Buscar

Atividade 3 Completação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 Completação
Nome: Marcelo Levien Corrêa Gomes
Número de Matrícula: 16100189
Fluído de Perfuração: são fluídos nos quais podem ser líquidos, gasosos ou mistos nos quais são fundamentais para a indústria de óleo e gás, pois atuam na manutenção da estabilidade do poço, resfriamento da broca e retirada do cascalho produzido na perfuração, tudo isso sem prejudicar a formação ou ocasionar problemas no espaço anular. 
Tampão de Cimento: Os tampões de cimento são normalmente utilizados para combater as perdas de circulação. Ao longo da produção, o cimento é bastante utilizado para a execução de tampões (plugs de cimento), visando o isolamento de zonas, abandono do poço (tamponamento do poço com cimento), servir de base para desvio do poço (poço direcional) ou mesmo para apoiar uma coluna testadora.
Flapper Valve: É uma válvula de retenção que possui uma placa com mola, e que pode ser bombeada geralmente na direção do fundo do poço, e fecha-se o fluxo ao tentar fluir de volta pela coluna de perfuração para a superfície.
Drill Pipe: O drill pipe, mais conhecido como tubo de perfuração, faz a conexão do equipamento de superfície da sonda ao conjunto de fundo de poço e à broca, para bombear fluido de perfuração para a broca e para poder elevar, abaixar e girar a broca e o conjunto de fundo de poço, mantendo essa função também na parte de completação do poço com suas respectivas funções.
Condicionamento de Topo de Liner: O condicionamento do revestimento de produção até o topo do liner é feito normalmente utilizando a água do mar e na substituição do fluido nele contido por um fluido de completação no que se refere a parte de completação na utilização dessa técnica.
Raspador: O raspador é utilizado para o condicionamento do revestimento do poço, e tem como principal função dentro desse processo em raspar a parte interna do revestimento de produção, retirando o que foi deixado pela broca.
Broca: As brocas são dispositivos utilizados para perfurar o solo com o intuito de se chegar a uma área de armazenagem natural de petróleo, e são geralmente fabricadas como equipamentos rotativos para realizar operações de corte e moagem de rochas e outros materiais de subsuperfície. Elas são utilizadas para mover materiais que estão localizados entre a crosta terrestre e as áreas onde se encontram o petróleo, que estão localizadas muito abaixo da superfície.
Fluído de Completação: O fluido de completação tem como principais funções impedir a migração dos fluidos da formação para o poço, promover o carreamento de partículas sólidas que se encontrem no poço, como o cimento, areia ou detritos presentes. Também é importante que isso não venha a danificar a formação e não trapeie gás, além de dever ser limpo, não corrosivo, e de preferência barato para auxiliar na viabilidade econômica do projeto.
Cimentação Primária: Denomina-se cimentação primária a cimentação principal de cada coluna de revestimento, levada a efeito logo após sua descida ao poço. Seu objetivo básico é colocar uma pasta de cimento não contaminada em determinada posição no espaço anular entre o poço e a coluna de revestimento, de modo a se obter fixação e vedação eficiente e permanente deste anular.
Canhão: O processo convencional de canhoneio é baseado fundamentalmente no emprego de cargas explosivas montadas em série em um suporte metálico e introduzidas em uma peça tubular, conhecida como canhão, que é responsável pelo isolamento entre o explosivo e o poço. Esse canhão é descido no poço, tensionado por um cabo elétrico, que por sua vez conduz um pulso acionador das cargas, fazendo com que o canhoneio tenha a capacidade de viabilizar a produção de fluido de formações em poços que se encontram já revestidos, agregando mais estabilidade à completação, além da seletividade na produção, devido aos diversos níveis da formação onde ocorrem os disparos do canhão. 
Válvula de Circulação: É um dispositivo de fundo de poço que permite a circulação através da coluna de tubulação e o anular associado. Como acessório de complementação, uma válvula de circulação é incluída para circular o fluido para a kill ou o arranque do poço. As válvulas de circulação geralmente são operadas por ferramentas slickline e geralmente são capazes de vários ciclos de abertura e fechamento antes de requerer manutenção.
Válvula de Teste: Localiza-se acima do obturador e controla o fluxo da formação em teste, que vai da coluna até a superfície. Após o assentamento do obturador, a válvula de teste é aberta e ocorre o fluxo de fluidos para a superfície, função fundamental quando é feita a completação do poço.
Packer: O packer é um dispositivo de fundo de poço usado em quase todas as finalizações para isolar o espaço anular do conduíte de produção, permitindo produção, injeção ou tratamento controlado. Um conjunto típico de packer incorpora um meio de prender o packer contra a parede do revestimento, como um arranjo de deslizamento e um meio de criar uma vedação hidráulica confiável para isolar o espaço anular. Na completação, o uso de packer é necessário quando existe canhoneados abertos acima do ponto de injeção da pasta, ou quando existir dúvidas quanto à capacidade do revestimento em suportar as pressões de operação.
Amostrador: Uma ferramenta ou montagem usada para recuperar amostras de fluidos ou encher material do calibre do poço.
