Buscar

AV3%20SDE0062%203001%20PR%202020%202

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: 4004- EDUCAÇÃO FISICA/ BACHARELADO
	
	CÓD/DISCIPLINA:SDE0062 CORPOREIDADE E MOTRICIDADE
	
	PROF: Maria Aldeisa Gadelha
	TURNO: noite
	
	TURMA: 3001
	SALA: 
	MAT: 
	NOTA
	GRADUAÇÃO/ Campus CENTRO (CE)
	ALUNO(A): 
	
	DATA: 08/12/2020 2 
	AV1 ( ) – AV2 ( ) – AV3 ( X )
	
		
			OBSERVAÇAO: postar a prova respondida no teams até 24h após o inicio.
GABARITO: questões 3 a 10
	03
a ( )
b ( )
c ( )
d ( )
e ( )
	04
a ( )
b ( )
c ( )
d ( )
e ( )
	05
a ( )
b ( )
c ( )
d ( )
e ( )
	06
a ( )
b ( )
c ( )
d ( )
e ( )
	07
a ( )
b ( )
c ( )
d ( )
e ( )
	08
a ( )
b ( )
c ( )
d ( )
e ( )
	09
a ( )
b ( )
c ( )
d ( )
e ( )
	10
a ( )
b ( )
c ( )
d ( )
e ( )
QUESTÃO 01 1.0 ponto
	O homem só chegou ao seu estágio atual de desenvolvimento devido a um processo cultural de apropriação de comportamentos e atitudes que, inclusive, foram transformando o seu componente biológico. Não é possível desvincular o homem da cultura (DAOLIO, 1995). Disserte sobre a influencia da cultura nas aulas de Educação Física Escolar.
	
	
	
RESPOSTA
 
QUESTÃO 02 1.0 ponto
	O riso, é um fenômeno universal que desperta interesse por ser transversal e dialógico. Transversal por ser condicionado a aspectos da cultura, da filosofia, da história, da saúde, entre outros. Dialógico porque, ao trilharmos os sentidos do humor, nos deparamos com a comédia e o escárnio que existe por traz de cada riso, um código de comunicação inerente à natureza humana. Nesse sentido, explique o que diferencia a Recreação de todas as demais atividades promovidas por um profissional de educação física na perspectiva do lazer:.
	
	
	
RESPOSTA
	
	
	
	
QUESTÃO 03 1.0 ponto
O corpo é um dos meios que o ser humano usa para se comunicar, através do movimento e das expressões corporais o ser humano transmite sentimentos, emoções, pensamentos e ideias e faz ser compreendido. Em muitas vezes o corpo transmite mensagens que palavras não conseguem descrever. Como pontua Rosa Neto apud Lopes (2012, p. 29). Podemos afirmar que:
Marque a alternativa correta:
a. ( ) A consciência corporal não se desenvolve por meio da interação consigo mesmo e com o outro.
b. ( ) Não existem semelhanças e diferenças entre o próprio corpo e do outros nas dimensões físicas, emocionais, psíquicas etc.
c. ( ) As determinantes do exercício exagerado ou não, é se o corpo e amente estão devidamente preparados para o esforço.
d. o movimento não apresenta relevância, já que proporciona a criança o descobrimento de sensações de prazer que o corpo oferece, levando-a a se conhecer e a desenvolver suas competências.
e. A criança tende a construir-se como sujeito, e sua construção não dependem nem interage pelo movimento. 
QUESTÃO 04 1.0 ponto
Daólio (1995) em sua obra afirma que a motricidade resulta das interações sociais e da relação dos homens com o ambiente; seu significado constrói-se em função de diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais presentes nas diferentes culturas, em diferentes épocas da história.
Portanto, o significado disso é que:
A criança ao brincar, dançar, fazer mimicas, faz de conta, se apropriam e reconstroem o repertório da cultura corporal na qual estão inseridas.
a. ( ) As duas afirmativas são falsas.
b. ( ) a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
c. ( ) A primeira alternativa é falsa e a segunda é verdadeira.
d. ( ) As duas afirmativas são verdadeiras.
e. ( ) Nenhuma das afirmativas é falsa.
QUESTÃO 05 1.0 ponto
Segundo Conti (2008) a imagem corporal refere-se a um construto complexo e multifacetário que envolve, no mínimo, aspectos: 
a. ( ) perceptuais, afetivos, cognitivos e comportamentais das experiências corporais 
b. ( ) morais e sexuais 
c. ( ) sexuais, cognitivos e corporais 
d. ( ) relacionais e funcionais
e. ( ) nenhuma das anteriores
QUESTÃO 06 1.0 ponto
	Sobre o esporte como conteúdo da Educação Física pode-se afirmar que:
I - A evolução do esporte fez com ele assumisse múltiplas possibilidades, interessando a diversos setores, como, por exemplo, o político, o econômico, o social, o cultural e o educacional.
III - Sendo assim, não devemos olhar o desporto apenas em seu papel social, mas em todos os seus aspectos que o envolvem: quanto à educação, quanto à participação e quanto à performance.
III - Quanto à educação, um dos maiores erros que podemos atribuir é o caráter competitivo. Competição essa que exclui os alunos, fomentando a competição entre eles e não a segregação.
Estão corretos as questões:
	
