Buscar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - 2020D

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
AE
2
Estágio Supervisionado I
I
) (
Módulo 5
4
/2020
)
ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.
DAYSE KELLY A. A. BECOSKI
Considerado algo bastante relevante dentro de ensino infantil, a rotina se torna importante para que a criança aprenda que deve-se ter horário para cada atividade dentro do ambiente escolar, deste modo, destacamos a escrita intitulada “Rotina na Educação Infantil: A importância da rotina no processo de ensino e aprendizagem da criança”, onde objetiva-se perceber a contribuição da mesma para o professor (a), tendo como ponto que norteia a justificativa desta escrita, a necessidade do planejamento das práticas educativas para o bom desempenho de ambas as partes em sala de aula.
Entende-se como rotina na educação infantil “o desenvolvimento diário por meio de horários, tarefas pré-estabelecidas e atividades cotidianas organizadas da melhor forma possível nas instituições de ensino”, (BILÓRIA; METZNER, 2013, p.1). Este processo vai ajudar as crianças a entenderem que cada coisa tem seu tempo, criando desta forma, a noção do mesmo, onde tal compreensão se torna importante não tão somente dentro da escola, mas além dela e por toda a vida.
Não é uma tarefa fácil estabelecer uma rotina, pois para o adulto, muitas vezes, é considerado algo ruim e repetitivo. Porém, para a criança, é fundamental que exista uma rotina para que ela se sinta segura, possa desenvolver a sua autonomia, bem como, ter o controle das atividades que irão acontecer. O primeiro passo para estabelecer a rotina é ver a criança como um sujeito histórico e social, capaz de desenvolver suas curiosidades, afetos, sentimentos, amizades e sua identidade cultural (BILÓRIA; METZNER, 2013, p. 2).
	Percebe-se que não é uma tarefa fácil introduzir a rotina seja em qual idade for, mas é algo imprescindível para a vida de qualquer pessoa, além de ser uma aliada bastante importante para a organização do tempo e do espaço tanto do aluno quanto do professor, ou seja, a rotina no ambiente escolar principalmente em sala de aula se torna importante na organização do trabalho pedagógico na medida em que vai otimizar o tempo do professor(a), auxiliando na melhor promoção das atividades a serem desenvolvidas durante a aula, visto que criar, planejar e organizar as tarefas diárias vai possibilitar ao educador projetar ações e reflexões metodológicas futuras onde, observamos que:
Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para/com o grupo de crianças. Planejamento pedagógico é atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente. Por isso, não é uma fôrma! Ao contrário, é flexível e, como tal, permite ao educador pensar, revisando, buscando novos significados para a sua prática docente (OSTETTO, 2000, p. 177).
	Nota-se assim a relevância da rotina ao educador assim como sua importância para o ensino infantil, visto que a mesma cria condições que promovem o desenvolvimento do aprendizado infantil. Ao planejar a sequência de como aplicar o conteúdo, introduzir a brincadeira, o cantar, o dançar, entre outras ações, tornam o ensino e aprendizado da criança mais prazeroso, e assim, ela começa a construir percepções de espaço e tempo, do que pode e não pode fazer em cada horário determinado para cada atividade. A rotina não deve ser algo imposta e mecânica aos olhos do aluno, mas deve ser apresentado algo que vai lhe proporcionar bastante aprendizado e conhecimento.
REFERÊNCIAS
BILÓRIA, Jéssica Ferreira; METZNER,Andréia Cristina. A importância da rotina na Educação Infantil.Revista Fafibe On-Line — ano VI – n.6 — nov. 2013 — p. 1–7 — ISSN 1808-6993 unifafibe.com.br/revistafafibeonline. Disponível em: ˂http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/28/11122013185355.pdf˃. Acesso em 12 de out. de 2020.
OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Planejamento na educação infantil mais que a atividade, a criança em foco. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas: Papirus, 2000.
	CRITÉRIOS AVALIATIVOS DAATIVIDADE DE ESTUDO 2 
– ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – AE 2
	CRITÉRIOS
	Valor Nota
	Sua Nota
	1. CONTEÚDO:Equilíbrio entre o tema proposto e o desenvolvimento do texto; fundamentação teórica consistente; uso de citações – direta e indireta de 
2 autores diferentes; citações diretas, indiretas, citações de citações, seguindo as normas da ABNT e referências usadas corretamente, segundo a ABNT. 
	3,0
	
	2. ESTRUTURA do GÊNERO SOLICITADO: apresentar o tema, o objetivo, a justificativa do texto que será desenvolvido em forma de texto coeso e coerente; Desenvolvimento: apresentar citações diretas e indiretas que dê subsídios ao desenvolvimento do texto, intercalando com parágrafos escritos com suas palavras; Considerações finais: resumo final das principais ideias apresentadas no decorrer do texto e o seu posicionamento a respeito do assunto abordado.
	1,0
	
	3. CARACTERÍSTICAS DE REDAÇÃO CIENTÍFICA: Texto com fundamentação teórica em todos os parágrafos do desenvolvimento.
	1,0
	
	4. ORTOGRAFIA: Escrita correta das palavras e a conjugação dos verbos, clareza e coerência das palavras e frases.
	0,5
	
	5. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA:diagramação (tipo de fonte, tamanho da fonte, margens da página, espaçamento entre linhas nos parágrafos e citações recuadas etc.); uso correto das normas da ABNT para a formatação do texto.
	1,5
	
	6. CÓPIAS INDEVIDAS – PLÁGIO ACADÊMICO: Em caso de cópias sem referências será zerado.
	0,0
	
	ARQUIVOS ENVIADOS EM FORMATO PDF: não serão corrigidos.
	
	
	NOTA FINAL
	7,0

Continue navegando