Buscar

Prévia do material em texto

Faculdade do Maranhão
Curso de serviço social
Assistência social na Imperatriz
Imperatriz
2020
Gilvanice Montelo da Silva
Maria da Paz dos Santos
Marinalva Pereira Gomes
Simone Miranda Guimarães
Assistência social no NASF
 
Trabalho apresentado a Faculdade do Maranhão no curso de serviço social na disciplina análise de práticas institucionais, para obtenção de notas. Docente: Lucidalva Ramos 
Imperatriz
2020
Introdução
Ao desenvolver a pesquisa junto ao Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), instituído por meio da portaria n° 154 de 24 de janeiro de 2008, publicada em 04 de março 2008 pelo Ministério da saúde. Tal política busca revisar de forma integrada e sistemática a pratica de encaminhamento, definindo os papéis de referência e contra referência, em um processo de acompanhamento longitudinal e de plena integralidade do cuidado dos usuários, reforçando os atributos da atenção básica (AB) e o cuidado (BRASIL2008).
Os Núcleos Ampliados de Saúde da Família, NASF, tem objetivo de apoiar e consolidar a Atenção Primária, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Compostos por equipes multiprofissionais, atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família, ESF, Atenção Primária e com o Programa Academia da Saúde.
São crescentes as demandas de atenção em saúde longitudinais - como as de reabilitação, foco deste estudo -, decorrentes, principalmente, da transição epidemiológica, nutricional e demográfica. Inserem-se nesse cenário as demandas advindas das complicações e agravamentos das doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, obesidade e morbidades ocasionadas por acidentes por exemplo, lesões medulares, acidente vascular encefálico (AVE) e osteoatroses. Há também, no Brasil, 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, motora, auditiva, cognitiva, e observa-se um aumento significativo do número de pessoas com alguma incapacidade para as atividades diárias, resultante do processo de envelhecimento populacional. Inserem-se, nesse debate, as ações de promoção e de prevenção desses agravos e suas complicações, que também devem ser instituídas de forma contínua no âmbito da Atenção Primária em Saúde (APS). 
O NASF pode ser constituído por profissionais de diferentes campos do conhecimento, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade da saúde da família (ESF) e/ou equipes de atenção básica. A composição da equipe do NASF é formada por farmacêutico, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, educador físico, psicólogo e um médico veterinário. Os profissionais do núcleo são responsáveis em planejar ações e desenvolver a educação profissional, trabalhar de forma integrada com a Estratégia Saúde da Família (ESF), desenvolver ações intersetoriais e realizar atendimento compartilhado, atividades educativas coletivas, visitas domiciliares.
O núcleo de apoio saúde da família desenvolve diversos trabalhos como: atendimento ambulatorial com agendamento e capacitação com os demais profissionais da equipe e usuários da saúde pública.
Para a secretária de saúde, Mariana Jales, “A saúde é um dos gargalos da gestão municipal. A capacitação de funcionários na área da saúde tem sido uma prerrogativa da gestão do prefeito Assis Ramos. A qualificação promove ações que visam o bem-estar da população por meio de um atendimento humanizado realizado por profissionais qualificados”. 
A coordenadora do NASF, Paula Cardoso, enfatiza que “as capacitações são realizadas em sua territorialidade para alinhar o trabalho do núcleo juntos às Unidades Básicas de Saúde, UBS. O NASF procura seguir com uma agenda pactuada, junto a outros profissionais da área, no início do mês, para dar sequência nas ações com atendimentos individuais e grupos, palestras e estudos de caso”. 
Atualmente a organização do serviço público de saúde do NASF do município de Imperatriz se dá por meio de cinco distritos. Sendo eles Santa Rita, Nova Imperatriz, Cafeteira, Vila Nova e Bacuri.
Conclusão
O perfil de atendimento do NASF demonstrou que sua estratégia contribuiu para a continuidade do cuidado em reabilitação pautado na integralidade e para a promoção do trabalho interdisciplinar na Atenção Primária à Saúde.
