Buscar

estágio

Prévia do material em texto

Aluna: Letícia Maria de Oliveira Mota
Disciplina: Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental – Noite
Matrícula: 1479055
1) São quatro os argumentos que orientam uma cultura científca geral: pragmático, cívico, cultural e profssional. Analise o PCN Ciências Naturais do	Ensino Fundamental e procure identifcar se eles trabalham com esses argumentos.
Sim, pois diante do que foi visto, é notório perceber que são aplicados os argumentos citados no questionamento acima: pragmático, cívico, cultural e profissional. Com isso, foi capaz de transmitir a relação atualizada, de professor x aluno, relatando que os conhecimentos vão muito além da sala de aula, e de conhecimentos básicos, mas sim, de uma visão ampla sócio-política diante da sociedade.
2) Novas abordagens metodológicas para o ensino de ciências apontam para um ensino mais ativo, partindo do pressuposto de que o processo de conhecimento humano se dá por construção. Neste sentido, qual o papel dos conhecimentos prévios que os alunos já possuem ao chegar a escola?
A importância dos conhecimentos prévios, é para que facilite a vida do aluno na sala de aula, diante dos conhecimentos passados pelo professor, pois quando é repassado algo novo é muito mais difícil compreender, quando já temos uma certa noção do assunto.
3) Entre nos sites das entidades científicas e localize:
a) Revistas publicadas: faça uma lista dessas publicações identificando a área de conhecimento de seus artigos.
Química Nova: Química nova é uma revista periódica que publica artigos com resultados originais de pesquisa, trabalhos de revisão, educação, divulgação de novos métodos ou técnicas e assuntos gerais em português, espanhol e inglês. Os artigos submetidos à revista são avaliados por consultores, especialistas na área envolvida e que eventualmente podem pertencer ao Conselho Editorial.
Recen: A Revista Ciências Exatas e Naturais, com periodicidade semestral, tem por objetivo divulgar artigos científicos, revisão bibliográfica, notas técnicas em ciências exatas e naturais, assim como no ensino dessas áreas.
História & Ensino: A Revista História & Ensino é uma publicação do Laboratório de Ensino de História do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina. Publica artigos inéditos, traduções, resenhas e entrevistas relacionados ao Ensino de História.
Scielo: Reúne inúmeros artigos científicos e periódicos e funciona como uma grande biblioteca de conteúdo técnico-científico. Ela concentra periódicos de diversos países e, portanto, dispõe de milhares de publicações sobre os mais diversos assuntos.
Academia Brasileira de Ciências: é uma academia de ciências que divulga e fomenta a produção científica no Brasil desde 3 de maio de 1916, tendo sido fundada por 27 cientistas e ainda sediada no Rio de Janeiro, com o nome Sociedade Brasileira de Sciencias, alterado em 1921 para sua atual denominação.
b) Eventos científicos sobre o Ensino de Ciências: quando ocorreram ou vão ocorrer e quais as áreas de conhecimento dos trabalhos.
V CONAPESC - DIGITAL EDITION - V Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (04 e 05 de dezembro de 2020). No ano de 2020 virtual, e no ano de 2021 presencial.
CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA -
O I Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Biologia online ou I CONECIBIO é um evento 100% online, organizando pela Bio10 digital cursos, Academics - eventos acadêmicos online e Editora Omnis Scientia. O evento será um ponto de encontro para o intercâmbio de experiências e para o estabelecimento de relações entre os interessados no ensino das ciências e Biologia, buscando mostrar diversas formas de revolucionar o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, objetivamos contribuir com a educação, pois é fundamental divulgar a investigação e/ou experiências inovadoras.
4) Existem diversas evidências de que o ensino das Ciências no Brasil não vai bem. Pesquise e discuta as causas apontadas na literatura para o baixo desempenho dos estudantes brasileiro.
Após lido a leitura, existem várias comprovações que o ensino de ciências está devastado, diante disso, um dos principais apontamentos, é a falta de práticas diante dos conteúdos estudados, pois o que é passado na teoria, e não praticado, é bem mais difícil de ser assimilado, além disso, é uma forma bem dinâmica e didática para repassar os conteúdos. Juntamente com esse apontamento, vem a falta de recursos financeiros, que afeta diretamento nos alunos e seu aprendizado, pois com recursos, existiram laboratórios exclusivos para as aulas práticas, com experimentos e experiências nítidas, capazes de relatar a teoria, e comprová-la.
Outra vertente vindo da parte dos professores, é relatado a falta de estrutura nas escolas, muitas vezes, sem materiais para trabalhar dignamente, dificultando a passagem de conhecimento para os alunos. Onde, o governo/prefeitura, deveria agir nessa questão, e exercer os seus deveres diante a educação.
5) Identifque e descreva os modelos de ensino de ciências existentes e quais têm sido privilegiados pelas ações educativas.
Sociocultural: É um modelo em que o contexto educativo envolve aspetos sociais, políticos e culturais da atualidade, partindo sempre do que é popular e do povo, procurando trazer para a análise educativa os valores da comunidade. O pedagogo brasileiro Paulo Freire, baseando o seu método de alfabetização neste modelo, é o exemplo da sua eficácia na educação de adultos. Neste modelo, o homem recorre à sua experiência de vida para refletir sobre ela, cruzando-a com os acontecimentos da atualidade, para procurar respostas para os problemas e desafios que encontra. A escola constitui um local de encontro onde os intervenientes, alunos, colegas e professores, compartilham as suas experiências, trocam ideias e procuram soluções, num processo de emancipação política e cultural. É um modelo que se destina sobretudo às classes populares, na luta incessante da recuperação da humanidade e dignidade de uma classe social oprimida económica e socialmente.
Construtivista: A base do pensamento construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e, que para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar aprender a aprender. Essa linha pedagógica entende que o aprendizado se dá em conjunto entre professor e aluno, ou seja, o professor é um mediador do conhecimento que os alunos já têm em busca de novos conhecimentos criando condições para que o aluno vivencie situações e atividades interativas, nas quais ele próprio vai construir os saberes. Essa filosofia de ensino é inspirada na obra de Jean Piaget (1896-1980), biólogo e psicólogo suíço que se dedicou a pesquisas relacionadas às formas de aquisição de conhecimento .A discussão principal de seus estudos é a ideia de que o conhecimento é construído por meio das interações entre sujeitos e o meio. A linha pedagógica construtivista chegou à América Latina através da argentina Emilia Ferreiro que foi aluna do Jean Piaget na Universidade de Genebra.Ela escreveu o livro “Psicogênese da Língua Escrita”, em parceria com Ana Teberosky no qual defende que a aprendizagem se dá através do todo para as partes e que cada criança aprende em seu tempo.
Modelo de educação Tradicional: A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento.Tem como função transmitir conhecimento e informações, mantendo certa distância dos alunos, que são “elementos passivos”, em sala de aula.
Construtivista: essa filosofia de ensino é inspirada na obra de Jean Piaget (1896-1980), biólogo e psicólogo suíço que se dedicou a pesquisas relacionadas às formas de aquisição de conhecimento. A discussão principal de seus estudos é a ideia de que o conhecimento é construído por meio das interações entre sujeitos e o meio. Esse é o modelo mais abordado nas pesquisas sobre o ensino de ciências, pois é visto como a melhor maneira para uma boa interaçãodo aluno com o professor.

Continue navegando