Buscar

Atividade 1 Completação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 Completação
Nome: Marcelo Levien Corrêa Gomes
Número de Matrícula: 16100189
Em terra, quanto ao posicionamento da cabeça de poço, a cabeça de poço fica na superfície estando posicionada, no máximo, a poucos metros do solo. No mar, em água rasas, também é possível trazer a cabeça de poço para a superfície, efetuando-se a completação dita como seca. Na completação convencional, outro nome que pode ser dado pra esse tipo de completação, a cabeça do poço se apoia numa plataforma fixa que, por sua vez, é apoiada no fundo do mar. Já em águas mais profundas, onde é inviável trazer até a superfície, a cabeça do poço fica no fundo do mar, instalando-se uma Árvore de Natal Molhada. 
Existem três tipos de revestimento de produção: a poço aberto, com liner rasgado ou canhoneado e com revestimento canhoneado. 
A perfuração a poço aberto é quando a perfuração atinge o topo da zona produtora, uma tubulação de revestimento é descida no poço e cimentada no poço e cimentada no espaço anular. Em seguida, conclui-se a perfuração com as zonas produtoras totalmente aberturas. Se houver necessidade, um revestimento de produção ou liner, poderá ser descido posteriormente. A completação a poço aberto só é utilizada em formações muito bem consolidadas, com pouco risco de desmoronamento. Em reservatórios naturalmente, fraturados ela deve ser utilizada para evitar dano à formação causado pelo cimento. 
As vantagens da perfuração a poço aberto é que ela tem maior área aberta ao fluxo e redução dos custos do revestimento e do canhoneio, e as suas desvantagens é a falta de seletividade, que impede futuras correções quando há produção de fluidos indesejáveis, como, por exemplo, excessiva produção de gás ou água.
Já com o liner rasgado ou canhoneado, o liner desce, previamente rasgado, posicionando os tubos rasgados em frente às zonas produtoras ou então cimentado e posteriormente canhoneado nas zonas de interesse. Embora em desuso nos poços convencionais, pode encontrar uma boa aplicação em poços horizontais.
Revestimento canhoneado é o tipo de liner mais utilizado atualmente. O poço é perfurado até a profundidade final e em seguida, é descido o revestimento de produção até o fundo do poço, sendo posteriormente cimentado o espaço anular entre os tubos de revestimento e as paredes de poço. Em seguida, o revestimento é canhoneado defronte dos intervalos de interesse, mediante a utilização de jatos, colocando assim o reservatório produtor em comunicação com o interior do poço. 
Número de zonas explotadas: simples e múltiplas. 
Simples: apenas uma coluna de produção é descida no poço, possibilitando produzir de modo controlado e independente somente uma zona de interesse.
Múltipla: produzir duas ou mais zonas ou reservatórios diferentes, através de uma ou mais colunas de produção descidas no poço.
Completações múltiplas são mais econômicas, pois o menor número de poços com diversas zonas drenadas sem maior prejuízo para o controle dos reservatórios, possibilidade de se colocar em produção reservatórios marginais, cuja produção isolada não seria economicamente viável.

Outros materiais