Buscar

Gestao Publica - Universidade Positivo


Continue navegando


Prévia do material em texto

Pergunta 1 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“A Lei n. 12.527 (Lei de Acesso a Informação), de 18 de novembro de 2011, regulamentou o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. Registre-se que os seus dispositivos são aplicáveis aos três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Ressalta-se que o direito de acesso à informação pública no Brasil foi previsto na Constituição Federal, no inciso XXXIII do Capítulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos [...]”.
MATIAS-PEREIRA, J. Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2018. p. 209.
 
Na visão de Matias-Pereira (2018), apesar de as definições do orçamento e das políticas públicas serem definidas pelos agentes públicos (Executivo e Legislativo), a interação entre Estado e sociedade faz com que a elaboração do orçamento possa ser feita de maneira mais eficiente e eficaz, com maior efetividade. Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O projeto de lei sobre a Ficha Limpa pode ser considerado um exemplo de mobilização social, pois foi levado ao Congresso Nacional por meio de uma iniciativa popular.
 
Porque:
 
II. A participação social pode ocorrer no processo de geração de ideias, com o objetivo de auxiliar a elaboração de leis ou de projetos sociais.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		b) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
		c) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
		d) 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		e) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta 2 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“O atual sistema de planejamento e orçamento adotado pela União, pelos Estados e pelos Municípios foi construído ao longo do tempo, com base nas diretrizes e orientações da Constituição Federal do Brasil de 1988 (CF/88) e de leis, decretos e portarias ministeriais, complementadas por orientações de cada nível de governo e dos tribunais de contas quanto a procedimentos específicos para a elaboração e a execução orçamentária”.
GARSON, S. O Orçamento Público. In: GIAMBIAGI, F.; ALÉM, A. Finanças Públicas: teoria e prática no Brasil. 5. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. p. 484.
 
O orçamento público está relacionado à atividade financeira do Estado, sendo responsável pelos desembolsos em decorrência das escolhas de gastos e receitas feitas pelos agentes públicos ao longo do tempo. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) A Lei de Diretrizes Orçamentárias foca o planejamento de longo prazo, ou seja, quatro anos para o Governo Federal.
II. ( ) O orçamento público é um instrumento utilizado para planejar como ocorrerão os gastos e a arrecadação.
III. ( ) O Plano Plurianual tem a característica essencial de ser o responsável pela execução do orçamento público.
IV. ( ) A Lei Orçamentária Anual deve seguir as diretrizes impostas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias e pelo Plano Plurianual.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	F, V, F, V.
	
		b) 
	V, F, V, F.
	
		c) 
	F, F, V, V.
	
		d) 
	V, V, F, F.
	
		e) 
	F, V, V, F.
Pergunta 3 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“[...] os orçamentos anuais (fiscal, seguridade social e de investimentos das estatais), que formam o orçamento unificado, bem como os demais projetos de caráter financeiro, terão como referencial para sua elaboração as regras definidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias”.
MATIAS-PEREIRA, J. Finanças Públicas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 329.
 
O orçamento público é um importante instrumento para o Governo definir e apresentar para a sociedade seus objetivos de políticas públicas. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), pode-se afirmar que:
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	o orçamento público do país deve partir de um planejamento do longo para o curto prazo, e a LDO se refere ao planejamento de longo prazo.
	
		b) 
	a LDO representa um planejamento orçamentário de curto prazo, com o objetivo de tornar o processo orçamentário mais transparente, por meio de regras e instruções apresentadas para posterior execução orçamentária.
	
		c) 
	a LDO trabalha com o planejamento anual da execução orçamentária no Brasil, ao transferir capital para os setores que executarão a política pública definida pelo Poder Legislativo ao longo do tempo.
	
		d) 
	a LDO representa a execução orçamentária e financeira do orçamento público brasileiro para o longo prazo, na medida em que permite que o Poder Executivo defina o montante e o local em que serão aplicados os recursos públicos.
	
		e) 
	a LDO auxilia o processo de transparência e acesso à ,ao apresentar as diretrizes de um planejamento de longo prazo para o país, a fim de que a execução orçamentária seja possível.
Pergunta 4 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“O planejamento no Brasil é expresso no Plano Plurianual (PPA). A edição da Lei Complementar n. 101, de 2000 (LRF), por sua vez, surgiu nesse contexto para trazer um novo enfoque à gestão de recursos públicos, exigindo modernização na técnica de elaboração e execução do orçamento público, com ênfase para o planejamento”.
MATIAS-PEREIRA, J. Finanças Públicas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 325.
 
