Buscar

EPIDERME - RESUMO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CÉLULA VEGETAL 
A célula vegetal é semelhante a à célula animal por apresentar organelas como as mitocôndrias, o complexo golgiense e o retículo endoplasmático são comuns a ambas as células. As células vegetais têm características típicas da célula vegetal como parede celular, os vacúolos e os plastídios.
A parede celular envolve a membrana plasmática que circula o citoplasma. O citoplasma está composto das organelas como vacúolo, plastídios, mitocôndria, microcorpos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático, citoesqueleto e os ribossomos.
 PAREDE CELULAR
Envolve externamente a membrana plasmática e o conteúdo celular. A parede celular é produzida pelo protoplasma com o papel de algumas enzimas como a uridina difosfato glicose (UDP-glicose).
Da forma e rigidez à célula, restringe a expansão do protoplasto e defende contra bactérias e fungos, por impedir a ruptura da membrana pela entrada de H2O no interior da célula.
É formada por microfibrilas de celulose, imersas em uma matriz contendo polissacarídeos não-celulósico como a hemiceluloses e pectinas e é constituída por Substâncias Orgânicas como a Lignina, proteínas e lipídios.
A parede celular é composta por Parede Primária e Parede Secundária, onde a Primária é a primeira a ser formar e se desenvolve na célula jovem com uma parede, se dividindo ativamente, ou seja, é uma célula viva. Passa por modificações durante o crescimento e desenvolvimento celular, devido sua ação dinâmica.
Em muitas células a parede primária é única e permanece assim, mas em muitas outras, internamente à primária, ocorre deposição de camadas adicionais chamadas de parede Secundária, esta, de maneira ordenada às 1ª, 2ª e 3ª camadas, é designada S1, S2 e S3. È deposta entre a parede primária e a Membrana Plasmática.
Há algumas diferenças entre a parede primaria e secundária. A parede primária possui arranjo molecular frouxo e um percentual de aproximadamente 70% de água, os 30% restantes correspondem à matéria seca que está representada em sua maioria por polissacarídeos como a celulose, hemicelulose e pectina e proteínas, como a expansina e a extensina. Na parede secundária se encontra um arranjo molecular firme, é composta principalmente por celulose, sendo 50 a 80% da matéria seca, bem como hemicelulose de 5 a 30% e lignina de 15 a 35%.
Devido à Lignina ser hidrofóbica a parede secundária possui cerca de 20% de água somente.
 A formação de parede secundária está muito presente em células especializadas com função de sustentação como o xilema e o esclerênquima. Durante a deposição da parede secundária inicia-se a lignificação e após a sua formação a célula para de crescer e morre.
LAMELA MÉDIA, PLASMODESMOS e DEMOTÚBULO
A lamela média é o espaço encontrado entre duas células e tem como função preencher espaços entre as células e funciona como uma espécie de cimento que irá unir células vizinhas. As células se comunicam via plasmodesmos, estes são formados por pequenos canalículos e pelas projeções do retículo endoplasmático liso (desmotúbulo).
PONTOAÇÃO
A Pontoação é caracterizada por pequenas depressões, devido à menor disposição de microfibrílas de celulose durante a formação da parede primária. Ela pode ser caracterizada por pontoação Simples ou Aureolada, podendo ser, então, Pontoação Simples, Pontoação Aureolada, Pontoação Aureolada com Toro e Pontoação Semi-Aureolada
 Em algumas gimnospermas e angiospermas nas células do xilema, como os traqueídes, ocorre um espessamento especial, na região central da membrana da pontoação areolada, denominado toro.
MEMBRANA PLASMÁTICA
 Função da Parede Celular:
· É permeável à varias Substâncias e Água
· Previne a ruptura da membrana plasmática pela entrada de água na célular
· Porta vária enzimas relacionadas aos diferentes processos metabólicos
· Defesa contra bactérias e fungos, com a produção de Fitoalexinas
A MP é composta por uma bicamada lipídica fluida, na qual as proteínas estão inseridas, podendo encontrar carboidratos e alguns lipídios ligados a estas proteínas, em cada camada lipídica, as moléculas se dispõem com a porção polar voltada para fora e a porção apolar voltada para dentro (lipídios, fosfolipídios). Tem a função de controlar a entrada e saída de substâncias da célula, é semipermeável e seletiva, coordena a síntese da parede celular.
