Buscar

ad1 dinamica da terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Responda aos itens abaixo no Link AD1 –Atividade individual. 
a. Qual foi a revista de divulgação científica pesquisada?
https://www.nationalgeographicbrasil.com/ 
b. Qual é a diferença entre artigo científico e artigo de divulgação científica?
O artigo cientifico trata da divulgação de um artigo/pesquisa cientifica, onde outros cientistas e estudantes tem acesso a detalhes da pesquisa, como foi feita, métodos usados, materiais utilizados, resultados e demais informações detalhadas do mesmo. Já o artigo de divulgação científica trata do artigo original divulgando os resultados de uma forma mais superficial, sem muitos detalhes e com uma linguagem mais popular, destinado aos demais públicos que desejam se manter informados.
c. Qual é o título do artigo de divulgação científica escolhido, e qual é o link de acesso ao mesmo?
Título: Encontrada na Austrália mais antiga evidência de movimentação de placas tectônicas
Link: https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2020/04/encontrada-na-australia-mais-antiga-evidencia-de-movimentacao-de-placas-tectonicas
d. Quem é o pesquisador ou pesquisadores responsáveis pelo artigo científico que deu origem ao artigo de divulgação escolhido por você? (Em geral os artigos de divulgação científica informam a revista científica onde o trabalho original foi publicado, bem como os seus autores; caso essa informação não conste no artigo escolhido por você escolha outro artigo)
O principal pesquisador é o Alec Brenner e Roger Fu.
e. Qual é a instituição de pesquisa a que pertencem os pesquisadores responsáveis pelo artigo original?
Departamento de Ciências Planetárias e da Terra da Universidade de Harvard.
f.Em qual revista científica o artigo original foi publicado? (Nos artigos de divulgação científica essa informação sempre está presente, mesmo que não seja apresentada de forma completa, com o volume, número, ano e página; basta, portanto, informar qual foi a revista científica citada no artigo de divulgação científica que você escolheu). 
Science Advances 
g. Descrição sucinta das conclusões do artigo de divulgação científica escolhido por você. Apresente essa informação de modo resumido, usando 150 a 200palavras.
O estudo realizado por eles nas rochas localiadas no oeste da Austrália mostraram que as placas tectônicas estão ativas muito antes (3,2 bilhões de anos atrás) das estimativas anteriores (entre 1 e 4 milhões de anos atrás). E que essas rochas(hoje constituem menos de 5% da superficie terrestre) trazem informações sobre o campo magnético da terra permitindo saber onde essas rochas se formaram e medir os movimentos tectonicos da crosta terrestre no passado distante, viram que a crosta se movimentava com velocidade muito semelhantes as placas tectonicas de hoje (2,5 cm por ano), e ainda que a a terra primitiva era muito parecida com a atual, só que era mais estável e moderada, e que as reações quimicas que ocorreram no passado ajudaram a estabilizar a temperatura da superficie da terra por bilhões de anos permitindo que a terra evoluisse e desenvolvesse a vida. Apesar de toda descoberta é necessário ainda muitos estudos.

Outros materiais