Os agentes públicos devem seguir diretrizes apresentadas pela Constituição Federal para planejarem o orçamento público, com o objetivo de melhorar a eficiência na dinâmica de receitas e gastos do setor público. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito do Plano Plurianual (PPA), isto é, do planejamento orçamentário do Governo, é possível afirmar que o PPA se refere:
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	ao modo de planejamento orçamentário de longo prazo na sociedade, apresentando, detalhadamente, as fases, as formas e o processo de execução orçamentária, que devem ser realizados no exercício financeiro.
	
		b) 
	ao processo de elaboração das diretrizes do orçamento público, que ocorre anualmente, para um planejamento econômico de longo prazo, a fim de que se consiga executar o orçamento público eficientemente.
	
		c) 
	ao instrumento de planejamento que informa as políticas públicas, ao determinar as diretrizes, os objetivos e as metas para auxiliar no desenvolvimento sustentável, em um planejamento de quatro anos.
	
		d) 
	ao processo de acesso à informação da execução orçamentária do Governo, após homologação em lei, sobre como serão as diretrizes do planejamento para o período de um ano no Governo Federal.
	
		e) 
	ao plano de execução orçamentária das políticas públicas escolhidas pelo governante, com o objetivo de serem realizadas as vontades da sociedade, visto que a execução do orçamento ocorre anualmente.
Pergunta 5 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Art. 1º - Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.
BRASIL. Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Diário Oficial da União, 1993. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm>.Acesso em: 16/08/2019.
 
Em razão da complexidade que envolve as transações do setor público na economia, é necessário que existam contratos que resguardem os direitos e as obrigações do Estado em determinado projeto. A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito dos tipos de contratos existentes na Administração Pública, pode-se afirmar que um contrato é:
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	uma modificação na negociação feita pelo Governo, de maneira não acordada entre as partes, para a elaboração de um projeto.
	
		b) 
	todo e qualquer ajuste, entre órgãos ou entidades, realizado por meio de um acordo de vontades, formando um vínculo e estipulando obrigações entre as partes.
	
		c) 
	a imposição do Governo na forma de atuação dos agentes econômicos.
	
		d) 
	uma negociação encoberta e supérflua que causa distorções nas negociações entre os entes federativos nacionais.
	
		e) 
	a atuação do Governo na sociedade, por meio da imposição da venda de bens e serviços para os agentes do país.
Pergunta 1 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“As tecnologias de informação e comunicação (TICs) são um importante instrumento à disposição dos governos, tanto para aumentar a eficiência e a qualidade da prestação de serviços à população e de sua gestão interna quanto para facilitar o controle do Estado pela sociedade”.
OLIVEIRA, R. Gestão Pública: democracia e eficiência – uma visão prática e política. Rio de Janeiro: FGV, 2012. p. 101.
 