Standing Valve: Um conjunto de válvulas de fundo de poço que são projetadas para manter a pressão de cima, enquanto permite que os fluidos fluam para baixo.
Nippler R: Este elemento consiste num perfil de alojamento de tampões mecânicos, válvulas de retenção ou registradores de pressão. Possuem uma área polida para vedação e uma sede de travamento. Usualmente são instalados na cauda da coluna de produção, abaixo de todas as outras ferramentas, permitindo o tamponamento do poço com um plugue insertável. Entretanto, não há restrições quanto ao número de nipples a serem instalados em qualquer ponto da coluna. Neste último caso, sua grande funcionalidade está no fato de permitir o isolamento de zonas produtoras no caso de canhoneados em reservatórios com diferentes contatos.
Sliding Slives: : É um dispositivo de completação que pode ser operado para fornecer um caminho de fluxo entre o conduíte de produção e o espaço anular.
TSR: : É um componente de completação com perfil projetado para aceitar um componente correspondente equipado com um conjunto de vedação. As terminações são projetadas com receptáculos de vedação para permitir que a coluna de produção seja removida sem remover o packer ou os componentes de completação permanente. É o elo de ligação entre a completação inferior e a coluna de produção (ou completação superior).
Mandril e Camisa do TSR: O TSR é um elemento formado por duas partes principais: o mandril e a camisa. O mandril fica no topo da completação inferior e a camisa fica na extremidade inferior da coluna de produção. Quando a coluna é descida, a camisa veste o mandril e promove a vedação entre ela e o mandril. Além de trabalhar como elo de ligação entre a coluna de produção e a completação inferior, o TSR atua como junta de compensação dos efeitos térmicos de elongação ou de encurtamento da coluna de produção que ocorrem durante a vida útil do poço. No topo do mandril do TSR, que fica na completação inferior, é sempre enroscada uma sede, conhecida como nipple, cuja finalidade é possibilitar o assentamento da standing valve.
DHSV: É um dispositivo de fundo de poço que isola a pressão e os fluidos do poço em caso de emergência ou falha do equipamento de superfície. Os sistemas de controle associados às válvulas de segurança geralmente são configurados em um modo à prova de falhas, de forma que qualquer interrupção ou mau funcionamento do sistema resulte no fechamento da válvula de segurança para tornar o poço seguro.
Mandril de Gás Lift: Um componente do sistema de elevação de gás que é montado com a coluna de tubulação de produção para fornecer um meio de localizar válvulas de gás lift.
Válvula de Pressão: A válvula de pressão é umdispositivo que controla o fluxo de um líquido, gás ou vapor de forma que um nível de pressão definido seja atingido. Este tipo de válvula reguladora é bastante utilizada em diversos tipos de equipamentos e maquinários em geral, em diferentes cenários e áreas de atuação, como a completação.
ANC e ANM: O controle do fluxo de entrada e saída em um poço de produção de petróleo se dá pela operação de um equipamento que chamamos de “Árvore de Natal”, que funciona tanto para operação terrestre e offshore. A ANC é o equipamento responsável por suportar o peso da coluna de produção e vedar o anular entre a coluna de produção e o último revestimento de produção para a superfície. O outro modelo é denominado ANM, que consiste na instalação no fundo do mar, e o processo de instalação e operação torna-se totalmente mecanizado e automático. Este equipamento, quando terrestre, também é denominado “Árvore de Natal Seca”. E a completação vai ter impacto direto dependendo de qual tipo de ambiente e de árvore de a ser utilizada, com ela podendo ser seca ou molhada.
ANM DO: As ANM’s do tipo DO (operadas por mergulhador), introduzidas para viabilizar a produção de campos em águas rasas em face de seu baixo custo de aquisição, exigem intenso trabalho com mergulhadores. As ANM DO revelaram-se anti-econômicas em face dos custos de instalação e manutenção e passaram a ser substituídas pelas DA (assistidas por mergulhador). Existem três tipos de ANM do tipo diver operated: DO-1 (perfuração e completação com Jack ups), DO-2 (perfuração com Jack-up e completação com SS) e DO-3 (perfuração e completação com SS ou NS).
ANM DA: São ANM’s instaladas em lâminas d’água de até 300 m, onde o único trabalho realizado com mergulhadores é a conexão das linhas de fluxo e de controle da ANM. Na retirada da ANM também é necessário à desconexão das linhas através de mergulhadores.
ANM DL: As ANM DL foram projetadas para lâminas d’água de até 400 m. Dispensam o uso de mergulhadores, sendo a conexão das linhas feita na horizontal, com o auxílio de ferramentas específica.
ANM GLL: As ANMs GLL (sem uso de cabos guias em sua instalação e retirada) foram desenvolvidas para lâminas d’água superiores a 300 m e para instalação e retirada tanto com Sonda DP quanto com Sonda Ancorada. Como pode não se dispor dos cabos guias (acoplados em postes da cabeça do poço) para guiar a ANM, esta foi dotada com grandes funis e sistemas de rasgos e chavetas.

Outros materiais