Buscar

Impacto da Taxa de Câmbio nas Exportações e Importações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a influência que a valorização e a desvalorização da taxa de câmbio impactam nas exportações e importações? 
Como tudo na vida a Lei de Oferta e demando quanto mais dinheiro estrangeiro entra no país menor seu valor, através de investimentos nas empresas ou venda através de empresas nacionais caso de Klabin, Suzano, wege, vale, Petrobras etc... enquanto quando não entra dólar a moeda americana se valoriza, por ter poucos investidores e compradores estrangeiros.
 Além de provocar uma queda da taxa de exportações por causa do aumento nos preços, eleva o número de importações e gera o aumento da inflação. Contudo, em meio a altos e baixos, a taxa de câmbio acaba exercendo influência sobre as empresas.
O que afeta a taxa real de câmbio há grande Lei da demanda e Procura, desta moeda nas transações comerciais mundo afora. O que o torna ainda mais caro do que o dólar. Isso porque quanto maior a oferta de uma moeda em relação à sua demanda, menor será a taxa de câmbio.
os dois principais regimes de câmbio.: 
taxa de câmbio flutuante: No sistema de câmbio flutuante, as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle por parte do governo, ou seja, o preço de câmbio varia constantemente, para cima e para baixo.
taxa de câmbio fixa: O regime de câmbio fixo é um instrumento de política econômica que fixa a taxa de câmbio, ou seja, o preço de uma moeda em relação a outra. Tipicamente é utilizada uma moeda estrangeira, o dólar.

Continue navegando