O avanço da tecnologia de comunicação, nas últimas décadas, permitiu uma maior interação entre governo e sociedade e, também, democratizou a informação entre as pessoas. A partir desses conhecimentos e do conteúdo estudado, podemos afirmar que o governo digital se refere ao:
 
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	progresso das relações presenciais, de modo a complexificar a disponibilização de informações on-line.
	
		b) 
	mecanismo de transferência do governo presencial para, majoritariamente, atuar no ambiente on-line.
	
		c) 
	método de transferência de controle do governo para a sociedade, mediante mecanismos on-line.
	
		d) 
	processo de prestação de serviços on-line e à modificação na interação entre governo e sociedade.
	
		e) 
	modo de inviabilização de acesso à informação e à comunicação entre governo e sociedade.
Pergunta 2 (0.2 pontos)
 
Salvo
De acordo com Bresser-Pereira (2006, p. 264), “O objetivo geral da reforma administrativa será transitar de uma administração pública burocrática para a gerencial. Essa mudança, porém, não pode ser realizada de um dia para o outro. Nem deve ocorrer com a mesma intensidade nos diversos setores. Na verdade, a administração pública gerencial deve ser construída sobre a administração pública burocrática”.
BRESSER-PEREIRA, L. C. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. In: BRESSER-PEREIRA, L. C.; SPINK, P. K (Org.). Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. 7. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p. 264.
 
Na visão de Bresser-Pereira (2006), o avanço da digitalização do governo, com o objetivo de ampliar o acesso à informação da sociedade brasileira, faz parte do escopo de atuação de um Estado gerencial, que visa ampliar a eficiência e a eficácia da gestão pública do país. Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Como exemplo de ações de um governo eletrônico, pode-se considerar o e-governo, que, basicamente, é uma forma de retirar a oferta de serviços no setor público.
 
Porque:
 
II. O avanço do governo eletrônico permite desenvolver o sistema de governança, na medida em que se aplicam recursos tecnológicos de informação, melhorando, assim, a eficiência e a eficácia.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
 
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
		b) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
		c) 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		d) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
		e) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Pergunta 3 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o texto a seguir:
 
“Historicamente, os países desenvolvidos adotaram a profissionalização da administração pública por entenderem que seu bom funcionamento é um fator necessário para o desenvolvimento econômico e social. Construíram uma administração pública fundada na impessoalidade e na imparcialidade, com servidores públicos efetivos, organizados em carreiras, com ascensão profissional e acesso aos cargos baseados no mérito, conforme proposto por Max Weber”.
OLIVEIRA, R. Gestão Pública: democracia e eficiência – uma visão prática e política. Rio de Janeiro: FGV, 2012. p. 75.
 
Os funcionários públicos devem ter incentivos para se manterem focados e, assim, desempenharem suas funções públicas de maneira eficiente e eficaz, levando ao aumento do bem-estar social no País. Para isso, é necessário que existam o desenvolvimento e a promoção da carreira no setor público. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) Metas e desafios impactam na perda de motivação dos servidores públicos, gerando a diminuição da eficiência.
II. (  ) Os cargos comissionados são diferentes da carreira pública, já que quem ocupa esses cargos pode ser nomeado e exonerado livremente.
III. (  ) A competência no setor público refere-se ao conjunto de conhecimento e habilidade utilizado no desempenho da função.
IV. (  ) A competência não envolve o conhecimento sobre o desempenho da função, mas, sim, a liberdade de se fazer como preferir.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	F, F, V, V.
	
		b) 
	F, V, F, V.
	
		c) 
	V, F, F, V.
	
		d) 
	V, F, V, F.
	
		e) 
	F, V, V, F.
Pergunta 4 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o texto a seguir:
 
“O projeto foi batizado de lei de responsabilidade fiscal (LRF) e exaustivamente debatido pelo Congresso, que o aprovou no ano 2000. A LRF representa uma série de diretrizes gerais que devem balizar as autoridades, na administração das finanças públicas dos níveis central, estadual e municipal”.
GIAMBIAGI, F.; ALÉM, A. Finanças Públicas: teoria e prática no Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. p. 179.
 
