Buscar

Avaliaçao Final Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A partir do momento que nossa periferia (alguma parte do corpo externamente) por meio dos nociceptores detectam alguma sensação de agressão, estes disparam estímulos elétricos também conhecidos como potencial de ação, os quais informam ao nosso Sistema Nervoso Central (SNC). Qual é o nome dessa etapa a qual transfere essa informação? Descreva esse evento.
	Resposta Esperada:
*A partir do momento em que os nociceptores detectam sensações e/ou são ativados, *estes disparam estímulos elétricos também conhecidos como potencial de ação. *Esse primeiro processo de detecção do estímulo e o envio ao SNC é chamado de transdução.
	2.
	Gota é uma forma de artrite potencialmente incapacitante e dolorosa. Seus sintomas iniciais são inchaço e dor intensa, geralmente em uma única articulação, principalmente nos pés. É típico o acometimento do dedão do pé (Hálux), provocando dor no local ao simples toque com o lençol ao se deitar. Essa síndrome clínica é um tipo de doença que ocasiona limitação motora (deambulação) para aqueles que a experienciam. Disserte sobre como essa enfermidade se desenvolve.
	Resposta Esperada:
A gota é uma doença caracterizada pelo acúmulo de cristais de urato monossódico (UM) em articulações, tecido sinovial, ossos e pele, independentemente da presença ou ausência de manifestações clínicas. Esse acúmulo é decorrente da hiperuricemia persistente. Os cristais de UM são a forma sólida do ácido úrico, produto final do metabolismo das purinas, que podem se acumular em tecidos orgânicos. Caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, essa irregularidade leva a um aumento de depósito de cristais de monourato de sódio nas estruturas articulares. Esse depósito gera os surtos de artrite aguda secundária, desencadeando dor e limitações de movimento durante as crises a seus portadores.

Outros materiais