Diante das demandas da área de reabilitação, as equipes de Saúde da Família, em colaboração com o NASF, têm papel importante na proposição e desenvolvimento de ações coletivas de promoção da saúde e prevenção de eventos que podem causar ou agravar deficiências, principalmente em grupos mais vulneráveis como idosos, crianças e pessoas com alguma incapacidade funcional ou deficiência. O atendimento clínico realizado por profissionais do NASF, embora deva acontecer em caráter excepcional, constitui uma ferramenta essencial para a ampliação e garantia de um adequado processo terapêutico na área de reabilitação.
Para melhor fundamentação e embasamento do trabalho apresentado, segue anexado um 	questionário elaborado pelas acadêmicas em formato de entrevista com a assistente social e educador físico, ambos participantes do projeto.
Questionário
1. O que é instituição Social?
São organizações cujo a finalidade e a organização e a coesão social. Além disso um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos e aceito pela sociedade com grande valor social.
2. Como ela funciona?
Elas normatizam, legalizam e legitimam os comportamentos do indivíduo em sociedade.
3. Quais elementos básicos de formulação?
As principais instituições sociais são, a família, igreja, escola, trabalho e o Estado.
4. Qual o papel de Assistente Social no programa do NASF?
Tem como objetivo desenvolver ações que garantam a escuta e acolhida dos usuários.
5. O que fazem os profissionais do NASF?
Promovem ações de prevenção e promoção de saúde. Esse é foco principal, mas também realizam consultas individuais e coletivas, promovem oficinas, dentre outras.
6. Qual o trabalho do Núcleo de Apoio do programa da Saúde, NASF?
O trabalho é levar mais saúde a população nos aspectos físicos e mentais intensificando a importância da prevenção.
7. Qual a função do NASF na estratégia saúde da família?
A função consiste em apoiar as ações da estratégia bem como fortalecer o vínculo entre comunidade e unidade de saúde.
8. Quais são as principais áreas de atuação do NASF?
O NASF está dividido em nove áreas estratégicas, sendo elas: práticas integrativas e complementares, reabilitação, alimentação e nutrição, saúde mental, serviço social, saúde da criança/do adolescente e do jovem, saúde da mulher e assistência farmacêutica.
9. Quantas equipes o NASF pode atender?
No mínimo 05 no máximo 09 equipes ESF.
10. Quais as demandas do assistente social no NASF?
Para o trabalho do Assistente Social no NASF, o caderno da Atenção Básica n°27 aponta algumas demandas para o processo de trabalho de profissional sendo: abordagem grupal, abordagem familiar, abordagem individual, abordagem de rede social, visita domiciliares, grupos educativos e/ou de convivências e etc.
11. Quais são as diretrizes do NASF?
Ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de saúde da família na rede de serviços e processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica. (Ministério da saúde- CAB/NASF, 2009).
12. Qual a importância do Assistente Social no NASF?
Desenvolver ações que garantam a escuta e a acolhida dos usuários, que contribua e incentive no processo de fortalecimento da autonomia e da organização pessoal do usuário, entre outros. Ajudando e direcionando para que ele seja capaz de usufruir do que é oferecido de forma plena. 
Referências Bibliográficas:
Félix, Jéssica. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Goiânia (GO): percepções dos profissionais e gestores. Scielo,2016. Disponível em <https://scielosp.org/article/sdeb/2016.v40n110/95-106/>.Acessado em 20 de novembro de 2020.
Cunha, Kalyne. Atenção básica intensifica ações de formação aos profissionais da saúde. Prefeitura de Imperatriz, 2019. Disponível em <https://prefeituradeimperatriz.com.br/noticias/saude/atencao-basica-intensifica-acoes-de-capacitacao-aos-profissionais-da-saude.html. >. Acessado em 20 de novembro de 2020.
Santos, Kalline. Entrevista. Entrevista concedida as acadêmicas do curso superior de serviço social. Trabalho acadêmico. Ed. (2020). Sexta, 20 de novembro de 2020. 
Sousa, Ronilson. Entrevista. Entrevista concedida as acadêmicas do curso superior de serviço social. Trabalho acadêmico. Ed. (2020). Sexta, 20 de novembro de 2020.

Mais conteúdos dessa disciplina