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) corresponde a uma lei complementar, desenvolvida no final da década de 1990, com o objetivo central de controlar melhor os gastos públicos e, por consequência, garantir uma gestão pública eficiente e eficaz no Brasil. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) O equilíbrio das contas públicas foi buscado por meio da LRF, que visava redefinir o modelo econômico brasileiro.
II. (  ) Os objetivos do Estado brasileiro de descontrole inflacionário e instabilidade no padrão de vida social foram alcançados mediante a LRF.
III. (  ) A LRF pressupõe a ação planejada e transparente, prevenindo riscos e corrigindo desvios que possam afetar o equilíbrio nas contas públicas.
IV. (  ) A LRF dispensa o agente público de sanções institucionais ou pessoais no trato do orçamento público brasileiro.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	V, F, F, V.
	
		b) 
	F, V, F, V.
	
		c) 
	V, V, F, F.
	
		d) 
	F, F, V, V.
	
		e) 
	V, F, V, F.
Pergunta 5 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia o texto a seguir:
 
“Lançado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União em 2004, o Portal da Transparência do Governo Federal é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestãopública do Brasil. Desde a criação, a ferramenta ganhou novos recursos, aumentou a oferta de dados ano após ano e consolidou-se como importante instrumento de controle social, com reconhecimento dentro e fora do país”.
BRASIL. Controladoria Geral da União. Portal da Transparência. Disponível em: <http://www.portaldatransparencia.gov.br/sobre/o-que-e-e-como-funciona>. Acesso em: 27/08/2019.
 
O governo digital permite que a democracia seja impulsionada em decorrência da maior transparência e do intercâmbio de informações entre a gestão pública e a sociedade que deseja obter mais informações sobre as ações do governo. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (  ) A prestação de contas via internet reduz a transparência, além de ser uma forma de diminuir a interação entre Estado e sociedade.
II. (  ) A utilização massiva da internet pelo governo e pela sociedade permite que ocorram maiores publicidade e transparência das regras.
III. (  ) A transparência é uma característica importante para Estados autoritários, já que permite maior controle estatal sobre a sociedade.
IV. (  ) Na gestão pública brasileira, existem, atualmente, diversos portais de transparência nos ministérios e nas entidades da administração indireta.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	F, F, V, V.
	
		b) 
	F, V, F, V.
	
		c) 
	V, V, F, F.
	
		d) 
	V, F, V, F.
	
		e) 
	F, V, V, F.
Pergunta 1 (0.55 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“A administração pública burocrática clássica foi adotada porque era uma alternativa muito superior à administração patrimonialista do Estado. Entretanto, o pressuposto de eficiência em que se baseava não se mostrou real [...]. Na verdade, a administração burocrática é lenta, cara, autorreferida, pouco ou nada orientada para o atendimento das demandas dos cidadãos”.
BRESSER-PEREIRA, L. C. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. In: BRESSER-PEREIRA, L. C.; SPINK, P. T. (Orgs.). Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 241.
 
Nas últimas décadas, o Brasil passou por diversas reformas, com o objetivo de avançar na eficiência e na eficácia da máquina pública. Para tanto, reformas do tipo gerencial começaram a ser desenvolvidas, como a Emenda da Reforma Administrativa, ou Emenda 19, de 4 de junho de 1998. Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre a Emenda 19.
 
I. A Emenda 19 foi responsável por propor uma reforma na gestão pública, aprimorando os controles burocráticos da Administração Pública.
II. Um dos princípios da Emenda 19 foi a possibilidade de terceirização de atividades não exclusivas do Estado.
III. Regulamentação detalhada, supervisão e auditoria são controles burocráticos clássicos impostos pela Emenda 19.
IV. Descentralização com foco na autonomia e maior responsabilização da gestão pública foram algumas das propostas da Emenda 19.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	I e II.
	
		b) 
	II e III.
	
		c) 
	II e IV.
	
		d) 
	I e III.
	
		e) 
	III e IV.
Pergunta 2 (0.55 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“A Lei n. 12.527 (Lei de Acesso a Informação), de 18 de novembro de 2011, regulamentou o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. Registre-se que os seus dispositivos são aplicáveis aos três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Ressalta-se que o direito de acesso à informação pública no Brasil foi previsto na Constituição Federal, no inciso XXXIII do Capítulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos [...]”.
MATIAS-PEREIRA, J. Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2018. p. 209.
 