O transporte de substância entre a célula pode se processar de forma passivo, onde não há gasto de energia, ativo que ocorre com gasto de energia ou por difusão Simples. Já o transporte de grandes moléculas se faz por vesículas. Esses processos são denominados de endocitose e exocitose. A endocitose se dividi em pinocitose e fagocitose.
CITOPLASMA
É o fluído onde se encontra o núcleo e as organelas como Cloroplastos e Mitocôndrias – delimitado pela membrana plasmática.
É onde ocorrem as reações Bioquímicas, facilita a troca de substâncias dentro da própria célula e acumula substâncias do metabolismo primário e secundário da planta.
O citoplasma está em constante movimento, que é conhecido como ciclose. Os movimentos citoplasmáticos advêm de proteínas motora conhecidas como miosina que ao quebrar a molécula de adenosina trifosfato, ATP, promove os movimentos.
VACÚOLO
Ocupa 90% do espaço celular e é característico da célula vegetal. Envolto pela membrana chamada Tonoplasto, a qual é muito parecida com a membrana plasmática.
Essa estrutura é constituído por água, substâncias inorgânicas como íons de cálcio, potássio, cloro, etc..., e orgânicas como açúcares, ácidos orgânicos, protéinas, etc... Enzimas (hidrolases ácidas) também estão presentes, como nucleases, proteases, lipases, etc
Seu pH é próximo de 5,0. A manutenção desse pH é feita por meio de bombas H+ATPase. Deposito de metabólitos secundários: antocianinas, taninos, alcaloides, saponinas, etc.
Osmoticamente ativo, desempenham papel importante no crescimento e desenvolvimento da planta. Eles participam da manutenção do pH celular e são responsáveis pela autofagia, ou seja, da digestão dos componentes celulares. Também armazenam pigmentos e substâncias ergásticas, como inclusões de oxalato de cálcio ou outros compostos, na forma de cristais prismáticos, drusas, estilóides ou ráfides, que atuam na defesa e na osmorregulação.
Realiza AUTOFAGIA, que é a digestão de outros componentes celulares.
PLASTÍDIOS
Contém DNA próprio – se autoduplicam por possuir próprio material genétio
*Célular vegetal possui material genético e a Organela Plastídio também possui DNA próprio.
Derivada de Cianobactérias (algas azuis). São classificadas por ausência ou presença de pigmentos ou com o tipo de substância acumulada. 
Tipos encontrados são, o cloroplasto, o cromoplastos e o leucoplastos. O proplastídio é o precursor de todos os plastídios. Eles são pequenos, sem cor, apresentando na matriz poucas membranas internas.
Constituído por duas membranas em volta, seu conteúdo é um líquido denominado Estroma e as membranas internas são chamadas de Tilacóides. Dividem-se por fissão binária.
Dentre as principais funções podemos citar a de realizar fotossíntese, síntese de aminoácidos e ácidos graxos, participam na assimilação de nitrogênio e enxofre, armazenar amido, proteína e lipídios.
Os cloroplastos são os mais complexo dentre os plastídios e neles estão contidos pigmentos do grupo das clorofilas, carotenoide, transportadores de elétrons e o complexo enzimático ATP-sintase localizados na membrana dos tilacóides. Os tilacóides são elaborados sistemas de membranas dentro do estroma. A denominação de granulo, ou granum está relacionado com os tilacóides arranjados como uma pilha de moedas.
Os cromoplastos são plastídios portadores de pigmentos carotenóides e usualmente não apresentam clorofila ou outros componentes da fotossíntese. Esses sintetizam pigmentos do grupo carotenóides (amarelo, vermelho, alaranjado). Quando expostos à luz, podem transformar-se em cloroplastos, como no tubérculo da batata.
Já os leucoplastos são plastídios que não possuem pigmentos, mas armazenam substâncias. Assim quando leucoplastos estão envolvidos no armazenamento deamido são denominados de amiloplastos. Mas se armazenam proteína sua denominação passar a ser proteinoplastos.

Continue navegando