Buscar

Atividade G P III

Prévia do material em texto

Nossa atividade que deve ser respondido no fórum do Ambiente Virtual até dia 22/09 a seguinte questão:
Pesquise sobre todos os estilos de lideranças e explique como identificar cada um.
	Liderança Autocrática: Neste modelo, o líder é o centro de todas as atenções e decisões e, como tal, centraliza o poder em si e não permite que os liderados participem em quase nada. Com perfil de “chefe”, este gestor leva os seus colaboradores em rédeas curtas, cobrando veementemente resultados, pressionando, não considerando suas sugestões e não permitindo que intervenham ou constem suas ações.
	Líder Democrático: Este líder caminha na direção oposta do anterior, pois conduz de forma democrática a sua gestão, ou seja, incluindo os seus liderados nas decisões e fazendo com que participem ativamente da construção de soluções e resultados. Para isso, sempre consulta a opinião da equipe, solicitando suas ideias e feedbacks e dando espaço para que proponha novas maneias de dissolver os problemas e conquistar as metas e resultados planejados.
	Líder Liberal: A liderança liberal é o extremo oposto da autocrática, pois defende total liberdade à equipe e que esta decida, por si só, quais são os melhores caminhos e soluções para resolver os problemas da organização. Aqui o líder não é necessário, uma vez que este modelo entende que os profissionais já são maduros, qualificados e capazes o suficiente de gerenciar o seu próprio trabalho sem a supervisão direta de alguém.
	Liderança Situacional: É exercida de acordo com o nível de maturidade dos profissionais da empresa e também com base nas situações apresentadas na organização. Ou seja, a Liderança Situacional é completamente adaptativa, sendo que o seu perfil de gestor é o daquele que consegue se adequar, com mais rapidez, agilidade, estratégia, inteligência e assertividade às suas necessidades e demandas específicas.
	Líder Coach: Empresas são os resultados de pessoas e, mais do que ninguém, o líder com habilidades de Coaching sabe muito bem disso. Diferente do que muitos possam pensam, o seu foco principal não é apenas conquistar mais e mais resultados para o negócio, mas identificar, treinar e desenvolver sua equipe de profissionais de acordo com suas competências, qualidades e gaps, de modo que assim, os colaboradores possam trazer a tona o seu potencial infinito e, consequentemente, atingir suas metas e objetivos e os da organização. Portanto, a cultura de Coaching implantada pelo Líder Coach é verdadeiramente um diferencial competitivo do qual as empresas não devem abrir mão.
	Liderança Indeciso: não direciona o grupo e não assume responsabilidades.
Consequência: a equipe se sente desorganizada, gerando insegurança e até atritos entre os membros.
	Liderança Emergente: é o líder que surge e assume a direção por reunir mais habilidades para conduzir a equipe aos objetivos diretamente relacionados a uma situação específica, onde determinadas ações devem ser traçadas de imediato.
Consequência: a equipe participa, colabora e se sente segura, sabendo que se houver emergência, o líder saberá o que fazer.
	Liderança motivadora: A liderança motivadora se baseia no estímulo e no otimismo. Líderes que seguem esse modelo não se abatem diante das situações de crise, animam quem está ao seu redor e conseguem controlar facilmente o que não está dando certo.
	Liderança paternalista: Na liderança paternalista, o líder assume o papel de pai. A relação interpessoal com os seus colaboradores costuma ser muito forte, mas essa liderança pode assumir um comportamento ambíguo muito perigoso para a empresa. Um líder paternal pode ter uma postura extremamente permissiva, como acontece no exemplo liberal, ou muito rigorosa, como na autocrática.
	Liderança técnica: A liderança técnica possui uma forte influência na performance da empresa, graças ao alto conhecimento e capacidade analítica dos líderes que atuam sob a sua influência. Seu alto rendimento é alvo de confiança tanto dos superiores, como dos colaboradores, que sabem que contam com uma figura relevante para executar processos de maneira bem-sucedida e alcançar os resultados almejados.
	Liderança carismática: A liderança carismática é uma das mais fáceis de reconhecer. Esses líderes conseguem trazer leveza ao ambiente de trabalho, conquistar o apreço dos colaboradores e gerir a equipe com bom humor e igualdade— desde os membros do alto escalão até quem atua em um cargo hierárquico mais baixo.
	A liderança ideal: Descobrir quais são os tipos de liderança ideais para deixar colaboradores satisfeitos e tornar uma empresa bem-sucedida é o sonho de dez entre cada dez líderes. No entanto, a verdade é que não existe uma fórmula para isso, que preza por inovação e criatividade, focar apenas na liderança técnica pode gerar estagnação.

Continue navegando