Na visão de Matias-Pereira (2018), apesar de as definições do orçamento e das políticas públicas serem definidas pelos agentes públicos (Executivo e Legislativo), a interação entre Estado e sociedade faz com que a elaboração do orçamento possa ser feita de maneira mais eficiente e eficaz, com maior efetividade. Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O projeto de lei sobre a Ficha Limpa pode ser considerado um exemplo de mobilização social, pois foi levado ao Congresso Nacional por meio de uma iniciativa popular.
 
Porque:
 
II. A participação social pode ocorrer no processo de geração de ideias, com o objetivo de auxiliar a elaboração de leis ou de projetos sociais.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
		b) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
		c) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		d) 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		e) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Pergunta 3 (0.55 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“O processo de compras na Administração Pública está regulamentado pela Lei de Licitações e demais legislações associadas, as quais estabelecem as modalidades que poderão ser empregadas no processo licitatório. O sistema de licitações se apresenta como uma ferramenta essencial no esforço da Administração Pública, direta e indireta, em promover reestruturações, preocupar-se com os custos dos investimentos em infraestrutura, capacitação e treinamento, modernização tecnológica e lançamentos de novos produtos e serviços”.
MATIAS-PEREIRA, J. Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2018. p. 223.
 
A partir da leitura do fragmento anterior, fica evidente que, para que as compras de produtos e serviços do Governo ocorram de forma clara e com preços competitivos no mercado, são utilizados processos licitatórios, os quais aumentam a possibilidade de concorrência. Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre contratos e licitações.
 
I. As diferentes modalidades de licitação se baseiam em contratos facultativos por parte do Governo.
II. A Lei 8.666, também conhecida como Lei das Licitações, apresenta diretrizes para a utilização de contratos em licitações.
III. Os contratos devem ser claros em relação às condições de execução da obra, com os direitos e as obrigações das partes.
IV. As organizações que vencem o processo licitatório podem iniciar o projeto, independentemente da aprovação do Governo ou da assinatura de contratos.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	II e III.
	
		b) 
	III e IV.
	
		c) 
	II e IV.
	
		d) 
	I e III.
	
		e) 
	I e IV.
Pergunta 4 (0.55 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“A administração Pública, na ótica constitucional, é a atividade concreta e imediata que o Estado realiza a fim de alcançar os interesses coletivos. A constituição da República Federativa do Brasil cuida dos princípios que norteiam a Administração Pública, com o propósito de explicitar normas essenciais ao agente público, devendo respeitá-las, mesmo quando se trate de atos discricionários, conhecidos por sua flexibilidade na forma de conveniência e oportunidade”.
MATIAS-PEREIRA, J. Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2018. p. 193.
 
Na visão de Matias-Pereira (2018), a Administração Pública refere-se ao processo público para estruturar e realizar os diferentes serviços públicos que são demandados pela sociedade, com o objetivo de maximizar o bem-estar social e promover o desenvolvimento econômico e social do país. Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções aseguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A administração indireta se refere aos recursos públicos administrados pelas empresas privadas.
 
Porque:
 
II. A administração direta é representada pelos setores Executivo, Legislativo e Judiciário.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		b) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
		c) 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
		d) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
		e) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 5 (0.55 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“No final dos anos 1980, o termo governança (governance) ressurgiu nas ações e decisões do Banco Mundial, em decorrência da percepção de que havia problemas de ‘má governança’ nos países em vias de desenvolvimento [...]. Na formulação proposta pelo Banco Mundial, governança é definida originalmente como a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos econômicos e sociais tendo em vista o desenvolvimento”.
MATIAS-PEREIRA, J. Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2018. p. 85-86.
 
Aumentar a transparência e os valores democráticos permite que a gestão pública de um país seja mais eficiente e eficaz ao longo do tempo, portanto uma boa governança no setor público auxilia os agentes públicos no processo administrativo. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre a transparência no setor público.
 
