Buscar

AULA 05

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A amostragem não probabilística depende do julgamento pessoal do pesquisador, em vez do acaso, na escolha dos elementos que irão compor a amostra. Neste caso, o pesquisador pode selecionar a amostra arbitrariamente, com base na conveniência, ou tomar uma decisão consciente sobre quais elementos incluir na amostra.
 Indique abaixo qual é a espécie de amostragem não probabilística, em que a escolha de elementos da amostra é feita por indicação de outros elementos já selecionados.
	
	
	
	Amostragem por julgamento.
	
	
	Amostragem por conveniência.
	
	
	Amostragem autogerada.
	
	
	Amostragem por cota.
	
	
	Amostragem sistemática.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Planeja-se obter o percentual de famílias que usam programas de alimentação popular. Dados N = 500 famílias, d = 2% e Z = 95%, determine o tamanho da amostra a ser pesquisada. DADO: Z = (1,96)
	
	
	
	414
	
	
	100
	
	
	265
	
	
	475
	
	
	250
	
	
	
	 
		
	
		3.
		15 alunos, de uma turma de 120 do Curso preparatório para prova da OAB, foram selecionados para um Simulado. 15 alunos e 120 alunos correspondem respectivamente à:
	
	
	
	amostra / censo
	
	
	censo / amostra
	
	
	amostra / população
	
	
	população / amostra
	
	
	amostra / amostra
	
Explicação:
Toda pesquisa de mercado precisa atender a um público-alvo, pois é com base nesse conjunto de pessoas que os dados são coletados e analisados de acordo com a metodologia. Esse público alvo recebe o nome de população e constitui um conjunto de pessoas que apresentam características próprias, por exemplo: os usuários de um plano de saúde, os membros de uma equipe de futebol, os funcionários de uma empresa, os eleitores de um município, estado ou país, os alunos de uma escola, os associados de um sindicato, os integrantes de uma casa etc. A população também pode ser relacionada a um conjunto de objetos ou informações.
Amostra diz respeito a um subconjunto da população, fração ou uma parte desta população. Em alguns casos seria impossível entrevistar todos os elementos de uma população, pois levaria muito tempo para concluir o trabalho ou até mesmo seria financeiramente inviável, dessa forma, o número de pessoas abordadas corresponde a uma quantidade determinada de elementos do conjunto, uma amostra. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Ao realizar uma pesquisa quantitativa, o pesquisador deverá decidir com os objetivos da pesquisa se esta pesquisa será um censo ou se será realizada por amostragem. Ao optar pelo censo, o pesquisador deverá analisar as suas características, vantagens e desvantagens.
Os itens relacionados abaixo apresentam situações na qual é apropriado o uso do censo. Analise cada um das situações, assinalando (V) verdadeiro ou (F) falso, e marque em seguida a opção de resposta que representa a correta sequência dos itens:
(   ) Quando a população for grande.
(   ) Da ordem de dezenas, faça uma amostra.
(   ) Da ordem de centenas o custo é baixo, faça um censo.
(   ) Quando a população é grande e os custos de um censo e da amostra forem equivalentes.
(   ) Se o projeto exigir precisão absoluta.
	
	
	
	V - V - F - F - V
	
	
	F - F - F - V - F
	
	
	V - V - F - F - F
	
	
	F - V - F - V - F
	
	
	F - F - V - F - V
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Uma empresa reconhecida no mercado de cosméticos, tem por prática quando lança algum novo produto, convocar algumas de suas funcionárias já que se trata da grande maioria composta por mulheres, para averiguar e dar a opinião sobre os produtos. Podemos dizer que nesse caso qual o tipo de amostra que mais se enquadra com essa situação de mercado?
	
	
	
	amostra probabilística estratificada
	
	
	amostra probabilística por conglomerado
	
	
	amostra não probabilística por conveniência
	
	
	amostra probabilística simples
	
	
	amostra não probabilística por cota
	
Explicação:
Amostragem não probabilística por conveniência
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O que são as amostras probabilísticas?
	
	
	
	São as que o pesquisador está interessado na opinião (ação, intenção etc.) de determinados elementos da população.
	
	
	Estas amostras são colhidas em ambientes como shoppings, igrejas, clubes, cidades turísticas, etc.
	
	
	São aquelas onde se escolhem voluntários e estes indicam conhecidos com o mesmo perfil para responder entrevistas ou questionário e assim sucessivamente.
	
	
	São aquelas em que todos os sujeitos incluídos na grelha de amostragem têm a mesma probabilidade (diferente de zero) de serem escolhidos para virem a integrar a amostra.
	
	
	São aquelas em que a seleção dos elementos da população para compor a amostra depende ao menos em parte do julgamento do pesquisador ou do entrevistador no campo.
	
Explicação:
Pergunta e resposta corretas e adequadas ao tema
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Refere-se ao tipo de amostragem em que cada elemento da população tem uma chance conhecida diferente de zero a ser selecionado para compor uma amostra. Este conceito refere-se a:
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	amostra por conveniência
	
	
	amostra por conveniência ou julgamento
	
	
	amostra não probabilística
	
	
	amostra probabilística
	
	
	amostra intencional ou julgamento
	
Explicação:
amostra probabilística
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Para definir o tipo de amostragem que será utilizado em processo de pesquisa, o pesquisador deve considerar  alguns fatores como a representatividade desejada, acessibilidade aos elementos da amostra, a disponibilidade de tempo, de recursos financeiros e humanos. Os dois diferentes tipos de amostragem são: amostras probabilísticas e amostras não probabilísticas.
 
O GRUPO A apresenta os tipos de amostragem e no GRUPO B temos os tipos de amostra. Associe corretamente os dois grupos e assinale a opção de resposta que representa a alternativa correta.
GRUPO A
(1) Amostras probabilísticas
(2) Amostras não probabilísticas
GRUPO B
(   ) Conveniência
(   ) Aleatória simples
(   ) Por julgamento
(   ) Sistemática
	
	
	
	1 - 1 - 2 - 2
	
	
	1 - 2 - 2 - 1
	
	
	2 - 1 - 2 - 1
	
	
	1 - 2 - 1 - 2
	
	
	2 - 2 - 1 - 1

Continue navegando