Buscar

Burnout ou o mal estar docente

Prévia do material em texto

Burnout ou o mal estar docente
	Burnout tem sua origem através da língua inglesa, criada a partir da junção de dois termos burn e out, que significa queimar e fora, e com a união dos dois termos chegamos a tradução “ser consumido pelo fogo”. Em sua melhor compreensão nos representa um estado de exaustão resultante de trabalhar exaustivamente, associados à exaustão emocional ou até mesmo estresse crônico. É caracterizado por ser o ponto máximo do estresse profissional, aonde encontra-se em diversas profissões, em especial nos trabalhos onde há convívio direto na vida de outras pessoas, como por exemplo, a profissão professor.
	Burnout ou o mal estar docente surge em decorrência de vários fatores como o aumento das exigências em relação ao professor, a inibição educativa de outros agentes de socialização, o desenvolvimento de fontes de informação alternativas à escola, a ruptura do consenso social sobre a educação, o aumento das contradições no exercício da docência, as mudanças de expectativas em relação ao sistema educativo, modificação do apoio da sociedade ao sistema educativo, menor valorização social do professor, as mudanças dos conteúdos curriculares, a escassez de recursos materiais e as condições de trabalho, mudanças bruscas na relação professor-aluno e fragmentação do trabalho do professor.
	É comum observar a agressividade dos alunos, a falta de respeito diante aos professores e o mais triste de tudo, a falta de interesse dos alunos com relação aos estudos. Estes são fatores que acabam desgastando a estrutura física e mental dos professores, gerando assim o estresse, pois nos dias de hoje não basta apenas estar preparado para ensinar os alunos, transmitir conhecimento a eles, e sim estar preparado psicologicamente.
	Contudo, conclui-se de que com a atenção, o cuidado, carinho, o reconhecimento e o respeito diante da profissão docente, são formas de valorizar a profissão ser professor, pois é a partir destas ações que a melhoria da qualidade de ensino e da vida do educar avançam significativamente a cada dia.

Continue navegando