I. A governança no setor público impede que boas práticas públicas possam ser realizadas, devido ao controle do Banco Mundial.
II. Os portais devem retirar a prestação de contas, acobertando a execução orçamentária, para impulsionar a transparência nos setores públicos.
III. Os mecanismos de transparência, devido a sua importância, devem ser monitorados e aperfeiçoados pelo governo e pela sociedade.
IV. Os indicadores de transparência estão fundamentados em normas legais, como é o caso da Lei de Acesso à Informação.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	III e IV.
	
		b) 
	I e II.
	
		c) 
	II e III.
	
		d) 
	I e III.
	
		e) 
	II e IV.
Pergunta 6 (0.55 pontos)
 
Salvo
De acordo com Bresser-Pereira (2006, p. 264), “O objetivo geral da reforma administrativa será transitar de uma administração pública burocrática para a gerencial. Essa mudança, porém, não pode ser realizada de um dia para o outro. Nem deve ocorrer com a mesma intensidade nos diversos setores. Na verdade, a administração pública gerencial deve ser construída sobre a administração pública burocrática”.
BRESSER-PEREIRA, L. C. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. In: BRESSER-PEREIRA, L. C.; SPINK, P. K (Org.). Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. 7. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p. 264.
 
Na visão de Bresser-Pereira (2006), o avanço da digitalização do governo, com o objetivo de ampliar o acesso à informação da sociedade brasileira, faz parte do escopo de atuação de um Estado gerencial, que visa ampliar a eficiência e a eficácia da gestão pública do país. Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Como exemplo de ações de um governo eletrônico, pode-se considerar o e-governo, que, basicamente, é uma forma de retirar a oferta de serviços no setor público.
 
Porque:
 
II. O avanço do governo eletrônico permite desenvolver o sistema de governança, na medida em que se aplicam recursos tecnológicos de informação, melhorando, assim, a eficiência e a eficácia.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
 
Opções de pergunta 6:
	
		a) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
		b) 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
		c) 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
		d) 
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
		e) 
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Pergunta 7 (0.55 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“Em meio a essa onda ideológica neoliberal, surgiu, na Grã-Bretanha, na segunda metade dos anos 1980, a Reforma Gerencial do Estado – a segunda grande reforma do aparelho do Estado moderno, também chamada de Reforma da Gestão Pública. Inspirava-se nas estratégias de gestão das empresas privadas, e sua teoria foi chamada de Nova Gestão Pública; ou seja, uma série de ideias desenvolvidas a partir do final dos anos 1980 que buscavam tornar os administradores públicos mais autônomos e responsáveis, e as agências executoras dos serviços sociais mais descentralizadas”.
BRESSER-PEREIRA, L. C. Democracia, Estado Social e Reforma Gerencial. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 50. n.1, jan./mar., 2010. p. 114.
 
Assim como a própria sociedade vai se desenvolvendo ao longo do tempo, modificando suas próprias demandas, o Estado também passa por modificações em seu modelo de atuação. A partir dessas informações e do conteúdo estudado, pode-se afirmar que o modelo gerencial se refere:
Opções de pergunta 7:
	
		a) 
	à modificação da atuação do Estado na economia, para uma economia mais restritiva e autoritária.
	
		b) 
	ao modelo voltado para o cidadão, concentrando-se no processo e no combate ao nepotismo e à corrupção.
	
		c) 
	à atuação de um Estado patrimonialista, que apresenta interligação entre o setor público e o privado.
	
		d) 
	à atuação ineficiente do Estado, por meio de gastos públicos elevados e descontrole sobre a dívida.
	
		e) 
	ao modelo representado por um soberano, que é o único capaz de influenciar determinado território.
Pergunta 8 (0.55 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“Entre as principais questões que ocuparam os debates filosóficos nos séculos XVI a XVIII, destacam-se as ideias que envolvem o surgimento da sociedade civil, ou seja, o que motivou os homens a formarem Estados e qual a origem legítima de seus governos. Ganham relevância nesse contexto as teorias contratualistas, que tinham como objeto promover a reflexão e tentar explicar como provavelmente se deu a criação do Estado, como a sociedade se comportava antes deste e quando os indivíduos sentiram a necessidade de sua criação”.
MATIAS-PEREIRA, J. Finanças Públicas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 12.
 
