Buscar

Fatores que inibem o comportamento empreendedor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fatores que inibem o comportamento empreendedor 
Existem forças restritivas que são capazes de inibir a ação criativa dos empreendedores e dificultar as suas atitudes relacionadas à criação de empresas.
Santos (1983), diz que estas dificuldades podem ser categorizadas como:
Dificuldades de Conjuntura Económica: As políticas económicas praticadas na atualidade implicam uma das maiores dificuldades encontradas pelo empreendedor.
Na maioria das vezes, as ideias do empreendedor são barradas pela dificuldade de captar recursos devido às elevadas taxas de juros praticadas no mercado financeiro e a escassez de linhas de créditos para financiamento. Estes fatores obrigam os empreendedores a suportar o alto custo ou muitas vezes a desistir do seu projeto.
Dificuldades de localização: A definição do local para instalação da empresa é outro fator que dificulta o processo de criação de novas empresas.
Isso ocorre devido à escassez de terrenos dotados de infra-estruturas, cujos preços de aquisição ou locação sejam acessíveis para quem está começando um novo projeto.
A importância da escolha do local
Importante será também indicar com precisão a designação social da empresa e local em que se pretende instalar.
A escolha do local não deve ser feita de ânimo leve e muito menos tendo em conta apenas o custo das instalações.
Ela deve atender a aspetos como a disponibilidade e custo de fatores, custos de transporte (os fatores matérias-primas e mão-de-obra - e dos produtos) e fatores de condicionamento (clima, rede de comunicações, regime fiscal , possibilidades de expansão, etc.).
Falta de apoio familiar
Adentrar o empreendedorismo é um processo difícil e cheio de incertezas. O desenvolvimento de uma ideia até sua concretização pode ser de altos e baixos, a até mesmo, infrutífero. Por isso, além de suporte financeiro, o empreendedor precisa do apoio de pessoas próximas. "Família e amigos são essenciais nessa hora. Eles precisam saber o que está acontecendo e ajudar tanto em questões práticas quanto no lado mais emocional dessa empreitada", conclui Carlos.
 Não traçar objetivos
Ter um propósito é essencial. Sem ter uma noção de onde quer chegar com a ideia, o empreendedor não saberá qual caminho percorrer. Uma alternativa para esse problema está em lançar o negócio já frisando sua expansão, possíveis franquias e potenciais investidores. “É preciso renovar constantemente esse propósito. Cansei de ver ideias maravilhosas que não decolam porque seus criadores não têm tino para a parte comercial. Se não encontrou o sócio ideal que complemente essa característica, passar adiante é uma boa opção”, explica o fundador da ANI.
Fatores que facilitam o processo de empreendedorismo:
Mendes afirma: ninguém nasce empreendedor. Felizmente, as habilidades e capacidades essenciais para ter sucesso empreendendo podem ser aprendidas com esforço, dedicação, persistência e inteligência emocional. Aqui listamos alguns fatores que Jerônimo Mendes aponta como fundamentais para cultivar o espírito empreendedor e construir uma carreira sólida e bem sucedida.
A realização pessoal e profissional - quando uma pessoa busca empreender, geralmente significa que, ela se encontra insatisfeita com sua profissão ou a falta de emprego, então está em busca de realização profissional e pessoal.
Conhecimento de mercado - para obter sucesso um bom empreendedor deve conhecer o mercado que pretende investir, realizando um planejamento para analisar a viabilidade, aceitação do negócio, os concorrentes e os futuros clientes em potencial.
 Escolhas
“Não deixe a vida te levar”, diz Mendes. O palestrante explica aquilo que já sabemos: a vida é feita de escolhas e a forma como ponderamos as coisas para tomar decisões pode nos levar para perto ou longe do sucesso. A pergunta “o que você vai ser quando crescer?”, feita quando somos crianças, é uma que deve nos lembrar de nossos antigos sonhos e planos, para que resgatemos a capacidade de acreditar no que podemos e queremos ser. E então trabalhar para isso. Tomar controle das decisões mais importantes e dos caminhos aos quais elas levam é a forma de evitar chegar ao final da vida dizendo “eu poderia ter feito mais”. Enquanto há tempo, não há vergonha em reavaliar e mudar a rota da carreira, do negócio, da vida, para vencer as frustrações e não sofrer com arrependimentos no futuro.
Propósito
Se o objetivo do negócio é somente ganhar dinheiro, dificilmente ele se consolidará no mercado, segundo Mendes. Ao empreendeder, o propósito da empresa é o que move o profissional pra frente, é o que lhe motiva, o que lhe estimula a depositar tempo e energia, é o próprio sonho. É fundamental, portanto, que esse propósito seja bem definido, pois o seu cumprimento é o que vai trazer um senso de plenitude, realização e contrubuição. Ele pode mudar ao longo do tempo e isso não é um problema, necessariamente. O empreendedor saberá fazer escolhas, como já falamos acima, para estabelecer uma nova rota que o leve aonde ele precisa e quer chegar. O que não se deve esquecer jamais, quando se quer empreender, porém, é o seguinte: sem um propósito para o qual trabalhar - um propósito real e que motive o profissional - não se chegará a lugar nenhum.
 Persistência
Está disposto a pagar o preço? É a pergunta de Jerônimo Mendes. O autor é categórico ao dizer que empreender tem ônus e bônus, e para ter sucesso nesse caminho, não basta saber gerar e lidar bem com o bônus, mas principalmente com o custo dele. Está disposto a enfrentar a concorrência? A não deixar o cansaço impedir que você chegue na oportunidade? A ir até o fim? O conhecimento técnico pode ser adquirido, produtos e ideias podem ser encontrados em várias empresas, mas um dos diferenciais mais importantes do empreendedor de sucesso é o trabalho e a capacidade de não desistir. O grande empreendedor pode até deixar uma coisa de lado temporariamente para alcançar frutos maiores no futuro, mas ele jamais deixa de ter objetivos pelos quais trabalha e luta.
 Excelência
Em nível pessoal e profissional, o grande empreendedor deseja a excelência, de acordo com a experiência e conhecimento de Jerônimo Mendes. Para isso é fundamental ter motivação diária e integridade. Esse ponto também envolve a vontade de aprender, e especialmente a consciência de que é preciso aprender de fato a lidar com pessoas e com finanças, dois fatores fundamentais para o sucesso de um negócio. A excelência na liderança da empresa é talvez o aspecto que melhor resume esse ponto: aquele que buscar com afinco ser o líder que o negócio e as pessoas precisam, da melhor forma que estiver ao seu alcance, sempre caminhando em frente e com disposição para aprender, será excelente na arte de empreender.

Continue navegando