Buscar

Atividade 2 Resumo artigo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 2
Nome: Marcelo Levien Corrêa Gomes
Número de Matrícula: 16100189
Resumo do Artigo: “Completação inteligente de poços de petróleo: tecnologia para aumentar a recuperação de óleo e gás”
Introdução 
O artigo fala a respeito da completação inteligente e como ela pode aumentar a recuperação de óleo e gás. A principal característica da completação inteligente é que ela permite a monitoração e o controle de cada zona produtora ou injetora atuante no poço, de forma separada. Monitoram-se parâmetros como pressão e temperaturas por meio de sensores para que sejam curvas e perfis de pressão e temperatura para acompanhar a depleção do poço e o aumento de produção de gás e água.
Os equipamentos comumente utilizados na completação inteligente englobam desde equipamentos de fundo de poço até topside. Se faz uma grande análise dos equipamentos que fazem parte da composição desse tipo de completação, analisando cada equipamento e sua função. 
Chegando na conclusão que através do monitoramento dos parâmetros do poço e controle de fluxo das zonas é possível antecipar a produção de hidrocarbonetos produzidos e otimizar a produção ou a injeção. A completação inteligente pode reduzir o número de número de poços perfurados, visto que é possível o melhor aproveitamento do reservatório através de um único poço. E como desvantagens pode-se citar o aumento de custo e a complexibilidade por poço. Além do aumento da probabilidade de realização de intervenções por falhas ou manutenção em equipamentos, que ensejariam a paralisação da produção de todas as zonas do poço.
Estudos de Caso 
	Foi feito um estudo de caso em cima dos campos do pré sal, onde a completação inteligente onde quando são utilizadas eles possuem na completação inferior liners pré perfurados e instalados em poços abertos. Esse tipo de solução elimina a necessidade de cimentação do liner ou casing, acarretando na redução do tempo de operação da sonda e, consequentemente, na redução dos custos do projeto de poço. 
Outra solução usual no pré-sal é a instalação de toda a coluna de produção uma única vez (single run), desde a parte inferior até o tubing hanger. Essa solução não inclui elemento de desconexão que permita a retirada da completação superior e apresenta, consequentemente, dificuldade para as operações de heavy workover, devido à necessidade de retirada de toda a completação.
Diante do exposto, os desafios encontrados pela completação inteligente são: a necessidade de máxima área aberta ao fluxo e aumento da confiabilidade, segurança e vida útil dos equipamentos. Além disso, é necessário diminuir a complexidade e custo do sistema, que deve ser compatível com as operações de intervenção de poço.
Conclusão 
	A conclusão que podemos ter desse estudo é que o método de completação inteligente já é uma realidade dentro do cenário nacional. Esses sistemas devem ser adequados aos requerimentos de confiabilidade e flexibilidade das instalações dos campos contribuindo, dessa forma, para o melhor gerenciamento do reservatório de petróleo e, consequentemente, para as receitas geradas.
	Também podemos constatar que eles devem ser feitas em poços que seja possível o incremento das receitas, a tecnologia deve ser aplicada em poços em que seja possível um aumento considerável do volume de petróleo recuperado, compensando assim o custo de projeto de completação inteligente.
	Referências Bibliográficas
“Completação Inteligente de Poços de Petróleo: tecnologia para aumentar a recuperação de óleo e gás” LOUREIRO, Ana Beatriz; FURTADO, Rafaela.

Outros materiais