A formação do Estado moderno, por meio do Estado-Nação, e a consequente atuação do Governo na economia fazem com que seja necessária uma boa administração dos escassos recursos que o Governo tem a sua disposição. Considerando esse tema e os conteúdos estudados, pode-se dizer que a administração pública se refere:
Opções de pergunta 8:
	
		a) 
	às atuações do setor público, para administrar as empresas familiares, de forma direta, para maximizar o bem-estar social.
	
		b) 
	à modificação existente no Estado Nacional, para que as organizações privadas possam administrar os recursos públicos.
	
		c) 
	às atividades desenvolvidas pelos órgãos, agentes e entidades, com o objetivo de atender às necessidades públicas.
	
		d) 
	ao processo administrativo dos agentes econômicos privados, durante seu trabalho nas organizações particulares do país.
	
		e) 
	ao trabalho desempenhado pelas famílias, para o controle das finanças e do orçamento público ao longo do tempo.
Pergunta 9 (0.55 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“A reforma gerencial tem como propósito assegurar os mecanismos necessários ao aumento de eficácia, eficiência e efetividade da Administração Pública, além de criar novas condições que possibilitam tornar mais democrática a relação entre o Estado e a sociedade”.
MATIAS-PEREIRA, J. FinançasPúblicas. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 113.
 
A partir da leitura do fragmento anterior, pode-se inferir que, no Estado moderno, as reformas administrativas ocorrem com o objetivo de aumentar a efetividade da atuação pública na economia (sociedade), buscando impulsionar o bem-estar social (aumento da produtividade pública) ao longo do tempo. Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre competição e comparação no setor público.
 
I. O cerne da competição administrada é aumentar a interação competitiva entre setor público e privado.
II. A recente reforma do Estado focou na necessidade de redução do Estado e em aspectos relacionados à globalização.
III. As políticas reguladoras atuam para aumentar o controle social do Estado sobre os agentes privados.
IV. O controle social na competição tem como foco a estatização dos recursos sociais de um país.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
Opções de pergunta 9:
	
		a) 
	I e II.
	
		b) 
	II e IV.
	
		c) 
	I, II e IV.
	
		d) 
	III e IV.
	
		e) 
	I e III.
Pergunta 10 (0.55 pontos)
 
Salvo
Leia o trecho a seguir:
 
“Há dois grandes desafios a serem superados para se obter uma divulgação das informações públicas adequada ao controle social: a falta de vontade política e a falta de conhecimento técnico sobre como organizar as informações”.
OLIVEIRA, R. Gestão Pública: democracia e eficiência – uma visão prática e política. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 103.
 
A partir da leitura do fragmento anterior, fica evidente que o aumento da transparência, via acesso à informação, permite que a sociedade tenha maior conhecimento a respeito das informações e das ações públicas, proporcionando maior controle sobre os agentes públicos em relação à sociedade. No entanto a falta de vontade política pode impactar a eficiência de ações de gestão pública na direção de um governo digital. Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre os conceitos de governo digital.
 
I. As tecnologias de informação são responsáveis por avançar na modernização do Estado, inclusive na própria forma de prestação de serviços e informações.
II. A gestão do conhecimento visa melhorar as ações presenciais do governo, reduzindo os bancos de dados disponíveis, com o objetivo de deteriorar os processos públicos.
III. A ação do governo em avançar na oferta de serviços digitais reduz a atuação do Estado no ambiente real, piorando a gestão pública do orçamento do país.
IV. O programa de governo digital procura impulsionar a participação social em diferentes frentes e, também, é uma forma de avançar no processo de democratização do país.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
Opções de pergunta 10:
	
		a) 
	II e IV.
	
		b) 
	III e IV.
	
		c) 
	I e III.
	
		d) 
	II e III.
	
		e) 
	I e IV.