	
a. ( ) Somente I
b. ( ) I, II
c. ( )Somente III
d. ( ) I, II, III 
e. ( ) I, III
QUESTÃO 07 1.0 ponto
Imagem corporal é a figuração do próprio corpo formada e estruturada na mente do mesmo indivíduo, ou seja, a maneira pela qual o corpo se apresenta para si próprio. É o conjunto de sensações sinestésicas construídas pelos sentidos (audição, visão, tato, paladar), oriundos de experiências vivenciadas pelo individuo, onde o referido cria um referencial do seu corpo, para o seu corpo e para o outro, sobre o objeto elaborado. Já Esquema Corporal é a experiência imediata de uma unidade do corpo, percebida. Ambos os contextos são desenvolvidos na função psicomotora:
a. ( ) tônus
b. ( ) equilíbrio
c. ( ) lateralidade
d. (X) noção do corpo
e. ( ) práxia fina
QUESTÃO 08 1.0 ponto
Ao longo da adolescência, o ser humano passa por um processo de maturação em que se observam alterações no organismo e, consequentemente, na própria prática motora. Tal maturação permite que o jovem seja capaz de desenvolver exercícios de maior duração em baixa/média intensidade até o início da idade adulta. A maturação biológica promove o aumento da capacidade aeróbia ao longo da adolescência, por isso, é difícil identificar o que é resultado de treinamento e o que é efeito da maturação sobre a potência aeróbia do adolescente. A potência aeróbia, representada pelo Consumo de Oxigênio Máximo (VO2 máximo), é a máxima capacidade do organismo de determinado indivíduo em absorver, transportar e utilizar oxigênio para a produção energética. GOBBI, S.; VILLAR, R.; ZAGO, A. S. Bases teórico-práticas do condicionamento físico. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2005 (adaptado).
A partir dessas informações, relativas às variáveis que, necessariamente, alteram o VO2 máximo por meio da maturação na adolescência, avalie as afirmações a seguir.
I. As mudanças na composição corporal devem ser consideradas pelo profissional de educação física.
II. O profissional de educação física deve considerar a variação morfológica do sistema cardiorrespiratório.
III. A economia de movimento em esforço físico é uma variável imprescindível à prescrição de exercícios para um adolescente.
É correto o que se afirma em:
a. ( ) I, apenas.
b. ( ) III, apenas.
c. ( x) I e II, apenas.
d. ( ) II e III, apenas.
e. ( ) I, II e III.
QUESTÃO 09 1.0 ponto
	racht (1999)afirma que o papel da corporeidade na aprendizagem foi historicamente subestimado, negligenciado. Hoje é interessante perceber um movimento no sentido de recuperar a dignidade do corpo ou do corpóreo no que diz respeito aos processos de aprendizagem. A afirmação acima enfatiza a idea de que:
	
	
a. ( ) O corpo não sofre intervenções com a finalidade de adaptá-lo às exigências das formas sociais de organização da produção e da reprodução da vida.  
b. ( ) O corpo não é utilizado como alvo de necessidades produtivas, necessidades de adaptação e controle social (corpo dócil). 
c. ( ) O corpo não deve fazer parte do processo educacional. 
d. (X) O corpo precisa ser alvo de educação, mesmo porque educação corporal é educação do comportamento que, por sua vez, não é corporal, e sim humano. Educar o comportamento corporal é educar o comportamento humano 
e. ( ) Nenhuma das anteriores.
QUESTÃO 10 1.0 ponto
Manoel Sérgio (1995) argumenta ser possível fundamentar, do ponto de vista epistemológico, a Educação Física enquanto ciência. Nesse contexto de análise, o autor aponta para uma compreensão de Educação Física por ele definida como uma prática: 
a. ( X ) da ciência da motricidade humana.
b. ( ) de lazer.
c. ( ) da cineantropometria.
d. ( ) da ludo-recreação.
e. ( ) pedagógica de intervenção na realidade.
	Instituição:
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO DO CEARÁ
	Impresso por:
MARIA ALDEISA GADELHA

Outros materiais