamesmo com uma declaração do presidente Truman contra o avanço do socialismo ( Doutrina Truman)
Mundo Bipolar
Ajuda economica:
· Eua: Plano Marshal (ou Plano de Recuperação Europeia, foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental após a II Guerra Mundial. O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.
· URSS: COMECON (Oficialmente, o objetivo do Conselho era “trocar experiências econômicas, ampliar a assistência técnica entre si e prestar assistência mútua em matéria de matérias-primas, alimentos, máquinas, equipamentos, etc”.)
Formação de exercitos:
· EUA: OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte, por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte, que foi assinado em 4 de abril de 1949. A organização constitui um sistema de defesa coletiva através do qual os seus Estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa à organização.
· URSS: Pácto de Varsóvia - ou Tratado de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 14 de maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética, países estes que também ficaram conhecidos como bloco do leste. O tratado correspondente foi firmado na capital da Polônia, Varsóvia, e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscou, criando um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares e legalizando na prática a presença de milhões de militares soviéticos nos países do leste europeu desde 1945.
Formação de Grupos de espionagem:
· EUA: CIA: Agência Central de Inteligência, é uma agência de inteligência civil do governo dos Estados Unidos responsável por investigar e fornecer informações de segurança nacional para Presidente e para o seu gabinete. A CIA também se engaja em atividades secretas, coleta de dados e contra-inteligência, mas não exerce, a priori, nenhuma função doméstica, se focando em assuntos externos.
· URSS: A KGB foi a principal organização de serviços secretos da União Soviética que desempenhou as suas funções entre 13 de março de 1954 e 6 de novembro de 1991.
Observação: Durante a guerra fria, existe um protagonismo do Governo de Nikita Khrushchov, na URSS. ficou conhecido no período da Guerra Fria por suas atitudes anticonvencionais e grosseiras, famoso por interromper oradores de outros países em eventos internacionais para insultá-los e por suas atitudes insólitas como tirar os sapatos e batê-los na mesa de discussões durante sessões do Conselho de Segurança das Nações Unidas ou brandir uma bota na cara do líder chinês Mao Tsé Tung ou ainda fazer comentários xenófobos e racistas sobre o povo búlgaro com o próprio premier da Bulgária. A era de Khrushchov foi marcada pela Guerra Fria, e nela, muitos eventos ocorreram, entre eles, estão a construção do Muro de Berlim, e a Crise dos mísseis de Cuba, gerando uma crise na política externa da União Soviética, e levando a tensões e posteriores aproximações com os países capitalistas, entre eles, os Estados Unidos da América.
Khrushchov promoveu diversos projetos espaciais, e iniciou uma verdadeira corrida para ver quem chegava ao espaço primeiro, ficou conhecido como Corrida Espacial, gastando milhões em projetos que muitas vezes levavam a nada, mas as principais conquistas soviéticas, foram a chegada do primeiro ser-vivo no espaço, com a cadela Laika, e o lançamento do primeiro homem no espaço, o cosmonauta soviético Iuri Gagarin, que disse a famosa frase: "A Terra é azul. Como é maravilhosa. Ela é incrível.", enquanto isso, os Estados Unidos da América criavam os projetos Apollo.
Crise dos mísseis de Cuba.
A Crise do Mísseis, ocorrida em outubro de 1962, foi um incidente diplomático entre Estados Unidos e União Soviética, por causa da instalação de mísseis em Cuba. O evento é o considerado o momento mais tenso da Guerra Fria quando o mundo teve chances reais de sucumbir a uma guerra nuclear.
Em novembro de 1961, os Estados Unidos instalaram quinze mísseis nucleares “Júpiter” na Turquia e 30 mísseis na Itália. Estas armas tinham um alcance de 2.400 km e ameaçavam Moscou.
Com o começo do embargo americano a Cuba, os Estados Unidos começaram a vigiar o tráfego de navios à ilha caribenha e notaram um aumento de circulação de embarcações com bandeira soviética.
Em 14 de outubro de 1962, aviões-espiões U2 fotografam a região de São Cristóvão. As imagens revelam construções de bases e ogivas nucleares instaladas, inclusive com rampas que permitiriam o lançamento de mísseis.
Para os Estados Unidos, era inadmissível ter mísseis nucleares tão perto do seu território, enquanto para Cuba, as armas eram uma garantia que não seriam novamente invadidos. Já a URSS, mostrava que podia instalar armas no continente americano.
Começaria, então, uma forte disputa entre os dois países. O presidente Kennedy (1917-1963) decide gerir a crise com seu grupo de colaboradores mais próximos e se empenha para conseguir uma solução pacífica.
Por outra parte, o Estado-Maior americano prefere uma invasão à ilha caribenha ou um ataque aéreo preventivo.
Solução para a Crise dos Mísseis
Somente em 26 de outubro, os soviéticos ofereceram outra solução: se comprometeriam a retirar os mísseis, caso os Estados Unidos não invadissem Cuba.
No dia seguinte, um U2 americano foi derrubado na ilha, fazendo os generais americanos pressionarem o presidente Kennedy para um ataque aéreo.
Diante do impasse, a Organização das Nações Unidas convoca o seu Conselho de Segurança. No dia 28 de outubro, Kruschev aceita retirar os mísseis de Cuba.
Mais tarde, num acordo extra-oficial, os soviéticos exigiram a retirada dos mísseis na Turquia, o que foi feito pelos Estados Unidos.
Consequências da Crise dos Mísseis
Após as duas semanas de tensas relações entre Estados Unidos, URSS e Cuba, a disputa chegou ao fim.
O incidente provocou a criação de uma linha de contato direto entre a Casa Branca e o Kremlin que ficaria conhecido como "telefone vermelho".
Desta maneira, a Crise dos Mísseis foi mais um capítulo entre os dois polos políticos mundiais, como foi a Guerra da Coreia e como seria a Guerra do Vietnã, entre outros conflitos.

Continue navegando