Buscar

Exercícios de fixação 02 - respostas

Prévia do material em texto

Exercício de Fixação 02 – respostas
Nome: Luca Mendes Lampert
1. 
	Macho
	Fêmea
	Medem cerca de 20 a 30 centímetros de comprimento por dois a quatro milímetros de largura. 
	Medem cerca de 30 a 40 centímetros de comprimento por três a seis milímetros de largura. Ou seja, são maiores que os machos.
	Possuem uma cloaca
	Possuem ânus
	A extremidade posterior é fortemente curvada
	A extremidade posterior é retilínea.
2. O verme adulto macho possui um testículo filiforme e enovelado, que se diferencia em canal deferente, continua pelo canal ejaculador e se abre em uma cloaca. Apresentam também duas espículas/espinhos na região posterior que ajudam o macho a se agarrar na fêmea para a cópula.
O verme adulto fêmea apresenta dois ovários filiformes e enovelados que continuam como ovidutos, se diferenciam em útero que se unem numa única vagina, e que se exterioriza pela vulva na região anterior do parasito.
3. O sistema digestivo do verme adulto, tanto macho quanto fêmea, é constituído por uma boca ou vestíbulo bucal que está localizada na região anterior do parasito, é ainda contornado por três fortes lábios com dentículos em serrilha. Logo após a boca há um esôfago e depois um intestino retilíneo. O reto é encontrado próximo a extremidade posterior.
4. A única forma evolutiva infectante do A. lumbricoides é a L3. As outras formas evolutivas que podem encontradas nos seguintes órgãos:
Intestino = L3. A forma L3 pode causar alterações intestinais.
Fígado = L3. A forma L3 pode causar alterações hepáticas.
Pulmão = L3, L4 e L5. A forma L5 pode causar alterações pulmonares.
5. Os vermes adultos, quando presentes em grandes quantidades, podem causar:
 Ação espoliadora: “roubam” grande quantidade de proteínas, carboidratos, lipídios e de vitamina A e C. Essa ação pode levar o paciente a subnutrição e depauperamento físico, principalmente se for uma criança.
 Ação mecânica: além de causar irritação na parede intestinal, os vermes também se enovelar e obstruir o canal do intestino. As crianças são mais propensas a sofrer esse tipo de ação em virtude de terem o intestino delgado menor e apresentarem intensa carga parasitária.
 Localização ectópica: pode acontecer de o parasito, quando presente em grandes quantidades ou quando sofrer algum tipo de irritação, (febre, uso impróprio de medicamentos ou ingestão de alimentos muito condimentados) se deslocar de seu habitat normal e atingir locais não habituais.
6. O ovo do Ascaris lumbricoides possui uma membrana externa mamilonada composta de polimucossacarídeos, a qual facilita a sua aderência a superfícies e promove a sua disseminação. O ovo também possui uma membrana interna de características delgada e impermeável e composta em 25% de proteínas e 75% de lipídios, que confere ao ovo grande resistência as condições adversas do ambiente.
7. Os ovos podem ser:
· Ovos férteis com membrana mamilonada;
· Ovos férteis sem membrana mamilonada;
· Ovos infertéis com membrana mamilonada;
· Ovos infertéis sem membrana mamilonada;
8. Em um exame de fezes de um paciente com ascaridíase, o achado apenas de ovos infertéis pode ser indicativo de infecção apenas com o verme fêmea. Por outro lado, o achado de um ovo fértil é indicativo de infecção por macho e fêmea. Já em casos de infecção apenas com verme macho, não se achará ovos nas fezes examinadas.

Continue navegando